Pesquisar No Site

Com 16% da população com mais de 60 anos, Caraguatatuba não recebe doses de vacina suficientes

Publicado em: 15/02/2021
Com 16% da população com mais de 60 anos, Caraguatatuba não recebe doses de vacina suficientes para idosos
Com 16% da população com mais de 60 anos, Caraguatatuba não recebe doses de vacina suficientes

Caraguatatuba é a cidade da região o com maior número de idosos proporcionalmente à população, sendo um total de 20.856 pessoas com mais de 60 anos, o que significa 16% dos 123 mil habitantes. De acordo com o censo mais atual do IBGE, cidades como São José dos Campos possuem 9% e São Sebastião cerca de 8% de idosos.

Desde o início da pandemia do coronavírus a Organização Mundial de Saúde tem divulgado que o principal grupo de risco são as pessoas de mais de 60 anos e, assim como em outros municípios, Caraguatatuba tem recebido doses insuficientes para os idosos.

Este número de mais de 20 mil idosos é o número oficial, de acordo com o cadastro do portal e-SUS. Mas o município acredita que seja ainda maior, em razão daqueles que não usam o sistema e nunca se cadastraram, mas que agora têm direito à vacina da COVID-19.

Para a faixa etária de maiores de 90 anos a cidade recebeu 400 doses e já foram vacinados até agora 255. A Secretaria de Saúde do município estima aplicar o imunizante para mais de 400 idosos nesta faixa etária, pois muitos deles possuem segunda residência em Caraguatatuba e estão em isolamento social na cidade.

Já na faixa etária de 85 a 89 anos, a cidade recebeu apenas 545 doses do Governo do Estado para vacinar 821 idosos nesta idade. A Secretaria de Saúde terá que adotar um esquema diferenciado para a vacinação que se inicia na segunda-feira (15/02): vacinando por idade, primeiramente só os idosos de 89 anos, depois só os de 88 anos e assim sucessivamente até chegar aos de 85 anos.

A principal preocupação por essa defasagem nas doses de vacina é que os idosos com mais de 60 anos são as principais vítimas da COVID-19 na cidade, com mais de 85% dos óbitos. Entre as comorbidades mais comuns estão hipertensão, diabetes, doença renal, problemas cardíacos, entre outros.

Devido a estes números preocupantes, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba já oficiou o Governo do Estado para envio de mais doses para acelerar a aplicação da vacina neste grupo de risco.

A cidade dos idosos

O motivo para idosos escolherem a cidade de Caraguatatuba como lugar para se viver tem explicação, tanto que a cidade foi destaque no Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), que tem como objetivo avaliar o preparo de 876 municípios brasileiros para a longevidade da população.

O estudo foi feito pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e o município está em 19° lugar no ranking de grandes cidades, que é composto pelos 300 municípios brasileiros com maior número de habitantes analisados no estudo.

A composição geral do estudo é baseada em sete variáveis: indicadores gerais, cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho, além de cultura e engajamento.

Além da iniciativa privada, Caraguatatuba possui um sistema de saúde pública bem estrutura e é exemplo de espaços públicos criados para atender essa população como o CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), local que atendia antes da pandemia, mensalmente, cerca de 2 mil idosos em mais de 50 atividades culturais e esportivas. Conta ainda com as academias ao ar livre, realiza atendimento em casa com medicamentos e equipes do Programa Melhor em Casa da Secretaria da Saúde, além de abrigar o Programa Praia Acessível que proporciona lazer aos idosos nas praias.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions

Caraguatatuba esteve presente na 2ª Edição do Conexão Smart Solutions, evento voltado para a troca de experiências entre poder público e empresas privadas sobre o uso de novas tecnologias na gestão de projetos. O evento, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, contou com a presença de diversas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística

Caraguatatuba recebeu no final de semana uma famtour com sete operadores de turismo de diversos países para conhecer os produtos e serviços turísticos ofertados pela cidade. A visita é uma parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, que tem por objetivo promover a região como

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024
Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina
Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina

A Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu as inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para o curso de Medicina. Ao todo, estão disponíveis 60 vagas para o campus de Caraguá. Os candidatos podem se inscrever até o dia 14 de junho, neste link. A graduação em Medicina da Universidade de Taubaté é a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 09/04/2024
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024