Pesquisar No Site
Agentes de trânsito passam por capacitação com instrutores do Detran para uso do bafômetro em blitz de combate à alcoolemia
Agentes de trânsito passam por capacitação com instrutores do Detran para uso do bafômetro em blitz de combate à alcoolemia
A equipe de agentes de trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba passou por capacitação sobre como usar o bafômetro homologado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), durante uma blitz para combater a alcoolemia por parte dos condutores de veículos.

#PraTodosVerem Sala de reunião da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana. A agente de trânsito e diretora de Mobilidade Urbana do município, Karina Jerônimo, assopra no etilômetro que está sendo segurado pelo chefe do setor de fiscalização no trânsito do Detran-SP, núcleo Caraguatatuba, Douglas Bonani Barbosa Lima.
O treinamento, realizado na terça e quarta-feira (3 e 4/6), foi ministrado pelo chefe do setor de fiscalização no trânsito do Detran-SP, núcleo Caraguatatuba, Douglas Bonani Barbosa Lima, acompanhado do diretor regional, Thiago Costa e da agente, Ediany Kozlowski, que mostrou, passo a passo, como é a abordagem, o funcionamento do aparelho, como posicioná-lo junto ao motorista, como aferir se o condutor está ou não alcoolizado.
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Cesar Eduardo Ferreira, explicou que essa parceria com o Detran-SP é importante para a qualificação dos agentes de trânsito em futuras operações de combate aos motoristas alcoolizados e também em parceria com policiais militares. “Nosso objetivo é manter a segurança no trânsito, coibir a direção de pessoas alcoolizada e reduzir o risco de acidentes no município”, ressaltou.
Aparelho
O bafômetro, tecnicamente chamado de etilômetro, é um aparelho usado para medir a concentração de álcool no organismo por meio do ar exalado dos pulmões.
O bafômetro detecta o álcool no ar exalado porque a maior parte do álcool ingerido é absorvida pela corrente sanguínea e posteriormente eliminada pelos pulmões.
O aparelho mede a concentração de álcool no ar dos alvéolos pulmonares, onde ocorrem as trocas gasosas com o sangue.
O resultado é expresso em miligramas de álcool por litro de ar alveolar.
Se o bafômetro detectar valores de álcool acima do limite legal (0,34 mg/L de ar expirado), o condutor pode ser punido com multa, suspensão do direito de dirigir e, em alguns casos, até prisão.
É importante ressaltar que, no Brasil, a Lei Seca prevê tolerância zero, ou seja, qualquer concentração de álcool detectada no bafômetro constitui infração.
Lei nº 11.705/2008 ou Lei Seca
A lei alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), proibindo a condução de veículos com concentração de álcool no sangue igual ou superior a seis decigramas por litro ou sob a influência de substâncias psicoativas.
A legislação brasileira adota a política de tolerância zero ao álcool, ou seja, qualquer nível de álcool no sangue pode resultar em punição.
A multa por dirigir embriagado é de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O condutor também pode ter o veículo recolhido.
Dirigir sob o efeito de álcool ou substâncias psicoativas pode configurar crime de trânsito, com pena de detenção de seis meses a três anos.
Secretaria de Comunicação – 4/6/2025
Veja Também Recentes
Roda de conversa aborda enfrentamento à violência doméstica em escolas municipais de Caraguatatuba
O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) realizou nas duas últimas semanas, rodas de conversa com pais e responsáveis de alunos do Projeto “Escola de Pais e Cidadãos”, nas escolas municipais EMEF Profª Jane Urbano Focesi e EMEF Alaor Xavier Junqueira. Os encontros foram realizados nos dias 7 e
Caraguatatuba celebra Dia do Músico com desfile de fanfarras, homenagens e concerto de banda sinfônica da Colômbia
Em celebração ao Dia do Músico, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza neste sábado (22/11), no período da manhã, uma programação especial com desfile de fanfarras, homenagens e concerto internacional. As atividades são gratuitas e abertas à população. A programação tem início às 8h30, com o desfile
Casal é preso com porções de cocaína pela Guarda Civil de Caraguatatuba
Um casal foi preso por tráfico de drogas no bairro Casa Branca, em Caraguatatuba, no início da noite de quarta-feira (5). A ação foi realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) durante patrulhamento preventivo na região. Na Rua Inês de Fátima, os agentes avistaram um homem que, ao perceber a aproximação
Caraguatatuba entrega caminhões de gelo e fortalece atividade da pesca artesanal no município
Dois caminhões frigoríficos de gelo foram entregues, na manhã de quinta-feira (30), pelo governo municipal, aos pescadores artesanais de Caraguatatuba. A solenidade ocorreu na Colônia de Pescadores Z8 Benjamin Constant, no bairro Indaiá, e foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Os veículos foram adquiridos por meio
Atletismo Máster de Caraguatatuba conquista 19 medalhas na V Taça Brasil
A equipe de Atletismo Máster de Caraguatatuba brilhou na V Taça Brasil de Atletismo Máster, realizada em Bragança Paulista (SP), nas instalações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), no último final de semana. O grupo caraguatatubense encerrou a competição com 19 medalhas, sendo seis de ouro, seis de prata e
