Pesquisar No Site

Caraguatatuba continua combate à dengue com aplicação de inseticida

Publicado em: 26/01/2021
Caraguatatuba continua combate à dengue com aplicação de inseticida
Caraguatatuba continua combate à dengue com aplicação de inseticida

Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam realizando as ações da campanha “Minha Família Sem Dengue” para combater o criadouro do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, em todo o município.

Nesta terça-feira (26), os agentes realizam aplicação perifocal de inseticida residual pontos estratégicos (PEs) da cidade por serem locais que geram um possível aumento das proliferações do mosquito, como borracharias, mecânicas e ferros-velhos.

Ao todo, o CCZ tem 50 PEs cadastrados em seu sistema. A previsão é de que três deles recebam a aplicação do inseticida ainda nesta terça-feira. Esses locais recebem as visitas dos agentes a cada quinze dias.

#PraCegoVer: A imagem mostra um agente de endemias com todos os equipamentos de proteção e com aplicador de inseticida (Foto: Divulgação/PMC)

De acordo com o biólogo e coordenador do controle da dengue, Ricardo Fernandes, outro fator que levou o CCZ a usar o inseticida nos PEs foi “o fato de terem sido coletadas larvas do Aedes aegypti”.

Ele explicou que o produto se trata na verdade de um inseticida residual aplicado em superfícies próximas a possíveis criadouros. “Assim que o mosquito nasce ele pousa nessas superfícies tratadas e é impregnado com o inseticida e morre”. A duração desse tipo de produto é de dois meses.

Além dos PEs, uma equipe de agentes realiza no bairro Praia das Palmeiras, região sul, bloqueio mecânico com a eliminação de criadouros. “Esse bloqueio é realizado quando surgem casos suspeitos de dengue em um determinado local”, disse o biólogo.

Na quarta-feira (27) será a vez do bairro Golfinhos, também na região sul, receber o bloqueio mecânico. No local há um caso suspeito da doença. Depois dessas ações, Ricardo disse que o CCZ “irá aguardar as notificações de novos casos suspeitos para a realização de novos bloqueios”.

A Vigilância Epidemiológica (VE) de Caraguatatuba registrou até está terça-feira (26) 23 notificações de dengue no município. Desses, 16 são negativos e apenas um caso foi confirmado da doença. Seis notificações continuam em investigação no aguardo do resultado.

É importante ressaltar que os agentes de controle da dengue seguem todos os protocolos sanitários para a prevenção do novo coronavírus (Covid-19) e fazem, como por exemplo, o uso de máscaras e álcool em gel, além de manter o distanciamento do morador da residência que receber alguma ação.

Idosos e pessoas com comorbidades são orientadas a não receberem os agentes por pertencerem ao grupo de risco da Covid-19.

Denúncias: A unidade CCZ também recebe denúncias de locais com possível infestação do mosquito Aedes aegypti. Elas podem ser realizadas através do Canal 156 da Prefeitura de Caraguatatuba. Após o registro no portal, com o número de protocolo em mãos, gerado no ato da solicitação, ela poderá em contato com o CCZ pelo (12) 3887-6888 para reforçar a situação.

Serviço – A unidade está localizada na Rua Ministro Dílson Funaro, 115 – Jardim Britânia e conta com dois canais de atendimento telefônico: (12) 3887-6085 / 3887-6888. O horário de funcionamento é das 9h às 14h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo
Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo

Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 neste domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. São esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e competidores de todo o Litoral Norte, Vale do Paraíba e capital paulista. Os participantes poderão vivenciar as disputas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 11/04/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal chegou ao momento decisivo. A grande final das duas modalidades será realizada neste sábado (20/4). No Futsal, a equipe Tuka Bike vai disputar o título jogando contra o time Rio do Ouro. O jogo será no ginásio Morro do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024