Pesquisar No Site

Caraguatatuba continua combate à dengue com aplicação de inseticida

Publicado em: 26/01/2021
Caraguatatuba continua combate à dengue com aplicação de inseticida
Caraguatatuba continua combate à dengue com aplicação de inseticida

Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam realizando as ações da campanha “Minha Família Sem Dengue” para combater o criadouro do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, em todo o município.

Nesta terça-feira (26), os agentes realizam aplicação perifocal de inseticida residual pontos estratégicos (PEs) da cidade por serem locais que geram um possível aumento das proliferações do mosquito, como borracharias, mecânicas e ferros-velhos.

Ao todo, o CCZ tem 50 PEs cadastrados em seu sistema. A previsão é de que três deles recebam a aplicação do inseticida ainda nesta terça-feira. Esses locais recebem as visitas dos agentes a cada quinze dias.

#PraCegoVer: A imagem mostra um agente de endemias com todos os equipamentos de proteção e com aplicador de inseticida (Foto: Divulgação/PMC)

De acordo com o biólogo e coordenador do controle da dengue, Ricardo Fernandes, outro fator que levou o CCZ a usar o inseticida nos PEs foi “o fato de terem sido coletadas larvas do Aedes aegypti”.

Ele explicou que o produto se trata na verdade de um inseticida residual aplicado em superfícies próximas a possíveis criadouros. “Assim que o mosquito nasce ele pousa nessas superfícies tratadas e é impregnado com o inseticida e morre”. A duração desse tipo de produto é de dois meses.

Além dos PEs, uma equipe de agentes realiza no bairro Praia das Palmeiras, região sul, bloqueio mecânico com a eliminação de criadouros. “Esse bloqueio é realizado quando surgem casos suspeitos de dengue em um determinado local”, disse o biólogo.

Na quarta-feira (27) será a vez do bairro Golfinhos, também na região sul, receber o bloqueio mecânico. No local há um caso suspeito da doença. Depois dessas ações, Ricardo disse que o CCZ “irá aguardar as notificações de novos casos suspeitos para a realização de novos bloqueios”.

A Vigilância Epidemiológica (VE) de Caraguatatuba registrou até está terça-feira (26) 23 notificações de dengue no município. Desses, 16 são negativos e apenas um caso foi confirmado da doença. Seis notificações continuam em investigação no aguardo do resultado.

É importante ressaltar que os agentes de controle da dengue seguem todos os protocolos sanitários para a prevenção do novo coronavírus (Covid-19) e fazem, como por exemplo, o uso de máscaras e álcool em gel, além de manter o distanciamento do morador da residência que receber alguma ação.

Idosos e pessoas com comorbidades são orientadas a não receberem os agentes por pertencerem ao grupo de risco da Covid-19.

Denúncias: A unidade CCZ também recebe denúncias de locais com possível infestação do mosquito Aedes aegypti. Elas podem ser realizadas através do Canal 156 da Prefeitura de Caraguatatuba. Após o registro no portal, com o número de protocolo em mãos, gerado no ato da solicitação, ela poderá em contato com o CCZ pelo (12) 3887-6888 para reforçar a situação.

Serviço – A unidade está localizada na Rua Ministro Dílson Funaro, 115 – Jardim Britânia e conta com dois canais de atendimento telefônico: (12) 3887-6085 / 3887-6888. O horário de funcionamento é das 9h às 14h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc bate recorde de inscrições para as oficinas culturais
Fundacc bate recorde de inscrições para as oficinas culturais

Foram mais de 6 mil inscritos. Os alunos serão comunicados sobre os detalhes de sua solicitação a partir desta sexta-feira, via Central 156 A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu cerca de 6 mil inscrições para as oficinas culturais. Desde o dia 26/02, quando encerrou a primeira fase

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba formou no sábado (23/3) a 5ª turma da Guarda Mirim, um projeto que contribui para formação profissional e cidadã de adolescentes. A cerimônia foi realizada no Teatro Mario Covas com a participação de 49 alunos. O curso de formação foi realizado com turmas nos períodos da

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futsal registra 15 gols em dois jogos
Torneio Aniversário da Cidade de Futsal registra 15 gols em dois jogos

Mais dois jogos marcaram a fase eliminatória do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal na noite de quarta-feira (13/3). As disputas foram realizadas no Ginásio do Morro do Algodão, Região Sul da cidade. No primeiro jogo, o Rio do Ouro Futsal aplicou uma goleada de 9 a 0 sobre Unidos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 14/03/2024
UPAs de Caraguatatuba registram 1,6 mil atendimentos diários e demanda cresce 30%
UPAs de Caraguatatuba registram 1,6 mil atendimentos diários e demanda cresce 30%

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das regiões Centro, Norte e Sul registraram nesta semana, 1,6 mil atendimentos por dia, o que resulta em um aumento de 30% da demanda diária das unidades. A demanda é referente a mais 1.200 atendimentos do setor adulto, cerca de 360 da pediatra e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/03/2024
Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário - Caraguá 167 anos
Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos

A Prefeitura de Caraguatatuba segue com inscrições abertas para os interessados que queiram participar da Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos, que será realizado em 28 de abril, dentro das comemorações do aniversário da cidade. São disponibilizadas 1 mil vagas para os atletas e o valor da inscrição é

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 14/03/2024