Pesquisar No Site
Na busca pelo título de mestre do xadrez, dupla de Caraguatatuba se destaca no ‘Festival Floripa Chess Open 2021’

Na busca pelo título de mestre do xadrez, dupla de Caraguatatuba se destaca no ‘Festival Floripa Chess Open 2021’
A dupla formada por Fabio Alves e Francisco de Assis se destacou no ‘Festival Floripa Chess Open 2021’, que reúne grandes mestres do xadrez. O evento, considerado o maior do País, começou no sábado (16) e vai até domingo (24), no ‘Lira Tênis Clube’ em Florianópolis, Santa Cantarina.

#PraCegoVer: No lado esquerdo da imagem é possível observar a dupla de Caraguatatuba no segundo lugar do pódio. Os dois estão com medalhas e usam máscaras de proteção (Foto: Divulgação/PMC)
Os dois atletas da Secretaria de Esportes e Recreação (Secer) de Caraguatatuba pegaram o segundo lugar no torneio ‘Floripa Team Open’. A dupla caraguatatubense competiu contra outras 24 duplas vindas de vários estados do Brasil, como Acre, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Para Fábio, o desempenho da dupla foi muito acima da média ao competir contra mestres de xadrez. “Tivemos uma preparação muito boa; o fato de ter ficado mais em casa, por conta da pandemia, possibilitou a intensificação dos treinamentos, principalmente online. Foram várias e várias horas de treino, então foi uma preparação e tanto”.
“A preparação para a competição começou há seis meses”, contou Francisco. Nesse meio tempo, ele decidiu buscar um treinamento mais intenso. Foi aí que o atleta começou a praticar o xadrez com o jogador cubano que é considerado o ‘número 1’ dessa mesma competição. “Além disso, eu e o ‘Fabinho’ treinávamos juntos por mais de seis, setes horas ao dia”, ressaltou.
Sobre domingo (17), Francisco garantiu que ficou satisfeito com o resultado. “Ficamos atrás do primeiro colocado por apenas um ponto. Perdemos apenas uma partida. Mesmo assim acredito que começamos o torneio muito bem”.

#PraCegoVer: Na imagem é possível observar Francisco durante uma partida de xadrez. Ele está com camiseta na cor vinho. Ele está concentrado e atento ao jogo (Foto: Divulgação/PMC)
A dupla ainda tem um grande caminho a percorrer ao longo da semana, já que o troneio principal é dividido em dez rodadas e se iniciou na segunda-feira (18). “Quero fazer no mínimo 70% dos pontos. A intenção é se destacar e chegar próximo ao título de mestre. Vamos nos preparar, torcer, dormir bem, fazer as coisas com dedicação”, disse Fabinho.
O evento principal conta com cerca de 260 jogadores de xadrez de todas as partes do Brasil e da América do Sul.
A competição também irá receber grandes mestres do xadrez mundial. Entre eles estão o único bi-campeão do Floripa Open, o uruguaio Andrés Rodríguez, o norte-americano Robert Hungaski e o paraguaio José Cubas.
Medidas de segurança para prevenção da Covid-19
Os organizadores do evento adotaram diversas medidas para prevenir a transmissão do novo coronavírus, como a obrigatoriedade do uso de máscaras; a disponibilização de totens com álcool em gel 70; medição de temperatura e tapetes de higienização também estão entre os procedimentos de segurança, já utilizados pela própria estrutura do Clube.
As medidas foram tomadas para assegurar melhores condições possíveis, dentro das normas de segurança, que seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Federação Internacional de Xadrez, da vigilância sanitária e das autoridades de saúde locais.
Veja Também Recentes

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),

Equipes de basquete sub-16 e sub-17 de Caraguatatuba conseguem importantes vitórias no fim de semana
Os times sub-16 e sub-17 de basquete masculino de Caraguatatuba conseguiram importantes resultados no último sábado (3). Pelo Campeonato Metropolitano, no Ginásio Benedito Lippi (Quadra do Poiares), a equipe sub-17 venceu a equipe de Caçapava por 47 a 35. Também na quadra do Poiares, pela Liga Paulista de Basquete, o

Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)
Está marcado para esta terça-feira (15), o Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão. Todas as equipes inscritas estão convidas a participar do encontro, a partir das 19h, no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), localizado na Avenida

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta