Pesquisar No Site

Na busca pelo título de mestre do xadrez, dupla de Caraguatatuba se destaca no ‘Festival Floripa Chess Open 2021’

Na busca pelo título de mestre do xadrez, dupla de Caraguatatuba se destaca no ‘Festival Floripa Chess Open 2021’
Na busca pelo título de mestre do xadrez, dupla de Caraguatatuba se destaca no ‘Festival Floripa Chess Open 2021’

A dupla formada por Fabio Alves e Francisco de Assis se destacou no ‘Festival Floripa Chess Open 2021’, que reúne grandes mestres do xadrez. O evento, considerado o maior do País, começou no sábado (16) e vai até domingo (24), no ‘Lira Tênis Clube’ em Florianópolis, Santa Cantarina.

#PraCegoVer: No lado esquerdo da imagem é possível observar a dupla de Caraguatatuba no segundo lugar do pódio. Os dois estão com medalhas e usam máscaras de proteção (Foto: Divulgação/PMC)

Os dois atletas da Secretaria de Esportes e Recreação (Secer) de Caraguatatuba pegaram o segundo lugar no torneio ‘Floripa Team Open’. A dupla caraguatatubense competiu contra outras 24 duplas vindas de vários estados do Brasil, como Acre, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Para Fábio, o desempenho da dupla foi muito acima da média ao competir contra mestres de xadrez. “Tivemos uma preparação muito boa; o fato de ter ficado mais em casa, por conta da pandemia, possibilitou a intensificação dos treinamentos, principalmente online. Foram várias e várias horas de treino, então foi uma preparação e tanto”.

“A preparação para a competição começou há seis meses”, contou Francisco. Nesse meio tempo, ele decidiu buscar um treinamento mais intenso. Foi aí que o atleta começou a praticar o xadrez com o jogador cubano que é considerado o ‘número 1’ dessa mesma competição. “Além disso, eu e o ‘Fabinho’ treinávamos juntos por mais de seis, setes horas ao dia”, ressaltou.

Sobre domingo (17), Francisco garantiu que ficou satisfeito com o resultado. “Ficamos atrás do primeiro colocado por apenas um ponto. Perdemos apenas uma partida. Mesmo assim acredito que começamos o torneio muito bem”.

#PraCegoVer: Na imagem é possível observar Francisco durante uma partida de xadrez. Ele está com camiseta na cor vinho. Ele está concentrado e atento ao jogo (Foto: Divulgação/PMC)

A dupla ainda tem um grande caminho a percorrer ao longo da semana, já que o troneio principal é dividido em dez rodadas e se iniciou na segunda-feira (18). “Quero fazer no mínimo 70% dos pontos. A intenção é se destacar e chegar próximo ao título de mestre. Vamos nos preparar, torcer, dormir bem, fazer as coisas com dedicação”, disse Fabinho.

O evento principal conta com cerca de 260 jogadores de xadrez de todas as partes do Brasil e da América do Sul.

A competição também irá receber grandes mestres do xadrez mundial. Entre eles estão o único bi-campeão do Floripa Open, o uruguaio Andrés Rodríguez, o norte-americano Robert Hungaski e o paraguaio José Cubas.

Medidas de segurança para prevenção da Covid-19

Os organizadores do evento adotaram diversas medidas para prevenir a transmissão do novo coronavírus, como a obrigatoriedade do uso de máscaras; a disponibilização de totens com álcool em gel 70; medição de temperatura e tapetes de higienização também estão entre os procedimentos de segurança, já utilizados pela própria estrutura do Clube.

As medidas foram tomadas para assegurar melhores condições possíveis, dentro das normas de segurança, que seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Federação Internacional de Xadrez, da vigilância sanitária e das autoridades de saúde locais.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Adriano Nunes realiza tarde de autógrafos de “Dicionário de Afetos” de no Macc
Adriano Nunes realiza tarde de autógrafos de “Dicionário de Afetos” de no Macc

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre espaço para celebrar a trajetória de mais um artista do município. No dia 29 de agosto, das 15h30 às 18h, o museu recebe o professor, historiador, poeta e artista plástico Adriano Nunes para a tarde de autógrafos de “Dicionário de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/08/2026
Banco de Alimentos reúne produtores e instituições em celebração aos 9 anos de atuação em Caraguatatuba
Banco de Alimentos reúne produtores e instituições em celebração aos 9 anos de atuação em Caraguatatuba

Nesta sexta-feira (28), o Centro Universitário Módulo, campus Martim de Sá, recebeu a segunda edição do evento “Frutos da Nossa Terra”, em celebração ao 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba. A programação contou com depoimentos de representantes da agricultura familiar e da pesca, apresentações culturais da Casa

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 6 - Água potável e saneamento Publicado em 28/08/2026
Ação acompanhada pelo Ministério Público Federal melhora acesso de embarcações no Camaroeiro
Ação acompanhada pelo Ministério Público Federal melhora acesso de embarcações no Camaroeiro

Uma intervenção no banco de areia localizado nas proximidades do Entreposto de Pesca do Camaroeiro foi iniciada na terça-feira (18) com o objetivo de restabelecer melhores condições de navegabilidade para pescadores artesanais da comunidade caiçara. A ação prevê a abertura de uma passagem para favorecer a circulação da água entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 14 - Vida na água ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 20/08/2026
Treino especial de Krav Maga movimenta Centro Esportivo no fim de semana
Treino especial de Krav Maga movimenta Centro Esportivo no fim de semana

O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) em Caraguatatuba recebeu o treino especial Lehikaness, promovido pela escola Bukan de Krav Maga no último fim de semana (15 e 16). A programação reuniu alunos de diferentes estados brasileiros e destacou a expansão da modalidade, além da importância da prática de técnicas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Sem categoria Publicado em 17/08/2026
Rua da Família encerra temporada 2026 com esporte, cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo
Rua da Família encerra temporada 2026 com esporte, cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste domingo (30) a última edição da temporada do programa Rua da Família, levando esporte, cultura, lazer e serviços gratuitos para a Avenida da Praia, no Centro. A programação ocorre das 8h às 12h com participação aberta a moradores, turistas e visitantes. Durante a manhã,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/08/2026