Pesquisar No Site
Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio
Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio
Dia 10 de setembro é Dia Mundial contra o Suicídio. No Brasil, esta campanha acontece desde 2015 e vem tratando como um sério problema de Saúde Pública.
O suicídio pode ser compreendido por meio de fatores de muitas particularidades e determinações que pode afetar pessoas de diferentes origens, gênero, idade, fatores sociais.
Em todo o mundo, 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano — uma a cada 40 segundos —, sendo esta a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e dados 2016 de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Muitos acreditam que falar em suicídio na empresa, pode aumentar a incidência ato, porém e necessário falar do assunto adequadamente, evitar as crenças relacionadas à saúde mental.
Para tanto é necessário observar sempre os quatro “D”s: Depressão, Desesperança, Desamparo e Desespero.
FATORES DE PROTEÇÃO
- Bons relacionamentos com familiares, colegas e professores
- Boas habilidades/relações sociais
- Confiança em si mesmo
- Capacidade de procurar ajuda receber conselhos
- Integração social (esportes, igreja, clube, etc.)
- Ter uma crença
- Capacidade de resiliência Programas de prevenção: aumento da percepção e disseminação de informação apropriada e responsável
O impacto psicológico, social e financeiro do suicídio em uma família e comunidade é imensurável. “Pode causar Efeito Werther” – fenômeno do suicida imitador.
O que não fazer:
Não tire fotos, ou divulgue acontecido por vídeo, facebook ou whasapp dentre outros.
O que fazer:
Se identificar em alguém com sinais de comportamento suicida, verifique um momento adequado, para falar sobre com essa pessoa. Faça a perceber que você está ali para ouvir e ofereça seu apoio.
É importante também que você a incentive a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde, de saúde mental, de emergência ou apoio em algum serviço público, ofereça- se para acompanhá-la a um atendimento. Para que tenha mais confiança. Verificando perigo imediato, não prometa segredo, não a deixe sozinha. , retire medicamentos e outras matérias possam incentivar ato retire medicamentos e outros matérias possam incentivar ato.Chame alguém de confiança ou da família e encaminhe serviço de emergência em saúde.
Nesse momento de Pandemia Covid -19, o medo as perdas, isolamento social e vulnerabilidade pode potencializar o risco de suicídio, por isso a importância do aumento de ajuda mútuo, empatia e respeito a dor invisível (Angústia, depressão dentre outros).
Onde buscar ajuda para prevenir o suicídio?
CAPS (Centro de Atenção Psicossocial – acolhimento multidisciplinar).
ESF (Estratégia de Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde).
UPA 24H, SAMU 192,
Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita)
Veja Também Recentes
Palhaça Bizuka estreia peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” no Auditório Maristela de Oliveira nesta sexta
Estreia nesta sexta-feira (2/10), às 19h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” com a palhaça Bizuka, interpretada pela atriz Gabriela Antonakis. Haverá reapresentação do espetáculo no sábado (3/10), no mesmo horário e local. A entrada é gratuita. Dirigida por Rafael
Prefeitura convoca mais 10 bolsistas do PEAD para limpeza e manutenção urbana dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 10 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até a próxima quarta-feira (30/9), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação da rede de proteção
A Prefeitura de Caraguatatuba lançou, na última quinta-feira (24), a Trilha Formativa Freemind, iniciativa voltada à qualificação de servidores públicos, profissionais e voluntários que integram a rede municipal de proteção e cuidado. A ação é desenvolvida pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, em parceria com a Associação
Centro Esportivo de Caraguatatuba recebe 2ª Etapa do Circuito Mirim de Natação da Delegacia da 6ª Região
Caraguatatuba recebe no dia 17 de outubro a 2ª Etapa do Circuito Mirim da Delegacia da 6ª Região, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com competição que contempla as categorias Pré-Mirim (6 a 8 anos), Mirim I (9 anos) e Mirim II (10 anos). A participação é destinada a
Estudantes do IFSP propõe projeto de extensão junto à Defesa Civil de Caraguatatuba
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu, na última segunda-feira (19), estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba para a proposta de desenvolvimento de ações previstas no projeto de extensão “Metodologias e ferramentas de gestão a favor da comunidade”. A atividade é