Pesquisar No Site
Caraguatatuba conquista licença da Cetesb para o enrocamento do Rio Juqueriquerê

Caraguatatuba conquista licença da Cetesb para o enrocamento do Rio Juqueriquerê
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, recebeu na tarde desta segunda-feira (24/08) a licença ambiental da Cetesb para instalação das obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê.
O documento permite que a Prefeitura de Caraguatatuba possa iniciar o empreendimento que tem como principal objetivo melhorar a navegação do maior rio da cidade, estimular o esporte náutico e a drenagem do Rio Marinas, Morro do Algodão e Barranco Alto.
O projeto, que foi apresentado à população em audiências em 2018, aguardava a liberação da Cetesb. A documentação é obrigatória para qualquer ação que possa causar danos ao meio ambiente, garantindo assim que a limpeza será feita da forma menos impactante possível.

#PraCegoVer: Imagem aérea do Rio Juqueriquerê e toda a sua extensão. (foto: Divulgação)
Com a sua foz localizada no sul de Caraguatatuba, o rio tem aproximadamente 14 quilômetros de extensão, sendo a maior bacia hidrográfica da região. É o único rio navegável do Litoral Norte e responsável pela geração de empregos para mais de 2 mil pessoas.
A principal ação do projeto é a construção de uma espécie de contenção maciça, composta por blocos de rochas compactadas, com a finalidade de impedir a erosão das margens e dissipar a força das ondas.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a construção feita no sentido do mar evitará o acúmulo de sedimentos à margem do rio. Foi preciso realizar todo um estudo hidrológico para entender qual a posição correta, a largura necessária e a distância dessa barragem.
Também que será adicionado um maquinário às águas do rio com propósito de coletar dados, principalmente aqueles sobre o comportamento do rio. Uma empresa terceirizada fará simulações em um programa de computador para decidir a melhor forma de implantar o enrocamento.
O documento foi entregue pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente ao prefeito Aguilar Junior e ao secretário de Meio Ambiente, Marcel Giorgeti.
“Desde que assumimos a gestão lutamos por esse projeto e a licença ambiental é demorada, mas veio. Vamos agora transformar o maior rio navegável do Litoral Norte”, disse o prefeito.
Veja Também Recentes

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (24), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba
Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba
Com o objetivo de dialogar e encontrar os melhores caminhos para ações públicas para a população idosa, o Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (CCTI), no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de terça-feira (29), a pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa realizado pela Secretaria