Pesquisar No Site
Das 300 doadoras cadastradas no Banco de Leite de Caraguatatuba, apenas 10 estão ativas

Das 300 doadoras cadastradas no Banco de Leite de Caraguatatuba, apenas 10 estão ativas
Cerca de 300 mulheres já foram cadastradas como doadoras do Banco de Leite Humano (BLH) de Caraguatatuba. Hoje, apenas 10 estão ativas. O fato reforça a importância de uma conscientização da sociedade sobre a doação de leite materno.

#PraCegoVer: Estoque de leite do BLH de Caraguatatuba na unidade Ceami (Foto: Divulgação/PMC)
Doar leite materno pode salvar vidas. Com apenas um litro do leite doado é possível sustentar até 10 recém-nascidos durante o dia inteiro. Por isso, a doação é tão importante.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a depender do peso do prematuro, um ml já é o suficiente para nutrí-lo cada vez que for alimentado.
Inaugurado em 2018 no município, o BLH é credenciado pela Fiocruz e foi desenvolvido para fornecer leite pasteurizado aos recém-nascidos internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris e às mães com dificuldade na amamentação.
A UTI Neonatal necessita, em média, de 20 a 35 litros de leite por mês. De acordo com a equipe de BLH, a quantidade exata da necessidade vai depender do número de internações do período. No mês de julho foram fornecidos 14 litros de leite pasteurizado à maternidade.
O BLH pode armazenar 60 litros de leite por mês. Hoje, o estoque de leite da unidade é 16,080 litros, o que representa 26,8% da capacidade total. Além disso, a unidade pode processar 36 litros de leite por mês. No entanto, com o período de quarentena, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), estão sendo processados cerca de 10 litros.
Além de trazer inúmeros benefícios para a mãe e o bebê, o leite materno proporciona mais qualidade de vida à sociedade e gera mais possibilidade de desenvolvimento social.
Quem pode doar?
Para ser doadora a mãe e o bebê devem estar bem de saúde e o bebê com um ganho de peso adequado. A doadora deve realizar exames de sangue conforme protocolo da Rede Brasileira de Bancos de Leite.
Para auxiliar as mães e facilitar o processo, as doações são retiradas uma vez por semana pela própria equipe da BLH de Caraguatatuba. A coleta do leite é realizada pela própria mãe, quando for conveniente para ela. A quantidade também fica a critério da doadora.
Serviço – O Ceami e o BLH estão localizados no prédio do Pró-Mulher na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135, Sumaré. Telefone de contato (12) 3897-3500.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Programa Praia Acessível terá ação diferenciada para adolescentes com transtorno do espectro autista
Adolescentes, entre 13 e 17 anos, com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), terão uma abordagem diferenciada para a prática de atividade física e recreativa dentro do programa Praia Acessível, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Secretaria de Esportes e Recreação de

Alerta para queda de temperatura em Caraguatatuba
Entre sexta-feira (8) e domingo (10), o clima muda e exige atenção dos moradores e visitantes da região. Uma frente fria avança pelo litoral norte de São Paulo com chuvas moderadas, que devem ocorrer entre a tarde e a noite desta sexta-feira (8). A instabilidade vem acompanhada de rajadas de

Caraguatatuba integra projeto Parceiros da Educação para fortalecer ensino na rede municipal
Caraguatatuba foi selecionada para integrar o projeto Parceiros da Educação, iniciativa que busca elevar a qualidade do Ensino Fundamental por meio de estratégias baseadas em evidências e análise estratégica de dados educacionais. A parceria, que terá duração de cinco anos, abrange todas as escolas municipais de Caraguatatuba que possuem turmas

Fundacc promove Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista na próxima terça-feira no Polo Cultural do Centro
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima terça-feira (29/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista com Mônica Souza. A entrada é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. Muitas

Problemas financeiros e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba em junho
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 591 procedimentos formalizados dos 1.185 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de junho. Desse total, 594 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de junho foi marcado por problemas com envio de produtos