Pesquisar No Site
Mais de 70% dos profissionais de Saúde positivados já retornaram ao trabalho

Mais de 70% dos profissionais de Saúde positivados já retornaram ao trabalho
Relatório divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba aponta que 70% dos profissionais de saúde acometidos pela Covid-19 já se recuperaram da doença e voltaram ao trabalho.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus foram 240 profissionais de saúde que contraíram a Covid-19.
Os dados se referem aos profissionais da rede pública e particular incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de zoonose, entre outros.

#PraCegoVer Sala de atendimento onde médica usa roupa descartável de TNT máscara N-95, máscara de acetato luvas e touca de proteção. Em cima da mesa há um oxímetro, caneta, termômetro digital, álcool 70° líquido, carimbo e receituário. (Foto: Divulgação/PMC)
O acompanhamento destes profissionais é feito pelo Serviço de Atendimento ao Paciente da Secretaria de Saúde e, começa desde a notificação até completarem 14 dias de sintomas ou por maior período se o paciente permanecer sintomático.
A Secretaria de Saúde tem mostrado preocupação com os afastamentos, principalmente daqueles profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou na Casa de Saúde Stella Maris.
Várias medidas foram tomadas pela administração para aumentar a proteção destes profissionais desde o início da pandemia, como treinamentos, testagem e fornecimento de equipamentos de segurança (batas, aventais ou macacões, luvas, máscaras face shield, equipamentos de respiração e óculos de proteção).
Segundo o secretário de Saúde, Amauri Toledo, os profissionais são importantes no combate à Covid-19, “por isso precisamos zelar pela segurança deles. No começo da pandemia o número de contaminações e afastamentos estavam alto, mas agora boa parte dos profissionais retornou ao trabalho”.
Um importante serviço comentado pelo secretário de Saúde é o de apoio emocional, orientado por um grupo de psicólogos voluntários para auxiliar no enfrentamento deste problema.
O acolhimento é feito pela internet, via Skype, Whatsapp ou Hangout, através da Central de Atendimento, nos telefones (12) 3897-2169/2119/2101/2144/2121/2129/2123/8834/2171/2160/8830. Quem necessitar de ajuda, o serviço está disponível todos os dias, em período integral, em sistema de revezamento.
O grupo é formado por 13 profissionais sensibilizados com o assunto que se disponibilizaram a oferecer auxílio aos profissionais de saúde que atendem ao enfrentamento deste problema, principalmente os que atuam no hospital Stella Maris, UPAs e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Veja Também Recentes

Caraguatatuba forma jovens líderes em sustentabilidade com Programa RYLA Ambiental
O Rotary Club de Caraguatatuba promoveu o Programa RYLA Ambiental, na terça-feira (12), na ETEC de Caraguatatuba. A iniciativa, que teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semaap), é voltada ao desenvolvimento de liderança juvenil com ênfase em questões ambientais e na importância da sustentabilidade. O

Quarta Literária com autora de ‘O Caiçarinha’ é atração na Biblioteca de Artes
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza na quarta-feira (20/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, um encontro literário com a escritora Beatriz Vaz e o ilustrador Adriano Art. O encontro é gratuito e é realizado em parceria com a Biblioteca Municipal Afonso Schmidt.

Próxima oficina do Pontos MIS “Da ideia ao roteiro” está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Fundacc, promove no dia 5 de agosto (terça-feira), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro”, com Luis Carlos

Henrique Figueirinha retorna a Caraguatatuba para férias e treinos no Centro Esportivo
O nadador Henrique Figueirinha, referência na maratona aquática brasileira, esteve em Caraguatatuba na última semana para aproveitar as férias e intensificar os treinamentos no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Figueirinha aproveitou a estrutura pública para manter a preparação física e técnica durante o período de recesso competitivo. Além disso,

Hospital Regional do Litoral Norte ultrapassa três mil atendimentos em Hemodinâmica
Desde a inauguração do serviço de Hemodinâmica, em agosto de 2022, o Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França superou a marca de três mil atendimentos na especialidade e consolida-se como referência regional no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Com média de 100 atendimentos mensais, o setor