Pesquisar No Site
Tecnologia e saúde: Visita virtual aproxima familiares e pacientes em Caraguatatuba

Tecnologia e saúde: Visita virtual aproxima familiares e pacientes em Caraguatatuba
A Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba, buscando formas de oferecer bem-estar e conforto para pacientes que, por conta da Covid-19, não podem ter a presença das pessoas queridas no hospital, passa a realizar “visitas virtuais”.

#PraCegoVer: Arte demonstra uma tela de smartfone simulando uma vídeochamada. Aparecem quatro pessoas, todas com máscara. (Imagem: Divulgação /Internet)
A proposta é que sejam realizadas chamadas de vídeo com os pacientes internados com Covid-19 e seus familiares, já que, devido aos protocolos, não é possível receber visitas presenciais.
Pacientes que desenvolveram a forma mais grave da doença e precisaram de internação, precisam lidar com a solidão e a saudade, o que tem tornado esse momento ainda mais difícil. Isso acontece devido aos rígidos protocolos que os hospitais devem seguir.
A iniciativa das visitas virtuais foca na humanização do cuidado com o paciente, usando a tecnologia para esse propósito.
O contato acontece diariamente, das 16h às 18h30, com auxílio da equipe de enfermagem do hospital.
Realizada desde 8 de junho, a iniciativa faz parte do “Programa de Resposta Hospitalar à Pandemia”, desenvolvido pelo Hospital. O tempo médio de internação de um paciente na Enfermaria de Covid e na UTI de Covid-19 é de 6 dias, mas o Hospital já registrou um paciente que permaneceu 14 dias na UTI.
O paciente Valdeci Antunes do Santos participou da visita virtual e aprovou a iniciativa. “Meus parentes podem ver como estou indo aqui no hospital. Achei muito boa essa jornada de apoio ao próximo, do hospital levar o paciente até sua família”, disse.
O hospital obedece ao protocolo de segurança estabelecido pelo Ministério da Saúde, que inclui a higienização do equipamento utilizado para fazer a videochamada. Esse tipo de comunicação que envolve médico, paciente e família já foi validada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Veja Também Recentes

Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba
Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba
Com o objetivo de dialogar e encontrar os melhores caminhos para ações públicas para a população idosa, o Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (CCTI), no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de terça-feira (29), a pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa realizado pela Secretaria

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre