Pesquisar No Site
Tecnologia e saúde: Visita virtual aproxima familiares e pacientes em Caraguatatuba
Tecnologia e saúde: Visita virtual aproxima familiares e pacientes em Caraguatatuba
A Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba, buscando formas de oferecer bem-estar e conforto para pacientes que, por conta da Covid-19, não podem ter a presença das pessoas queridas no hospital, passa a realizar “visitas virtuais”.

#PraCegoVer: Arte demonstra uma tela de smartfone simulando uma vídeochamada. Aparecem quatro pessoas, todas com máscara. (Imagem: Divulgação /Internet)
A proposta é que sejam realizadas chamadas de vídeo com os pacientes internados com Covid-19 e seus familiares, já que, devido aos protocolos, não é possível receber visitas presenciais.
Pacientes que desenvolveram a forma mais grave da doença e precisaram de internação, precisam lidar com a solidão e a saudade, o que tem tornado esse momento ainda mais difícil. Isso acontece devido aos rígidos protocolos que os hospitais devem seguir.
A iniciativa das visitas virtuais foca na humanização do cuidado com o paciente, usando a tecnologia para esse propósito.
O contato acontece diariamente, das 16h às 18h30, com auxílio da equipe de enfermagem do hospital.
Realizada desde 8 de junho, a iniciativa faz parte do “Programa de Resposta Hospitalar à Pandemia”, desenvolvido pelo Hospital. O tempo médio de internação de um paciente na Enfermaria de Covid e na UTI de Covid-19 é de 6 dias, mas o Hospital já registrou um paciente que permaneceu 14 dias na UTI.
O paciente Valdeci Antunes do Santos participou da visita virtual e aprovou a iniciativa. “Meus parentes podem ver como estou indo aqui no hospital. Achei muito boa essa jornada de apoio ao próximo, do hospital levar o paciente até sua família”, disse.
O hospital obedece ao protocolo de segurança estabelecido pelo Ministério da Saúde, que inclui a higienização do equipamento utilizado para fazer a videochamada. Esse tipo de comunicação que envolve médico, paciente e família já foi validada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Veja Também Recentes
Homem é preso pela Guarda Municipal de Caraguatatuba por inadimplência de pensão alimentícia
Na tarde de quinta-feira (21), equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizaram a prisão de um homem procurado pela Justiça por inadimplência no pagamento de pensão alimentícia. A ocorrência foi registrada no bairro Poiares, após o Centro de Operações Integradas (COI) identificarem, por meio da plataforma de inteligência
Alistamento militar obrigatório de jovens caraguatatubenses nascidos em 2008 entra na última quinzena
Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) nascidos em 2008 devem fazer o alistamento até o dia 30 de junho (terça-feira), pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/, após a criação de uma conta gov.br, ou presencialmente na Junta de Serviço
Caraguatatuba promove caminhada de conscientização e reforça combate ao trabalho infantil
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na manhã de sexta-feira (12), a Caminhada em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. A mobilização reuniu representantes do poder público, instituições parceiras, crianças, adolescentes, educadores e a comunidade em uma grande ação de conscientização sobre a importância da proteção
Atletas de Caraguatatuba conquistam 16 medalhas em torneio regional da Federação Aquática Paulista
A equipe de natação de Caraguatatuba foi destaque no 4º Torneio Regional da 6ª Região da Federação Aquática Paulista (FAP), disputado no Centro Esportivo João do Pulo, em Pindamonhangaba, no último sábado (16). Os atletas somaram 16 medalhas entre provas individuais e confirmaram o bom momento da modalidade no município.
Inscrições abertas para “Trilha Formativa” do Caraguá a Gosto voltada a empresários que estarão no Festival Gastronômico
Os donos de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes do município empreendedores que pretendem participar do Caraguá A Gosto, ainda têm a oportunidade de se inscreverem para a “Trilha Formativa”, que terá início nesta terça-feira, às 15 horas, no Teatro Mario Covas, no bairro Indaiá. A “Trilha Formativa” para o Caraguá