Pesquisar No Site

Referência no LN, Caraguatatuba vacina crianças diagnosticadas com problemas pulmonares e cardíacos

Publicado em: 10/03/2020
Destaques
Referência no LN, Caraguatatuba vacina crianças diagnosticadas com problemas pulmonares e cardíacos
Referência no LN, Caraguatatuba vacina crianças diagnosticadas com problemas pulmonares e cardíacos

Caraguatatuba passou a ser a referência do Litoral Norte na proteção de crianças prematuras diagnosticadas com problemas pulmonares e cardíacos.

A Secretaria de Saúde (Sesau) começou a aplicação da vacina palivizumabe, que protege crianças do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais que acometem o pulmão.

Nesta segunda-feira (10/03), 11 crianças dos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba foram as primeiras a receberem as doses da vacina no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher).

#PraCegoVer: Uma enfermeira aplica a vacina palivizumabe na coxa direita do bebê. O bebê está deitado em cima de uma cama hospitalar para facilitar o procedimento (Foto: Divulgação/PMC)

As crianças, que antes recebiam a vacina na cidade de Taubaté, passam a receber em Caraguatatuba, a única cidade do Litoral Norte a ser autorizada pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo a administrar o medicamento.

Uma das primeiras crianças a receber a vacina foi a pequena Aylla Ayoub, de 10 meses. A mãe, Audrey Panvone Ayoub, moradora de Caraguatatuba, disse estar aliviada depois que soube que cidade iria começar aplicar a palivizumabe. “Quando a gente fica sabendo de uma informação dessas é só alegria”.

Com essa facilidade, Audrey terá mais tempo para cuidar de Aylla sem preocupações com viagens. “Serão cinco meses aplicando a vacina, imagina ter que pegar um ônibus ou andar de carro para uma cidade distante com uma criança de 10 meses; é um desconforto muito grande para ela”, apontou.

Audrey agradeceu por não ter que levar a filha em outra cidade distante para tomar a vacina e disse estar feliz porque é um bem para o bebê. “É mais um cuidado que o município tem com as nossas crianças”.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba, a palivizumabe é destinada à prevenção de doença grave do pulmão causada pelo VSR em pacientes pediátricos. A vacina deve ser administrada uma vez por mês durante períodos de risco do vírus, de fevereiro a julho.

A VE explicou que “o número total de doses por criança irá depender do mês de início das aplicações, que variam de uma a cinco doses”.

O período de aplicação é do período de sazonalidade entre fevereiro a julho para os menores de dois anos. Após o término do período, a palivizumabe não será aplicada.

Desde novembro do ano passado, profissionais da Saúde do município têm recebido capacitações e informações importantes sobre o medicamento, promovidas pelo Estado.

Até o momento, 21 crianças já estão cadastradas para receberem as doses da palivizumabe. As aplicações irão ser realizadas todas as segundas-feiras no Pró-Mulher pela equipe da VE.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Confira o resultado final da eleição do Conselho da Juventude
Confira o resultado final da eleição do Conselho da Juventude

A eleição para formação da Sociedade Civil do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve), realizada na última quinta-feira (18), contou com a participação de 71 eleitores, que compareceram à urna montada na Fundacc, no Centro. Após o encerramento da votação, os votos foram apurados pelos representantes da comissão eleitoral, na presença

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 19/04/2024
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está levando serviços de limpeza e operação Bota-fora em bairros das regiões Centro e Norte do município. Entre os bairros da região Norte está o Garden Mar, que recebeu esta semana equipes da Sesep em todas as suas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início essa semana à obra de reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por fortes chuvas ocorridas no ano passado e o problema foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 04/04/2024
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc

Nesta quinta-feira (18), qualquer cidadão eleitor de Caraguatatuba, munido de título de eleitor, pode votar na eleição que escolherá os membros da sociedade civil do Conselho da Juventude (Conjuve). A eleição ocorrerá na Fundacc, na Rua Santa Cruz, 396 – Centro, das 10h às 15h. A abertura da inscrição dos

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 17/04/2024