Pesquisar No Site

Encontro promove debate entre especialistas e gestantes no Pró-Mulher

Publicado em: 10/02/2020
Encontro promove debate entre especialistas e gestantes no Pró-Mulher
Encontro promove debate entre especialistas e gestantes no Pró-Mulher

Com 30 semanas de gestação e moradora do bairro Jardim Santa Rosa, região norte de Caraguatatuba, Tarcíla dos Santos, de 32 anos, acordou cedo e enfrentou a chuva para participar do encontro de gestantes promovido pelo Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), nessa segunda-feira (10/02), em Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Mulheres sentadas em cadeiras em um auditório. Elas prestam atenção em uma palestra (Foto: Divulgação/PMC)

Mamãe de primeira viagem, Tarcíla espera um menino. Além do nome da criança, a gestante também já escolheu que dará luz a Luís Guilherme (nome do bebê) por um parto normal.

Para ela, esse tipo de procedimento “tem uma recuperação melhor, mais fácil e rápida do que a cesárea”.  Sobre o encontro, ela disse que “é muito importante você saber dos seus direitos”. “Faz qualquer mãe abrir os olhos”, ressaltou.

O encontro reuniu cerca de 20 mulheres, que debateram sobre licença maternidade e paternidade, adoção legal e discutiram as diretrizes da Lei 435/2019, que dispõe sobre partos por cesárea, um dos assuntos que mais chamaram a atenção das gestantes.

Stephanie Azevedo é advogada especialista em direitos da mulher. Ela é a terapeuta integrativa, Fabíola Alonso, foram as responsáveis por debater e explicar as diretrizes, o que a mulher deve ou não fazer para pedir a licença maternidade e discutiram sobre paternidade.

Para Fabíola, que trabalha com os direitos da mulher há quatro anos, “a gestação é uma fase muito complicada e a mãe precisa fazer escolhas conscientes, entender os riscos e saber os direitos que ela tem”. “Os debates e o contato com gestantes as ajudam a compreender que um parto normal, por exemplo, traz benefícios para a saúde da mãe e do bebê”, ressaltou.

A advogada Stephanie Azevedo explicou que “a preocupação sobre parto por cesárea é tanta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a taxa ideal seria entre 10% e 15%”.

De acordo com a OMS não existem evidências de que fazer cesáreas em mulheres ou bebês que não necessitem dessa cirurgia traga benefícios. Por outro lado, quando realizadas por motivos médicos, as cesarianas podem reduzir a mortalidade e morbidade materna e perinatal.

A taxa de partos por cesárea no município também está alta, se comparado ao recomendado pela OMS. Segundo o Hospital Stella Maris, em Caraguatatuba, no ano passado, 70% dos partos realizados na maternidade foram por cesárea e apenas 30% representam os partos normais.

Outros tópicos importantes foram abordados no encontro, como os 120 dias de licença maternidade (quatro meses), que deve ser analisada com cuidado e atenção e a Lei 8.213/1991, que dispõe sobre o salário maternidade. Um salário pago pela empresa baseado nos últimos seis meses de pagamento da gestante.

A proposta do encontro realizado pelo Pró-Mulher é realmente levar a informação à gestante para conscientização das escolhas feitas pela futura mãe, que podem por em risco não só a saúde, mas também o emocional da mãe e da criança.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Nota – Interdição da trilha da Pedra do Jacaré
Nota – Interdição de trecho na trilha da Pedra do Jacaré

A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que um trecho na trilha da Pedra do Jacaré, na Prainha, foi interditado por técnicos que estiveram no local e constataram risco de deslizamento de pedras, na altura da gruta existente no local. O acesso para a pedra continua liberado. O governo municipal fará

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 12/06/2025
Neste sábado tem Projeto Hip Hop na Praça do Travessão
Neste sábado tem Projeto Hip Hop na Praça do Travessão

Neste sábado (31/5), às 19h, será realizada a segunda edição do projeto “Hip Hop nas Praças”, o encontro de cultura urbana de Caraguatatuba. Desta vez o evento é na Praça Jorge de Castro, na Avenida José da Costa Pinheiro Júnior, no bairro Travessão, em frente ao Polo Cultural. O evento

Leia Mais Licitação Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/05/2025
Apae de Caraguatatuba celebra 48 anos com jantar e homenagens
Apae de Caraguatatuba celebra 48 anos com jantar e homenagens

A Apae de Caraguatatuba comemorou, na última sexta-feira (16), 48 anos de fundação – quase meio século de lutas, conquistas e compromisso com a inclusão e o amor ao próximo. A data especial foi uma oportunidade de agradecer a todos que caminham junto com a instituição – alunos, usuários, pais,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 19/05/2025
Nova fiscalização para motos na Zona Azul já está em operação em Caraguatatuba
Nova fiscalização para motos na Zona Azul já está em operação em Caraguatatuba

Já está em vigor a fiscalização das motocicletas estacionadas na área da Zona Azul realizada pelo sistema de OCR (leitura automática de placas), desde o dia 1º de junho em Caraguatatuba. A medida visa otimizar a rotatividade das vagas e garante que um número maior de usuários tenha a oportunidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 03/06/2025
Caraguatatuba retoma vacinação contra brucelose em rebanhos de pequenos produtores
Caraguatatuba retoma vacinação contra brucelose em rebanhos de pequenos produtores

A campanha de vacinação contra brucelose será retomada em junho, em Caraguatatuba, com foco nos rebanhos bovinos de pequenos produtores. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e tem como objetivo fortalecer a produção familiar, garantir a saúde animal e reduzir os impactos econômicos provocados

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/05/2025