Pesquisar No Site

Encontro promove debate entre especialistas e gestantes no Pró-Mulher

Publicado em: 10/02/2020
Encontro promove debate entre especialistas e gestantes no Pró-Mulher
Encontro promove debate entre especialistas e gestantes no Pró-Mulher

Com 30 semanas de gestação e moradora do bairro Jardim Santa Rosa, região norte de Caraguatatuba, Tarcíla dos Santos, de 32 anos, acordou cedo e enfrentou a chuva para participar do encontro de gestantes promovido pelo Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), nessa segunda-feira (10/02), em Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Mulheres sentadas em cadeiras em um auditório. Elas prestam atenção em uma palestra (Foto: Divulgação/PMC)

Mamãe de primeira viagem, Tarcíla espera um menino. Além do nome da criança, a gestante também já escolheu que dará luz a Luís Guilherme (nome do bebê) por um parto normal.

Para ela, esse tipo de procedimento “tem uma recuperação melhor, mais fácil e rápida do que a cesárea”.  Sobre o encontro, ela disse que “é muito importante você saber dos seus direitos”. “Faz qualquer mãe abrir os olhos”, ressaltou.

O encontro reuniu cerca de 20 mulheres, que debateram sobre licença maternidade e paternidade, adoção legal e discutiram as diretrizes da Lei 435/2019, que dispõe sobre partos por cesárea, um dos assuntos que mais chamaram a atenção das gestantes.

Stephanie Azevedo é advogada especialista em direitos da mulher. Ela é a terapeuta integrativa, Fabíola Alonso, foram as responsáveis por debater e explicar as diretrizes, o que a mulher deve ou não fazer para pedir a licença maternidade e discutiram sobre paternidade.

Para Fabíola, que trabalha com os direitos da mulher há quatro anos, “a gestação é uma fase muito complicada e a mãe precisa fazer escolhas conscientes, entender os riscos e saber os direitos que ela tem”. “Os debates e o contato com gestantes as ajudam a compreender que um parto normal, por exemplo, traz benefícios para a saúde da mãe e do bebê”, ressaltou.

A advogada Stephanie Azevedo explicou que “a preocupação sobre parto por cesárea é tanta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a taxa ideal seria entre 10% e 15%”.

De acordo com a OMS não existem evidências de que fazer cesáreas em mulheres ou bebês que não necessitem dessa cirurgia traga benefícios. Por outro lado, quando realizadas por motivos médicos, as cesarianas podem reduzir a mortalidade e morbidade materna e perinatal.

A taxa de partos por cesárea no município também está alta, se comparado ao recomendado pela OMS. Segundo o Hospital Stella Maris, em Caraguatatuba, no ano passado, 70% dos partos realizados na maternidade foram por cesárea e apenas 30% representam os partos normais.

Outros tópicos importantes foram abordados no encontro, como os 120 dias de licença maternidade (quatro meses), que deve ser analisada com cuidado e atenção e a Lei 8.213/1991, que dispõe sobre o salário maternidade. Um salário pago pela empresa baseado nos últimos seis meses de pagamento da gestante.

A proposta do encontro realizado pelo Pró-Mulher é realmente levar a informação à gestante para conscientização das escolhas feitas pela futura mãe, que podem por em risco não só a saúde, mas também o emocional da mãe e da criança.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundo Social realiza curso de Velas Artesanais com foco em criatividade, bem-estar e novas oportunidades
Fundo Social realiza curso de Velas Artesanais com foco em criatividade, bem-estar e novas oportunidades

O Fundo Social de Caraguatatuba realizou na segunda e terça (17 e 18), em sua sede no bairro Sumaré, o curso Velas Artesanais, ministrado pela professora Andressa Brunner. A atividade reuniu participantes em uma vivência que combinou teoria e prática, com a proposta de estimular a criatividade, o autocuidado, a

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 19/08/2026
Prêmio InterInfância abre inscrições para reconhecer boas práticas na Educação Infantil de Caraguatatuba
Prêmio InterInfância abre inscrições para reconhecer boas práticas na Educação Infantil de Caraguatatuba

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba abre, de 1º a 11 de setembro, as inscrições para o Prêmio InterInfância 2026, iniciativa inédita que deve reconhecer práticas desenvolvidas por professores e equipes gestoras da Educação Infantil da rede municipal. O edital com todas as regras foi publicado no Diário Oficial de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 20/08/2026
Caraguá Segura impede ocupação irregular em área pública no Pegorelli
Caraguá Segura impede ocupação irregular em área pública no Pegorelli

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou mais uma ação do programa Caraguá Segura para impedir ocupações irregulares e preservar o patrimônio público. Desta vez, a operação ocorreu em uma área municipal localizada na Rua Circular, no bairro Pegorelli na tarde desta quinta-feira (6). Equipes das secretarias de Urbanismo e de Serviços

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/08/2026
27º Festival do Camarão fortalece cultura caiçara e reúne milhares de visitantes em Caraguatatuba
27º Festival do Camarão fortalece cultura caiçara e reúne milhares de visitantes em Caraguatatuba

Aproximadamente 45 mil pessoas prestigiaram o 27º Festival do Camarão, realizado entre os dias 16 e 26 de julho, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. Consolidado como uma das maiores festividades do município, o evento tem como objetivo preservar e divulgar o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valorizando as

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/07/2026
Caraguatatuba aborda violência contra a mulher e leva conscientização para servidores municipais
Caraguatatuba aborda violência contra a mulher e leva conscientização para servidores municipais

Conscientizar, prevenir e enfrentar a violência contra a mulher é questão de saúde pública e exige o envolvimento de toda a sociedade. Em Caraguatatuba, a Prefeitura vai promover, no dia 13 de agosto, uma ação voltada aos servidores da Secretaria de Serviços Públicos, das 7h às 8h, como parte da

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 06/08/2026