Pesquisar No Site
Minha Família sem Dengue: Aruan e Indaiá recebem Operação Cata-Treco nesta quarta-feira (05/02)
Minha Família sem Dengue: Aruan e Indaiá recebem Operação Cata-Treco nesta quarta-feira (05/02)
Com resultado de Avaliação de Densidade Larvária de 3.5, a cidade de Caraguatatuba segue em estado de alerta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

#PraCegoVer: Agentes do Programa “Minha Família Sem Dengue” chamam morador em frente a um portão branco de uma casa com muro amarelo. Eles estão em dupla e ambos usam colete com a logomarca do Programa “Minha Família Sem Dengue” (Foto: Arquivo/PMC)
Para mobilizar toda a população nesta luta, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove o Programa “Minha Família Sem Dengue” em todo o município.
Dando continuidade nas ações de combate a criadouros no município, na quarta-feira (05/02), a ação acontece nos bairros Aruan e Indaiá. Na quinta e sexta-feira (06 e 07), a operação será finalizada no bairro Indaiá.
Os bairros com maior número de casos positivos ou que estão em áreas de risco contra a doença, recebem Operações Cata-Trecos desde o dia 25 de janeiro, quando a primeira ação ocorreu no bairro Rio do Ouro. Somente desta primeira mobilização, foram retirados três caminhões de materiais que acumulam água que foram descartados pelos moradores.
No sábado (01/02), a ação passou pelo bairro Sumaré, de onde foram retirados dois caminhões de resíduos que retém água.
Conforme agenda pré-divulgada, na segunda-feira (03) e na terça-feira (04), os bairros Praia das Palmeiras e Jardim Britânia também receberiam a Operação Cata-Treco. Em função das fortes chuvas ocorridas em Caraguatatuba, estas ações serão agendadas para a próxima semana com prévia divulgação nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba.
O principal objetivo da ação é fazer com que a população aprenda a contribuir para controle e redução do número de casos de dengue. Esta força tarefa conta, em especial, com a Operação Cata-Treco, que passará pelos bairros com maior número de casos positivos de dengue.

#PraCegoVer: Caminhões recolhem lixo do bairro Sumaré (Foto: Arquivo/PMC)
A ação tem como intuito recolher estes materiais deixados por moradores. O trabalho é sempre realizado, das 8h às 14h, e todos os bairros envolvidos receberão avisos antes das ações por meio de moto e carro de som.
Todo este trabalho conta com 65 agentes do Programa “Minha Família Sem Dengue”, que percorrem casas com coletes e crachás de identificação. Durante a ação também ocorre distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.
Carro e moto de som passarão pelos bairros para lembrar o morador da importância da ação e convocar a limpar o seu quintal e deixar para fora de sua residência objetos que acumulam água e que possam ser vetores para criadouros.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fala sobre a importância da participação direta de todos no combate à dengue. “Nossos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue estão passando diariamente pelos bairros para orientar a cada morador sobre como eliminar corretamente criadouros do mosquito da dengue. Pedimos para que se atentem aos coletes e crachás de identificação e receba-os. Além disso, limpem seus quintais e descartem o que acumula água para retirarmos com nossos caminhões”, alertou.
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou em 2020, 368 notificações de dengue. Destas, 56 casos foram confirmados como positivos e 312 negativos até a última terça-feira (04/02).
Confira o cronograma da primeira semana de mutirões:
Quarta-feira (05/02) – Aruan e Indaiá
Quinta-feira (06/02) – Indaiá
Sexta-feira (07/02) – Indaiá
Horário: Das 8h às 14h
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Sarau do vinil e roda de conversa sobre tradição caiçara são atrações do sábado no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) promove no sábado (18) duas ações artísticas e culturais com entrada gratuita e livre. Além da visita às exposições Memórias Poéticas e Teares: Encontro de Culturas, em cartaz até 15 de novembro, o público pode participar de roda de conversa e
Cia. Perspectiva apresenta experimentação cênica no Auditório Maristela de Oliveira
A ‘Perspectiva’ – companhia e produtora de artes cênicas de Campo Grande/RS – realiza nesta sexta-feira (17/10), às 19h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, uma experimentação cênica aberta ao público com entrada franca. A ação integra o projeto de residência ‘Vivências Artísticas’, contemplado pelo edital nº
Caraguatatuba realiza reunião de integração em homenagem ao Dia dos Professores
Professores da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba participaram, nesta quarta-feira (15), de uma reunião de integração em homenagem ao Dia dos Professores. O objetivo foi celebrar o trabalho e a dedicação dos profissionais que atuam nas diversas modalidades esportivas do município. Mais de 50 professores participaram do encontro,
Defesa Civil participa de Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP Campus Caraguatatuba
A Defesa Civil municipal marcou presença na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, na segunda-feira (20). Estiveram presentes o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Oduvaldo Romano e o técnico Marcos Alves Medeiros, com 13 anos e 27
Masterclass e retorno do projeto “Música no Museu” movimentam programação cultural de Caraguatatuba
A cena musical de Caraguatatuba ganhou destaque na última sexta-feira (7/11) com uma programação gratuita aberta a toda a comunidade. Durante o dia, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promoveu a aula aberta “Formação para pianistas e prática de música de câmara”, ministrada pela consagrada pianista russa Olga