Pesquisar No Site

Minha Família sem Dengue: Aruan e Indaiá recebem Operação Cata-Treco nesta quarta-feira (05/02)

Publicado em: 05/02/2020
Destaques
Minha Família sem Dengue: Aruan e Indaiá recebem Operação Cata-Treco nesta quarta-feira (05/02)
Minha Família sem Dengue: Aruan e Indaiá recebem Operação Cata-Treco nesta quarta-feira (05/02)

Com resultado de Avaliação de Densidade Larvária de 3.5, a cidade de Caraguatatuba segue em estado de alerta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

#PraCegoVer: Agentes do Programa “Minha Família Sem Dengue” chamam morador em frente a um portão branco de uma casa com muro amarelo. Eles estão em dupla e ambos usam colete com a logomarca do Programa “Minha Família Sem Dengue” (Foto: Arquivo/PMC)

Para mobilizar toda a população nesta luta, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove o Programa “Minha Família Sem Dengue” em todo o município.

Dando continuidade nas ações de combate a criadouros no município, na quarta-feira (05/02), a ação acontece nos bairros Aruan e Indaiá. Na quinta e sexta-feira (06 e 07), a operação será finalizada no bairro Indaiá.

Os bairros com maior número de casos positivos ou que estão em áreas de risco contra a doença, recebem Operações Cata-Trecos desde o dia 25 de janeiro, quando a primeira ação ocorreu no bairro Rio do Ouro. Somente desta primeira mobilização, foram retirados três caminhões de materiais que acumulam água que foram descartados pelos moradores.

No sábado (01/02), a ação passou pelo bairro Sumaré, de onde foram retirados dois caminhões de resíduos que retém água.

Conforme agenda pré-divulgada, na segunda-feira (03) e na terça-feira (04), os bairros Praia das Palmeiras e Jardim Britânia também receberiam a Operação Cata-Treco. Em função das fortes chuvas ocorridas em Caraguatatuba, estas ações serão agendadas para a próxima semana com prévia divulgação nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba.

O principal objetivo da ação é fazer com que a população aprenda a contribuir para controle e redução do número de casos de dengue. Esta força tarefa conta, em especial, com a Operação Cata-Treco, que passará pelos bairros com maior número de casos positivos de dengue.

#PraCegoVer: Caminhões recolhem lixo do bairro Sumaré (Foto: Arquivo/PMC)

A ação tem como intuito recolher estes materiais deixados por moradores. O trabalho é sempre realizado, das 8h às 14h, e todos os bairros envolvidos receberão avisos antes das ações por meio de moto e carro de som.

Todo este trabalho conta com 65 agentes do Programa “Minha Família Sem Dengue”, que percorrem casas com coletes e crachás de identificação. Durante a ação também ocorre distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.

Carro e moto de som passarão pelos bairros para lembrar o morador da importância da ação e convocar a limpar o seu quintal e deixar para fora de sua residência objetos que acumulam água e que possam ser vetores para criadouros.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fala sobre a importância da participação direta de todos no combate à dengue. “Nossos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue estão passando diariamente pelos bairros para orientar a cada morador sobre como eliminar corretamente criadouros do mosquito da dengue. Pedimos para que se atentem aos coletes e crachás de identificação e receba-os. Além disso, limpem seus quintais e descartem o que acumula água para retirarmos com nossos caminhões”, alertou.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou em 2020, 368 notificações de dengue. Destas, 56 casos foram confirmados como positivos e 312 negativos até a última terça-feira (04/02).

Confira o cronograma da primeira semana de mutirões:

Quarta-feira (05/02) – Aruan e Indaiá

Quinta-feira (06/02) – Indaiá

Sexta-feira (07/02) – Indaiá

Horário: Das 8h às 14h

 

Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/04/2024
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

No último fim de semana, a dupla do CT Caraguatá, formada por Lucília Rosa Lemos e Mayara Lamin, brilhou mais uma vez no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, conquistando a medalha de bronze na etapa de Saquarema/RJ. Após um vice-campeonato na etapa de Campo Grande, no Mato Grosso do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participantes do evento “Saberes e Sabores Caiçaras”
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participantes do evento “Saberes e Sabores Caiçaras”

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas para os estabelecimentos interessados em participar da terceira edição do festival “Saberes e Sabores Caiçaras”, que será realizado de 10 a 12 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. A inscrição é facultada a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 23/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024