Pesquisar No Site
Minha Família sem Dengue: Prefeitura retira dois caminhões de resíduos do Sumaré em Operação Cata-Treco

Minha Família sem Dengue: Prefeitura retira dois caminhões de resíduos do Sumaré em Operação Cata-Treco
“Foi maravilhoso ter a visita dos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue aqui em casa”. Com essas palavras, a moradora do bairro Sumaré, Maria de Lurdes Gouveia, recebeu a força-tarefa da Prefeitura de Caraguatatuba contra a dengue no último sábado (01/02).

#PraCegoVer: Retroescavadeira despeja os materiais, coletados na ação, em um caminhão trucado. Além da retroescavadeira e do caminhão, é possível observar alguns carros estacionados na rua do bairro Sumaré. Uma caçamba de coleta de lixo da cor verde também está do lado os veículos que realizam a coleta (Foto: Divulgação/PMC)
A preocupação com materiais que acumulam água nos bairros do município mobiliza o poder público e comunidade no Programa “Minha Família Sem Dengue”.
O principal objetivo da ação é fazer com que a população aprenda a contribuir para controle e redução do número de casos de dengue. “Os agentes me ajudaram a identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypit, além de várias dicas excelentes para o dia a dia”, ressaltou Maria de Lurdes.
A próxima ação acontece nesta segunda-feira (03/02), no bairro Praia das Palmeiras, das 8h às 14h. Moradores podem colaborar com a mobilização limpando seus quintais e deixando para fora objetos que acumulam água que não são mais utilizados.
Esta força tarefa conta, em especial, com a Operação Cata-Treco, que passará pelos bairros com maior número de casos positivos de dengue. A ação tem como intuito recolher esses materiais deixados por moradores. O trabalho é sempre realizado, das 8h às 14h, e todos os bairros envolvidos receberão avisos antes das ações por meio de moto e carro de som.
Todo este trabalho conta com 65 agentes do Programa “Minha Família Sem Dengue” que percorrem casas com coletes e crachás de identificação. Durante a ação também ocorre distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.

#PraCegoVer: Agente realiza fiscalização dentro do quintal de uma residência. A agente, que está devidamente uniformizada com um colete de cor azul e laranja e crachá, segura um pneu e faz uma análise. É possível observar outros materiais como plásticos e madeiras (Foto: Divulgação/PMC)
No sábado (25/01), a mesma força tarefa também esteve no bairro Rio do Ouro e retirou três caminhões de resíduos e materiais que acumulavam água, que foram deixados por moradores em frente às residências.
Dando continuidade nas ações do Programa “Minha Família Sem Dengue”, na terça-feira (04/02), será a vez dos bairros Jardim Britânia e Aruan.
Na quarta-feira (05), a ação ainda será no Aruan e também iniciada no bairro do Indaiá. Na quinta e sexta-feira (06 e 07), a operação será finalizada no bairro Indaiá.
Carro e moto de som passarão pelos bairros para lembrar o morador da importância da ação e convocar a limpar o seu quintal e deixar para fora de sua residência objetos que acumulam água e que possam ser vetores para criadouros.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fala sobre a importância da participação direta de todos no combate à dengue. “Nossos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue estão passando diariamente pelos bairros para orientar a cada morador sobre como eliminar corretamente criadouros do mosquito da dengue. Pedimos para que se atentem aos coletes e crachás de identificação e receba-os. Além disso, limpem seus quintais e descartem o que acumula água para retirarmos com nossos caminhões”, alertou.
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou em 2020, 283 notificações de dengue. Destas, 46 casos foram confirmados como positivos e 237 negativos até a última quarta-feira (29).
Confira o cronograma da primeira semana de mutirões:
Segunda-feira (03/02) – Praia das Palmeiras
Terça-feira (04/02) – Jardim Britânia e Aruan
Quarta-feira (05/02) – Aruan e Indaiá
Quinta-feira (06/02) – Indaiá
Sexta-feira (07/02) – Indaiá
Horário: Das 8h às 14h
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Secretaria de Serviços Públicos promove zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos seguem simultaneamente nos bairros Jardim Tarumãs, Perequê-Mirim, Pegorelli (Residencial Nova Caraguá 1), Travessão (Bosque dos Guanandis), Pontal Santamarina, Olaria, Jetuba, Massaguaçu, Jardim do Sol e Cocanha. Desde segunda-feira (28/4), grupos de funcionários da Secretaria de Serviços Públicos limpam ruas, praças, quadras