Pesquisar No Site

CCZ Caraguatatuba realiza 150 adoções em 2019 e alerta sobre as responsabilidades

Publicado em: 09/12/2019
Destaques
CCZ Caraguatatuba realiza 150 adoções em 2019 e alerta sobre as responsabilidades
CCZ Caraguatatuba realiza 150 adoções em 2019 e alerta sobre as responsabilidades

Durante todo o ano de 2019, 150 animais conquistaram um novo lar nas Feiras de Adoção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba e também diretamente na unidade. De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, o local está aberto ao público interessado em adotar um novo amigo.

#PraCegoVer: Cachorro de pelagem amarela posa para foto. (Foto: Divulgação/PMC)

Além disso, cinco feiras de adoção foram promovidas aos sábados, conforme cronograma municipal, para facilitar o processo de adoção por parte de interessados no decorrer do ano.

No último sábado (07), seis animais foram adotados e, em janeiro de 2020, o cronograma de Feiras de Adoção do próximo semestre já será divulgado.

O coordenador do CCZ Caraguatatuba, Guilherme Garrido, afirma que o mais importante é que os interessados levem a documentação correta e tenham a ciência da grande responsabilidade que terão ao adotar um animal.

Em todas as feiras ou diretamente no CCZ, interessados devem ter em mãos documentos pessoais para apresentação (RG/CPF) e comprovante de endereço.

“Especialmente em nossas feiras de adoção, durante todo o ano de 2019, promovemos a adoção de 21 animais. Estas são conquistas muito importantes para nós; pois conseguimos, desta forma, reintroduzir estes animais em um novo lar. É de extrema relevância que os interessados tragam a documentação correta. O registro destes dados oficializa o fato do adotante passar a assumir o animal legalmente”, explica.

Para o coordenador, não se trata somente de burocracia, mas do início de responsabilidades reais do dono para com o animal. “Este animal precisará ser abrigado em local adequado, com alimentação e restrição de acesso à rua. Até mesmo este acesso deve ser feito sob monitoramento e supervisão do novo proprietário com uso de coleira e guia”, destaca.

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, informa que abandono de animais em vias públicas é considerado maus tratos e isto é crime, conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais 9.650, que prevê multas e até mesmo detenção.

O cronograma de realizações destas feiras de adoção é trabalhado considerando o Termo de Ajuste de Conduta, firmado junto à Promotoria Pública do Município de Caraguatatuba.

Nele, o Centro de Controle de Zoonoses informará a previsão das feiras de adoção a serem realizadas com cães e gatos. Em 2019, a previsão foi de cerca de 30 animais colocados para adoção por feira.

 

Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, dará continuidade à regularização dominial das ocupações de terras devolutas no município, localizadas no bairro Porto Novo. Trata-se de um processo antigo, de quando o Município firmou convênio com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo –

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva

A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando o apelo à população para que o descarte de materiais para a Coleta Seletiva seja feito nos dias e horários corretos, a fim de garantir a eficiência do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibiliza o cronograma completo da coleta pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024
Cinema_bairros_garotocosmico
Cinema nos Bairros tem sessão com pipoca no Pegorelli

O cinema itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sua primeira sessão gratuita de 2024, na quinta-feira (4/4), às 19h, no Centro Comunitário Galpão do Pegorelli, na região sul da cidade. O projeto Cinema nos Bairros tem como intuito proporcionar cultura e entretenimento aos munícipes de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (10), o quadro de vagas de emprego para 234 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 10/04/2024