Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza mais de 200 testes rápidos de HIV e sífilis em ação na UBS Perequê-Mirim

Publicado em: 02/12/2019
Caraguatatuba realiza mais de 200 testes rápidos de HIV e sífilis em ação na UBS Perequê-Mirim
Caraguatatuba realiza mais de 200 testes rápidos de HIV e sífilis em ação na UBS Perequê-Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no sábado (30) o início da Campanha “Fique Sabendo”, ementado ao “Dezembro Vermelho”. A ação da campanha, que se estende até o dia 7 de dezembro, foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Perequê Mirim – José Maurício Borges.

#PraCegoVer: Dois testes rápidos em cima de uma mesa. São dois aparelhos básicos de cor branca Um deles é para HIV e outro sífilis (Foto: Divulgação/PMC)

As atividades foram disponibilizadas pela equipe da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) e voluntários. Foram realizados 240 testes rápidos de HIV e sífilis, por dois enfermeiros e um biomédico, além de palestras e distribuição de preservativos.

A preocupação com as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e Aids é tão grande, que a médica coordenadora e infectologista da UAMI, Caroline Acquaro, disse que “tem muita gente convivendo com as IST’s ou com a Aids sem saber que possui”.

Os testes rápidos são importantes para auxiliar no diagnóstico precoce. “Se você descobre antes, com o tratamento adequado você continua com o vírus, mas nunca vai terá Aids, ou seja, a doença”, ressaltou a médica.

Casada há 42 anos, Dalgisa Gomes Alves, de 59 anos, nunca tinha realizado o teste rápido de HIV e sífilis. “Nunca vi a necessidade e, também, não tinha tempo”, ressaltou.

#PraCegoVer: Em cima de uma mesa, mão de enfermeira segura dedo de paciente. O paciente faz o teste rápido de HIV e sífilis (Foto: Divulgação PMC)

A rapidez do teste e da entrega do resultado chamou a atenção da autônoma, que trabalha ao lado da UBS. “Foi muito rápido, não doeu e achei que a iniciativa é ótima, principalmente para os jovens”. Dalgisa está com a consciência tranquila e sem dúvidas. “Hoje eu tenho certeza que não tenha nada”, acrescentou.

A infectologista pontuou que os casos de HIV e sífilis tiveram um aumento considerável na população jovem, com faixa etária de 15 a 25 anos.

Qual é a melhor maneira de se prevenir?

Embora existam outros métodos, a melhor maneira de prevenção é o uso de preservativo, masculino e feminino.

A rejeição ao uso de preservativo não se classifica por gênero, e sim por faixa etária, onde jovens se mostram muito mais resistentes ao uso. E essa resistência se dá a falta de informação, tanto ao uso do preservativo quanto as doenças que a pessoa pode adquirir.

A coordenadora da UAMI desabafa: “a gente não precisaria estar passando por essa situação se as pessoas tivessem o cuidado de desse proteger, mas a gente sabe que é muito difícil convencer o jovem a usar um preservativo”.

Programação da Campanha “Fique Sabendo”

A campanha começa a partir desta segunda-feira (2) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). As ações, que seguem até o dia 6, contam com palestras e orientações sobre IST´s, distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV e Sífilis.

O encerramento da campanha será realizado no dia 7 de dezembro (sábado), na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no centro de Caraguatatuba. A equipe da UAMI disponibilizará testes rápidos de HIV e Sífilis, além de orientações sobre as infecções, com abordagens dinâmicas.

Confira aqui a programação de sua Unidade Básica de Saúde de referência e participe.

Carregando Álbum de Fotos

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove caminhada de conscientização e reforça combate ao trabalho infantil
Caraguatatuba promove caminhada de conscientização e reforça combate ao trabalho infantil

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na manhã de sexta-feira (12), a Caminhada em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. A mobilização reuniu representantes do poder público, instituições parceiras, crianças, adolescentes, educadores e a comunidade em uma grande ação de conscientização sobre a importância da proteção

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 12/06/2026
Caraguatatuba qualifica profissionais e fortalece integração da política de Assistência Social para aprimorar atendimento à população
Caraguatatuba qualifica profissionais e fortalece integração da política de Assistência Social para aprimorar atendimento à população

A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na última segunda-feira (8), no Auditório do Centro Universitário Módulo, o seminário “É de CRAS ou é de CREAS? Referência e Contrarreferência no SUAS”, ministrado pela especialista e psicóloga Ana Pincolini. A capacitação reuniu cerca de 150 servidores da área da assistência social, entre equipes

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 09/06/2026
Basquete feminino sub-15 de Caraguatatuba estreia com duas vitórias no torneio Região III da Federação Paulista
Basquete feminino sub-15 de Caraguatatuba estreia com duas vitórias no torneio Região III da Federação Paulista

A equipe sub-15 do Projeto Socioeducativo Massaguaçu Basketball Feminino começou sua participação no torneio da Região III da Federação Paulista de Basketball com duas vitórias e assumiu a liderança da competição. As partidas foram disputadas no Ginásio do CTI, em Taubaté, no último sábado (30). Representando Caraguatatuba, o time venceu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/06/2026
Corpo de Baile de Caraguatatuba (10)
Corpo de Baile de Caraguatatuba é selecionado para Programa de Qualificação em Dança 2026

O Corpo de Baile de Caraguatatuba celebra mais uma importante conquista em sua trajetória artística: a seleção para o Programa de Qualificação em Dança (PQD) 2026 – iniciativa do CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, – voltado ao fortalecimento de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 21/05/2026
Capacitação fortalece comunicação e amplia oportunidades de financiamento para projetos culturais
Capacitação fortalece comunicação e amplia oportunidades de financiamento para projetos culturais

Aproximadamente 30 pessoas participaram nos dias 28 e 29 de maio, no Polo Cultural do Centro, em Caraguatatuba, do curso gratuito “Crie o Plano de Comunicação e Captação de Recursos de um Projeto Cultural”. A iniciativa foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo, a

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/06/2026