Pesquisar No Site
Região Norte de Caraguatatuba ganha Ecoponto e Praça do Idoso
Região Norte de Caraguatatuba ganha Ecoponto e Praça do Idoso
A população da região Norte de Caraguatatuba recebeu, nesta terça-feira (19/11), a Praça do Idoso “Virgilio Colbert Barone” e uma unidade do Ecoponto no bairro Massaguaçu, que atenderá também Jetuba, Capricórnio, Cocanha e Tabatinga.

#PraCegoVer: Playground acessível para utilização de pessoas com deficiência, nas cores laranja e vermelho. Tem balanço, gangorra, carrossel acessíveis (Foto: Divulgação/PMC)
A entrega oficial contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, secretários municipais, vereadores, comunidade da região e familiares do homenageado.
Emocionada, a viúva do homenageado, Mara Barone, contou que o casal chegou ao bairro há 40 anos e passou a vida lutando por melhorias no Massaguaçu. “Chegamos, não tinha luz, nem água e aos poucos fomos, juntamente com os moradores, buscando o melhor para todos. Agradeço muito por essa homenagem que será levada para sempre”, disse.
O prefeito Aguilar Junior destacou a alegria em homenagear pessoas que realmente fizeram algo pelo bairro. “A realização é nossa por eternizar o nome de uma pessoa que lutou e conseguiu melhorar as condições do local em que morava”, disse se referindo ao homenageado.

#PraCegoVer: Pessoas descerrando a placa inaugural (Foto: Divulgação/PMC)
Ele também reforçou a preocupação em proporcionar atrativos, bens e serviços aos idosos da cidade. Além de inaugurar também mais uma obra de referência ao município, o Ecoponto.
“O Ecoponto é um lugar limpo, organizado e cuidado por profissionais preparados para receber os resíduos, com o descarte correto. Caraguatatuba sai à frente das cidades do Litoral Norte, enfrentando o que nunca foi enfrentado, dentro da gestão de resíduos sólidos. Promovemos com este projeto mais qualidade de vida e oportunidades com o cuidado ao meio ambiente”, disse o prefeito.
Aguilar Junior também ressaltou as melhorias na região nesses três anos de gestão. “Já implantamos no Massaguaçu uma UPA 24 horas, ponte, estamos resolvendo a questão da drenagem e vamos continuar olhando para este local, entregando muito mais melhorias”.
Ecoponto
Esta é a terceira unidade instalada no município. A cidade já conta com outros dois nos bairros Martim de Sá e Balneário Golfinhos. É uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de resíduos volumosos de construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

#PraCegoVer: Baias de divisórias do Ecoponto (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), cerca de 60 toneladas de resíduos sólidos serão recebidas por mês no Massaguaçu. A destinação da maioria dos resíduos será diária, garantindo que o espaço esteja limpo e organizado. O local possui guarita e controle de acesso, que impedirá o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido.
O que pode ser descartado: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.
O que não pode ser descartado: lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.
O Ecoponto Massaguaçu fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionará de segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h às 12h.
Praça do Idoso
Ganha paisagismo, arborização, bancos, playground acessível para pessoas com deficiência, e idosos, iluminação, lixeiras, bicicletários, mesa de jogos (damas e xadrez), além de aparelhos de ginástica para a Terceira Idade.
Segundo a Prefeitura, a praça servirá de ponto de encontro e acolhimento dos idosos, mas também para realizar eventos promovidos pela comunidade.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Reunião regional debate melhorias para pescadores do Litoral Norte
Representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba participaram, na tarde da última segunda-feira (26), de uma reunião conjunta com as colônias de pescadores de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. O encontro ocorreu na sede da Colônia de Pescadores Z-8 “Benjamin Constant”, no bairro Indaiá, em
Circuito Mirim de Natação reúne 186 atletas em Caraguatatuba durante disputa da 2ª etapa
A 2ª etapa do Circuito Mirim de Natação reuniu atletas, familiares e admiradores da modalidade no último sábado (17), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba. A competição atraiu o público às arquibancadas para acompanhar as provas e prestigiar os jovens nadadores. Realizado pela Federação Aquática Paulista (FAP),
Nadadores de Caraguatatuba participam da Seletiva Troféu Kim Mollo 2026
Caraguatatuba esteve representada na Seletiva Troféu Kim Mollo 2026, realizada entre os dias 9 e 11 de outubro, em Mococa, no interior de São Paulo. A competição reuniu cerca de 550 nadadores de todo o estado, selecionados entre os 16 melhores classificados de cada prova, com representantes das oito regiões
Prova de vida dos aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de outubro termina no dia 31
Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), que são aniversariantes de outubro, podem fazer a prova de vida obrigatória presencialmente até o dia 29 (quinta-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou até 31 de
Líder e invicta, equipe de basquete Sub-17 de Caraguatatuba busca mais uma vitória na Copa Metropolitana
A Copa Metropolitana de Basquete Sub-17 chega a Caraguatatuba para mais uma rodada da competição no dia 10 de outubro, às 14h. A equipe enfrenta o Tênis Clube Taubaté, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Líder da competição, Caraguatatuba chega ao confronto invicta e com 100% de aproveitamento, em