Pesquisar No Site
Região Norte de Caraguatatuba ganha Ecoponto e Praça do Idoso
Região Norte de Caraguatatuba ganha Ecoponto e Praça do Idoso
A população da região Norte de Caraguatatuba recebeu, nesta terça-feira (19/11), a Praça do Idoso “Virgilio Colbert Barone” e uma unidade do Ecoponto no bairro Massaguaçu, que atenderá também Jetuba, Capricórnio, Cocanha e Tabatinga.

#PraCegoVer: Playground acessível para utilização de pessoas com deficiência, nas cores laranja e vermelho. Tem balanço, gangorra, carrossel acessíveis (Foto: Divulgação/PMC)
A entrega oficial contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, secretários municipais, vereadores, comunidade da região e familiares do homenageado.
Emocionada, a viúva do homenageado, Mara Barone, contou que o casal chegou ao bairro há 40 anos e passou a vida lutando por melhorias no Massaguaçu. “Chegamos, não tinha luz, nem água e aos poucos fomos, juntamente com os moradores, buscando o melhor para todos. Agradeço muito por essa homenagem que será levada para sempre”, disse.
O prefeito Aguilar Junior destacou a alegria em homenagear pessoas que realmente fizeram algo pelo bairro. “A realização é nossa por eternizar o nome de uma pessoa que lutou e conseguiu melhorar as condições do local em que morava”, disse se referindo ao homenageado.

#PraCegoVer: Pessoas descerrando a placa inaugural (Foto: Divulgação/PMC)
Ele também reforçou a preocupação em proporcionar atrativos, bens e serviços aos idosos da cidade. Além de inaugurar também mais uma obra de referência ao município, o Ecoponto.
“O Ecoponto é um lugar limpo, organizado e cuidado por profissionais preparados para receber os resíduos, com o descarte correto. Caraguatatuba sai à frente das cidades do Litoral Norte, enfrentando o que nunca foi enfrentado, dentro da gestão de resíduos sólidos. Promovemos com este projeto mais qualidade de vida e oportunidades com o cuidado ao meio ambiente”, disse o prefeito.
Aguilar Junior também ressaltou as melhorias na região nesses três anos de gestão. “Já implantamos no Massaguaçu uma UPA 24 horas, ponte, estamos resolvendo a questão da drenagem e vamos continuar olhando para este local, entregando muito mais melhorias”.
Ecoponto
Esta é a terceira unidade instalada no município. A cidade já conta com outros dois nos bairros Martim de Sá e Balneário Golfinhos. É uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de resíduos volumosos de construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

#PraCegoVer: Baias de divisórias do Ecoponto (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), cerca de 60 toneladas de resíduos sólidos serão recebidas por mês no Massaguaçu. A destinação da maioria dos resíduos será diária, garantindo que o espaço esteja limpo e organizado. O local possui guarita e controle de acesso, que impedirá o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido.
O que pode ser descartado: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.
O que não pode ser descartado: lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.
O Ecoponto Massaguaçu fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionará de segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h às 12h.
Praça do Idoso
Ganha paisagismo, arborização, bancos, playground acessível para pessoas com deficiência, e idosos, iluminação, lixeiras, bicicletários, mesa de jogos (damas e xadrez), além de aparelhos de ginástica para a Terceira Idade.
Segundo a Prefeitura, a praça servirá de ponto de encontro e acolhimento dos idosos, mas também para realizar eventos promovidos pela comunidade.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Minissérie “Contos no Macc” finaliza gravações e celebra identidade caiçara com inovação audiovisual em Caraguatatuba
A riqueza do folclore brasileiro e a tradição oral caiçara ganham nova vida na minissérie “Contos no MACC”. Após uma intensa imersão técnica e artística realizada durante as madrugadas de 20 a 22 de junho, a produção concluiu com sucesso sua etapa de filmagens no Museu de Arte e Cultura
Fundo Social entrega cobertores ao Lar São Francisco de Assis dentro da Campanha do Agasalho 2026
O Fundo Social de Caraguatatuba entregou cobertores e kits alimentação ao Lar São Francisco de Assis, que assiste atualmente aproximadamente 87 idosos e familiares no município, além de administrar uma Instituição de Longa Permanência no Pontal de Santamarina e um Centro de Convivência, na sede, no Perequê-Mirim. A ação faz
Vigilância Sanitária apreende mais de 2,3 mil maços de cigarros irregulares em supermercado de Caraguatatuba
A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba apreendeu 2.370 maços de cigarros irregulares durante uma inspeção de rotina em um supermercado localizado na região sul do município. Os produtos, fabricados no Paraguai, não possuem registro ou autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), condição obrigatória para a comercialização no Brasil. Segundo
GCM amplia ações preventivas e mantém presença constante em bairros e espaços públicos
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba mantém atuação diária e intensifica o patrulhamento preventivo em todas as regiões do município, reforçando o compromisso com a segurança da população e a preservação da ordem pública. Ao longo do mês de julho de 2026, além de atender às ocorrências registradas pelos
NOTA OFICIAL – PONTO DE ÔNIBUS DANIFICADO EM CARAGUATAUBA
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que na última sexta-feira (3), por volta das 15 horas, o ponto de ônibus da Avenida José Herculano, próximo à lotérica do bairro Porto Novo, foi danificado após um acidente de trânsito. De Acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, não houve