Pesquisar No Site
Oficina da Horta à Mesa é encerrado no Conjunto Habitacional Nova Caraguá II

Oficina da Horta à Mesa é encerrado no Conjunto Habitacional Nova Caraguá II
O encerramento da oficina “Da Horta à Mesa”, sexta-feira (1º), foi com uma bancada farta e deliciosa: arrumadinho de berinjela, biscoito salgado com ervas, patê de salvia, mousse de pitanga e cambuci, bolo mousse de maracujá, brigadeiro de camomila e sucos de pitanga e cambuci. Tudo preparado pelas alunas com a supervisão da nutricionista Valquíria Imaculada Rosa, e da auxiliar de cozinha Cinara Tegon, ambas do Sesi de São José dos Campos.
O workshop é um dos vários oferecidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, Caixa Econômica Federal (CEF) e o SESI. Essa parceria visa propiciar cursos de geração de renda para 730 famílias do residencial “Nova Caraguá ll”.

#PraCegoVer Interior do caminhão escola do Sesi. Alunos e professores posam para foto atrás da bancada. Todos usam touca para prender os cabelos. Na bancada estão vários alimentos produzidos por eles durante a oficina. (Foto: Divulgação/PMC)
A capacitação “Da Horta à Mesa” teve início na terça-feira (29/10), quando a bióloga (SESI), Maria de Fátima Oliveira, ensinou às participantes a plantar ervas para temperos (alecrim, manjericão, salsa, cebolinha, sálvia, etc.), tempo de florescimento, como combater pragas, como produzir substrato orgânico em casa, compostagem, entre outras técnicas de plantio.
A segunda parte da oficina ficou por conta da nutricionista, Valquíria Rosa, que instruiu sobre benefícios e propriedades dos alimentos, dicas de saúde, receitas e modos de preparo.
Desempregada, Elayne Viana da Conceição, 37 anos, disse que fez várias oficinas e já está vendendo bolos. “Os cursos foram bons para mim e para minha família. Com os produtos que faço consigo ganhar um dinheirinho. Também estou repassando os ensinamentos ao meu sogro e sogra, inclusive dicas de saúde”, contou.
A vizinha, Maria Aparecida Salermo, 61 anos, fez as oficinas de “Hambúrguer Gourmet; Sopas, Cremes e Caldos; e da Horta à Mesa. “Aprendi muitas coisas aqui. Inclusive o que posso comer ou não, porque sou diabética e hipertensa. Agora, quero plantar temperos, fazer produtos para vender e ter uma renda melhor”, afirmou.
As oficinas tiveram início em agosto e vão até o primeiro semestre de 2020. As aulas ocorrem no caminhão escola do SESI, estacionado nas dependências do Ciase Travessão. Os interessados em participar das próximas formações devem apresentar documento com foto e comprovante de endereço no Ciase Travessão, que fica na Rua Henrique Maximiliano Coelho Neto, 100.
Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe