Pesquisar No Site
Procon promove palestra aos alunos da EJA sobre boas práticas de uso do dinheiro e planejamento do futuro

Procon promove palestra aos alunos da EJA sobre boas práticas de uso do dinheiro e planejamento do futuro
O tema “Inteligência Financeira” foi abordado pelo gerente geral da Caixa Econômica Federal de Caraguatatuba, Marcos C. Brayner Jr, especialista em Investimentos e Produtos de Seguridade, em palestra para os alunos da Escola de Jovens e Adultos (EJA), da EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira e EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar.

#PraCegoVer Anfiteatro da Fundacc. O palestrante Marcos C. Brayner Jr está no palco. Ele fala para homens e mulheres que estão sentados na plateia. (Foto: Divulgação/PMC)
De acordo com Brayner Jr, o caminho para a inteligência financeira é o autoconhecimento. “Saber quanto se gasta é mais importante do que quanto se ganha por mês”, frisou.
O gerente também chamou a atenção para o endividamento individual do brasileiro. “Cerca de 65% da população economicamente ativa do Brasil está endividada. A causa é que as pessoas gastam mais do que ganham. Para mudar isso é preciso modificar o modelo mental. Fundamental desenvolver o hábito de controle de gastos. Se você não muda o modelo mental, não consegue guardar dinheiro, renegociar dívidas e economizar dinheiro”, ressaltou.
A dica do especialista em finanças é que a pessoa guarde, mensalmente, 20% do salário. Para isso é preciso ter disciplina e controle. “Se não seguirmos rigorosamente essa meta, não conseguimos realizar sonhos como comprar a casa própria, um carro, fazer uma faculdade, entre outros”, destacou.
O gerente explicou que há várias formas de investir: como poupança, CDB, LCI/LCA, que são fundos de renda fixa conservadores. Há também a previdência privada, que é um fundo de investimento previdenciário, os títulos públicos ou tesouro direto ou investimento em ações que é uma renda variável. “Todas essas opções podem ser discutidas com o gerente do banco, de qual será a melhor para a pessoa”, disse.
Outro assunto abordado pelo palestrante foi o empréstimo. Ele esclareceu que o empréstimo pessoal é o mais caro, porque é onde há maior inadimplência. Já o consignado, que desconta na folha de pagamento, os juros são menores e giram em torno de 0,92% a 2% ao mês.
“Tomem cuidado com empréstimos. Financiamento de automóvel é alto. Juros 0% propagado pelas concessionárias, não existe. Financiamento da casa própria também não é barato. Fiquem atentos para não ficarem com o CPF comprometido na praça. Não paguem contas atrasadas. Brasileiro tem o hábito de pagar conta atrasada para o seu score, ou seja, nota, não é boa. Os bancos sabem se você paga as contas em dia ou não. Cuidem das contas pessoais e sempre gastem menos do que ganham”, aconselhou.
O soldador Diram Ferreira dos Santos, 45 anos, contou que consegue economizar. “Estou construindo um ponto de comércio para mim, justamente com o que consegui guardar”, declarou.
A cozinheira Zulmira Nunweler, 58 anos, parou de estudar no 3º ano primário. Agora pretende concluir o 2º grau para ser mais valorizada no mercado de trabalho. Sobre a dica do palestrante de guardar os 20% do salário todo mês, ela segue à risca. “Desde criança minha mãe me ensinou a anotar as despesas em um caderno. Até hoje faço isso. Pago tranquilamente aluguel, luz, água e lazer. Sou muito regrada” afirmou.
A faxineira Vanízia Rosa de Oliveira, 50 anos, contou que mesmo não tendo emprego com carteira assinada, consegue pagar as contas de casa. “Tudo que ele falou é muito interessante. O que aprendi aqui, vou repassar para minha filha que tem 17 anos e ainda vai entrar no mercado de trabalho”,disse.
O evento foi uma iniciativa do Procon em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba realizado no auditório da Fundacc, quinta-feira (31).
Golpe – O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, fez uma alerta contra duas artimanhas recorrentes na cidade, no momento. “Muitas pessoas caem no golpe da empresa que promete limpar o nome da pessoa para obterem novamente linhas de crédito. Os supostos funcionários pedem uma série de cópias de documentos e o pagamento de um valor para limparem o nome do interessado. À medida que a pessoa cobra resultados, os criminosos exigem outros documentos e mais dinheiro. Até que a pessoa percebe que foi enganada. O mesmo acontece em outro golpe: pedem dinheiro para conseguir liberar empréstimo em banco. Não caiam nessa. Qualquer negociação pode ser feita por meio do Procon, gratuitamente, e os empréstimos devem ser negociados diretamente no banco”, alertou o diretor do Procon.
Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Governo Municipal convoca professores e psicopedagogos aprovados na Prova Objetiva para Avaliação de Títulos
O governo municipal informa que estão convocados para a Avaliação de Títulos os candidatos que foram aprovados e classificados na Prova Objetiva, do concurso para Professor de Educação Básica 1 e 2, Professor Adjunto 1 e Psicopedagogo. Os títulos para análise deverão ser enviados (imagem do documento original ou cópia

Circo Navegador apresenta peça teatral ‘Cirquim do Serafim’ neste domingo na Praça da Cultura
O Circo Navegador apresenta neste domingo (10/8), às 10h, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, a peça teatral ‘Cirquim do Serafim’ – uma metáfora da história do circo brasileiro, escrito e dirigido pelo ator e Mestre da Cultura Popular, Luciano Draetta. Na obra, dois palhaços cultuam a imagem

Guarda Civil de Caraguatatuba detém motorista com veículo clonado
Um homem foi detido dirigindo um carro com sinais de identificação adulterados na noite de quarta-feira (13). A ocorrência foi atendida pela Guarda Civil Municipal (GCM) durante patrulhamento preventivo no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba. Os agentes receberam um alerta do COI (Centro de Operações Inteligentes) que informou sobre a existência

Caraguatatuba instaura protocolo de atendimento aos usuários com indicação para uso de cateter hidrofílico
O município vai implantar um protocolo clínico voltado ao atendimento de usuários com indicação para uso de cateter hidrofílico. O lançamento oficial será nesta quinta-feira (14), às 8h30, na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), com a programação “Caraguatatuba em Ação – Um

Próxima oficina do Pontos MIS “Da ideia ao roteiro” está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Fundacc, promove no dia 5 de agosto (terça-feira), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro”, com Luis Carlos