Pesquisar No Site

Procon promove palestra aos alunos da EJA sobre boas práticas de uso do dinheiro e planejamento do futuro

Publicado em: 01/11/2019
Procon promove palestra aos alunos da EJA sobre boas práticas de uso do dinheiro e planejamento do futuro
Procon promove palestra aos alunos da EJA sobre boas práticas de uso do dinheiro e planejamento do futuro

O tema “Inteligência Financeira” foi abordado pelo gerente geral da Caixa Econômica Federal de Caraguatatuba, Marcos C. Brayner Jr, especialista em Investimentos e Produtos de Seguridade, em palestra para os alunos da Escola de Jovens e Adultos (EJA), da EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira e EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar.

#PraCegoVer Anfiteatro da Fundacc. O palestrante Marcos C. Brayner Jr está no palco. Ele fala para homens e mulheres que estão sentados na plateia. (Foto: Divulgação/PMC)

De acordo com Brayner Jr, o caminho para a inteligência financeira é o autoconhecimento. “Saber quanto se gasta é mais importante do que quanto se ganha por mês”, frisou.

O gerente também chamou a atenção para o endividamento individual do brasileiro. “Cerca de 65% da população economicamente ativa do Brasil está endividada. A causa é que as pessoas gastam mais do que ganham. Para mudar isso é preciso modificar o modelo mental. Fundamental desenvolver o hábito de controle de gastos.  Se você não muda o modelo mental, não consegue guardar dinheiro, renegociar dívidas e economizar dinheiro”, ressaltou.

A dica do especialista em finanças é que a pessoa guarde, mensalmente, 20% do salário. Para isso é preciso ter disciplina e controle. “Se não seguirmos rigorosamente essa meta, não conseguimos realizar sonhos como comprar a casa própria, um carro, fazer uma faculdade, entre outros”, destacou.

O gerente explicou que há várias formas de investir: como poupança, CDB, LCI/LCA, que são fundos de renda fixa conservadores. Há também a previdência privada, que é um fundo de investimento previdenciário, os títulos públicos ou tesouro direto ou investimento em ações que é uma renda variável. “Todas essas opções podem ser discutidas com o gerente do banco, de qual será a melhor para a pessoa”, disse.

Outro assunto abordado pelo palestrante foi o empréstimo. Ele esclareceu que o empréstimo pessoal é o mais caro, porque é onde há maior inadimplência. Já o consignado, que desconta na folha de pagamento, os juros são menores e giram em torno de 0,92% a 2% ao mês.

“Tomem cuidado com empréstimos. Financiamento de automóvel é alto. Juros 0% propagado pelas concessionárias, não existe. Financiamento da casa própria também não é barato. Fiquem atentos para não ficarem com o CPF comprometido na praça. Não paguem contas atrasadas. Brasileiro tem o hábito de pagar conta atrasada para o seu score, ou seja, nota, não é boa. Os bancos sabem se você paga as contas em dia ou não. Cuidem das contas pessoais e sempre gastem menos do que ganham”, aconselhou.

O soldador Diram Ferreira dos Santos, 45 anos, contou que consegue economizar. “Estou construindo um ponto de comércio para mim, justamente com o que consegui guardar”, declarou.

A cozinheira Zulmira Nunweler, 58 anos, parou de estudar no 3º ano primário. Agora pretende concluir o 2º grau para ser mais valorizada no mercado de trabalho. Sobre a dica do palestrante de guardar os 20% do salário todo mês, ela segue à risca. “Desde criança minha mãe me ensinou a anotar as despesas em um caderno. Até hoje faço isso. Pago tranquilamente aluguel, luz, água e lazer. Sou muito regrada” afirmou.

A faxineira Vanízia Rosa de Oliveira, 50 anos, contou que mesmo não tendo emprego com carteira assinada, consegue pagar as contas de casa. “Tudo que ele falou é muito interessante. O que aprendi aqui, vou repassar para minha filha que tem 17 anos e ainda vai entrar no mercado de trabalho”,disse.

O evento foi uma iniciativa do Procon em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba realizado no auditório da Fundacc, quinta-feira (31).

Golpe – O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, fez uma alerta contra duas artimanhas recorrentes na cidade, no momento. “Muitas pessoas caem no golpe da empresa que promete limpar o nome da pessoa para obterem novamente linhas de crédito. Os supostos funcionários pedem uma série de cópias de documentos e o pagamento de um valor para limparem o nome do interessado. À medida que a pessoa cobra resultados, os criminosos exigem outros documentos e mais dinheiro. Até que a pessoa percebe que foi enganada. O mesmo acontece em outro golpe: pedem dinheiro para conseguir liberar empréstimo em banco. Não caiam nessa. Qualquer negociação pode ser feita por meio do Procon, gratuitamente, e os empréstimos devem ser negociados diretamente no banco”, alertou o diretor do Procon.

 

Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura abre inscrições para workshop de técnica de vendas na próxima semana
Prefeitura abre inscrições para workshop de técnica de vendas na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza de 25 de março a 4 de abril, inscrições para jovens entre 16 e 29 anos que queiram participar do workshop de técnicas de vendas. Serão disponibilizadas 40 vagas e o objetivo é qualificar esse público para o primeiro emprego. Durante o curso, os jovens

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 18/03/2024
Parque Natural do Juqueriquerê recebe visita de idosos e PcDs do Ciapi
Parque Natural do Juqueriquerê recebe visita de idosos do Ciapi

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), em Caraguatatuba, recebeu na tarde dessa sexta-feira (15) a visita de 59 idosos e pessoas com deficiência (PcDs), do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI-Acalento). O objetivo do passeio foi oferecer ao grupo uma tarde de lazer

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 15/03/2024
Caraguatatuba participa da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde que visa melhorar a oferta de serviços da pasta
Caraguatatuba participa da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde que visa melhorar a oferta de serviços da pasta

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde participaram nesta segunda-feira (18), em São José dos Campos, da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde, promovida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS 17) que representa 39 municípios. O evento contou com a presença do governador

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 19/03/2024
Prefeitura fiscaliza denúncia de extravazamento de esgoto na Prainha e desmatamento na Martim de Sá
Prefeitura fiscaliza denúncia de extravazamento de esgoto na Prainha e desmatamento na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, e em parceria com a Polícia Militar Ambiental, realizou uma fiscalização após denúncia de um suposto extravazamento de esgoto na Prainha, região central da cidade. Na oportunidade, acompanhado de técnicos da Sabesp, a equipe da Prefeitura e os policiais ambientais

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 12/03/2024
Times avançam para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

Na última sexta-feira (22), o ginásio do Morro do Algodão recebeu as partidas pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal, onde dois times garantiram sua vaga nas quartas de final. O time Eduardo Stadium brilhou ao marcar 10 gols contra os adversários Borussia, garantindo assim sua

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024