Pesquisar No Site
Pró Mulher de Caraguatatuba realiza Mutirão de Mamografia em dois sábados com agendamento na UBS

Pró Mulher de Caraguatatuba realiza Mutirão de Mamografia em dois sábados com agendamento na UBS
Mulheres acima de 40 anos interessadas em fazer exames de mamografias e consultas ginecológicas poderão solicitar agendamento diretamente no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) durante todo o mês de outubro, em menção ao Outubro Rosa.

#PraCegoVer: Mulher de costas é fotografada realizando mamografia (Foto: Luis Gava/PMC).
Nos sábados (19 e 26/10) haverá realização de mamografia a mulheres agendadas diretamente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Interessadas em realizar exames nessas datas devem procurar sua UBS de referência para avaliar possibilidade de agendamento.
Fora do período da campanha, dentro das ações de rotina da Secretaria de Saúde, esses exames, por protocolo, devem ser agendados junto à Unidade Básica de Saúde de referência da paciente.
Mundialmente conhecido, o Outubro Rosa é o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O Ministério da Saúde estima que no biênio 2018/2019 o Brasil deve registrar em torno de 600 mil casos novos de câncer para cada ano. Os cânceres de próstata (68 mil) em homens e mama (60 mil) em mulheres serão os mais frequentes.
Nas mulheres, os cânceres de mama, intestino, colo do útero, pulmão e tireoide figurarão entre os principais.
Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor.
O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba mobiliza população em ações de combate ao trabalho infantil
A Secretaria de Assistência Social promoveu duas importantes ações de conscientização contra o trabalho infantil em alusão ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na última quinta-feira (12). As atividades mobilizaram crianças, adolescentes, adultos e comerciantes, e reforçou o compromisso do município na proteção dos direitos da infância e

Espetáculo “A Farsa da Boa Preguiça” tem apresentações gratuitas em Caraguatatuba
O Coletivo Teatral Rocambole Cósmico apresenta “A Farsa da Boa Preguiça”, uma montagem adaptada da obra de Ariano Suassuna com classificação livre e entrada gratuita. Neste sábado (21) e no próximo (28), tem sessão às 15h e também às 16h30 na Praça do Caiçara. No domingo (22), às 16h, o Auditório

Fiscalização ambiental no bairro Barranco Alto coíbe irregularidades
A equipe de fiscalização e monitoramento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba realizou, na última sexta-feira (6), uma operação no bairro Barranco Alto, na região sul do município, com foco nas áreas com possíveis intervenções irregulares, como descarte de resíduos e supressão de vegetação. De

Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres
A primeira de oito pré-conferências preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Caraguatatuba ocorreu na tarde de quarta-feira (11), na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira e contou com a participação de mulheres

Caraguatatuba integra rede estadual de cidades mapeadas para produções audiovisuais
Caraguatatuba passa a integrar a lista de municípios selecionados pelo Governo do Estado de São Paulo como possíveis locações para filmagens da São Paulo State Film Commission. A cidade é uma das 11 novas parceiras da iniciativa, coordenada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com o objetivo de