Pesquisar No Site

Votação on-line amplia participação em 53,5% e agiliza apuração na eleição da CIPAA dos servidores municipais de Caraguatatuba

Votação on-line amplia participação em 53,5% e agiliza apuração na eleição da CIPAA dos servidores municipais de Caraguatatuba
Votação on-line amplia participação em 53,5% e agiliza apuração na eleição da CIPAA dos servidores municipais de Caraguatatuba

A eleição on-line dos 12 representantes dos servidores na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) do governo municipal de Caraguatatuba da Gestão 2025/2026 contou com 3.220 votos válidos. A escolha foi realizada na última terça-feira (12/8), das 7h às 16h30, no site http://cipaa2025.caraguatatuba.sp.gov.br/.

O voto eletrônico contribuiu para o crescimento do número de funcionários votantes e a agilidade na apuração do resultado.  Em 2024, a eleição da CIPAA 2024/2025 totalizou 2.096 votos válidos.  Esse número aumentou 53,5% em relação ao ano passado.

Nesta edição, 27 candidatos de diversas secretarias disputam seis vagas de titulares e seis suplentes da categoria na comissão. Para votar em um dos concorrentes à CIPAA 2025/2026, o servidor precisou somente digitar o CPF (somente números) nos campos login e senha.

As servidoras Diene Veridiana Farias Soares (Diene RH da Educação), com 537 votos, e Luana de Souza Costa Oliveira (Luana de Souza), com 520 votos, foram eleitas como titular e suplente para as vagas das Secretarias de Educação e Assistência Social na CIPAA.

Nas quatro vagas da Secretaria de Saúde, os servidores escolheram como titulares Anderson de Oliveira Santos (Anderson Peixinho), com 281 votos, e Dayane Oliveira da Silva (Dayane do CEM), com 89 votos. Os suplentes eleitos são Bruna dos Santos Machado (Bruna Machado), com 69 votos, e Adriano Fernandes Gazalli, com 68 votos.

As cadeiras das Secretarias de Serviços Públicos serão ocupadas pelos funcionários eleitos como titulares Marcos Eduardo de Almeida Franco (Marquinhos RH), com 108 votos, e Antônio Clarentino da Silva (Clarentino), com 73 votos, além do suplente Jhonatan Ribeiro dos Santos (Jhonatan Sesep), com 52 votos. Não houve candidatos inscritos para a segunda vaga de suplente da secretaria na comissão.

Os funcionários Fabrício Maximiliano da Silva (Fabrício Maximiliano – Ex-ADI), com 180 votos, e José do Carmo Salles Junior (Zeca Salles), com 90 votos, foram eleitos titular e suplente, respectivamente pelo segmento das demais secretarias (Administração, Assuntos Jurídicos, Comunicação Social, Esporte e Recreação; Governo, Habitação; Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; Obras Públicas; Tecnologia da Informação e Inovação; Segurança Pública e Mobilidade Urbana; Turismo e Urbanismo).

O diretor da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho, Luiz Gustavo do Prado, disse que a eleição da CIPAA da Gestão 2025/2026 foi marcada pelo número expressivo de votos e inovação tecnológica. “Pela primeira vez, o voto nos candidatos da CIPAA foi eletrônico. Esta eleição também registrou uma participação significativa de servidores, facilidade para votar e muita transparência em todo o processo eleitoral”, avaliou.

O resultado preliminar da eleição da CIPAA com a votação de todos os candidatos pode ser conferida na Edição nº 1.660 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (13/8), no site https://diariooficial.caraguatatuba.sp.gov.br/public/consulta. O governo municipal indicará o mesmo número de representantes no órgão.

Eventuais recursos podem ser interpostos nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), conforme o edital de abertura. A divulgação do resultado definitivo ocorre no dia 20 de agosto. Os interessados puderam se inscrever na eleição da CIPAA entre os dias 14 e 28 de julho, pelo site http://cipaa2025.caraguatatuba.sp.gov.br/.

A composição de membros atende ao Artigo 2º da Lei Municipal 1.290/2006, que regulamenta a CIPAA na Prefeitura de Caraguatatuba, bem como a escolha dos membros titulares e suplentes, conforme o disposto no Artigo 5º e Anexo I (secretarias ou agrupamento de secretarias) da legislação. Dessa forma, os servidores votam apenas em um dos candidatos.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador, além da prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no trabalho.

A CIPAA é uma exigência da Norma Regulamentadora (NR) nº 5 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A Portaria nº 4.219, de 20 de dezembro de 2022, do então Ministério do Trabalho e Previdência, alterou a nomenclatura da CIPA para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio, com base na  Lei nº 14.457, de 21 de setembro de 2022 (Institui o Programa Emprega + Mulheres e altera a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, entre outras legislações pertinentes).

A Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 1011 – Centro. Mais informações (12) 3885-1730 ou pelo e-mail cipaa@caraguatatuba.sp.gov.br, das 9h às 16h30.  O edital da eleição está disponível na Edição 1.631 do Diário Oficial Eletrônico do Município do dia 11 de julho. 

Representantes dos Servidores Eleitos para a CIPAA – Gestão 2025/2026

Secretarias de Educação e Assistência Social

Titular: Diene RH da Educação – 537 votos

Suplente: Luana de Souza – 520 votos

Secretaria de Saúde

Titular: Anderson Peixinho – 281 votos

Titular: Dayane do CEM – 89 votos

Suplente: Bruna Machado – 69 votos

Suplente: Adriano Fernandes Gazalli – 68 votos.

Secretaria de Serviços Públicos

Titular: Marquinhos RH – 108 votos

Titular: Clarentino – 73 votos

Suplente: Jhonatan Sesep – 52 votos

Demais secretarias*

Titular: Fabrício Maximiliano – Ex-ADI – 180 votos

Suplente: Zeca Salles – 90 votos

*(Administração, Assuntos Jurídicos, Comunicação Social, Esporte e Recreação; Gabinete do Prefeito; Governo, Habitação; Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; Obras Públicas; Tecnologia da Informação e Inovação; Segurança Pública e Mobilidade Urbana; Turismo e Urbanismo)

Cronograma

14/08/2025 a 15/08/2025 – Interposição e análise de recursos

19/08/2025 – Resposta dos Recursos

20/08/2025 – Divulgação do resultado final da eleição e indicados

21/08/2025 – Assinatura da Ata de Posse / Eleição do Vice-Presidente / Apresentação do Presidente e Representantes do Poder Público

Secretaria de Comunicação Social – 13/8/2025

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba convoca estagiários de dois cursos do processo seletivo de 2026
Prefeitura de Caraguatatuba convoca estagiários de dois cursos do processo seletivo de 2026

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou dois aprovados  do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários nº 01/2026 para se apresentarem até a próxima quarta-feira (16/9), das 9h às 12h e das 14h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/09/2026
Servidores eleitos na CIPA 2026/2027 da Prefeitura de Caraguatatuba tomam posse na próxima semana
Servidores eleitos na CIPA 2026/2027 da Prefeitura de Caraguatatuba tomam posse na próxima semana

A posse dos eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 será na próxima sexta-feira (18/9), às 14h30, na Secretaria de Educação, no Indaiá. O resultado definitivo da eleição on-line da foi publicado na Edição 1.972 do

Leia Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 11/09/2026
Fundo Social reúne mulheres em conversa sobre autocuidado, saúde mental e exames preventivos no Outubro Rosa
Fundo Social reúne mulheres em conversa sobre autocuidado, saúde mental e exames preventivos no Outubro Rosa

Mais de 250 mulheres, entre servidoras efetivas da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), trabalhadoras do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e colaboradoras da empresa Molise, participaram de uma conversa sobre saúde feminina com a psicóloga Jaquelina Teixeira e o ginecologista e obstetra Fernando Borges, na manhã de quinta-feira (1º). Realizado

Leia Mais Notícias Fundo Social Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/10/2026
Caraguatatuba chega à final do Prêmio AMVALE UNITAU em quatro categorias
Caraguatatuba chega à final do Prêmio AMVALE UNITAU em quatro categorias

Caraguatatuba está entre os municípios finalistas do 3º Prêmio AMVALE UNITAU de Gestão Responsável 2026 com quatro projetos desenvolvidos nas áreas de educação, inclusão, turismo e meio ambiente. As iniciativas avançaram para a segunda fase da premiação, que recebeu 322 inscrições de cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 14 - Vida na água ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 23/09/2026
Prova para funções de gestão da Educação de Caraguatatuba será neste domingo
Prova para funções de gestão da Educação de Caraguatatuba será neste domingo

Os candidatos do processo seletivo para designação das funções gratificadas de diretor de escola, vice-diretor e professor coordenador pedagógico da rede municipal de Caraguatatuba fazem neste domingo (27) a prova objetiva, uma das etapas da seleção promovida pela Secretaria Municipal de Educação. A aplicação será no período da manhã. Os

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 24/09/2026