Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de workshop sobre ‘apagão’ na Alemanha

Defesa Civil de Caraguatatuba participa de workshop sobre ‘apagão’ na Alemanha
Um ano após a visita de coronéis do Corpo de Bombeiros da Alemanha a Caraguatatuba, na próxima semana o Vice-Prefeito e Secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Capitão Campos Junior, vai à cidade de Bermerhaven, onde participa de uma troca de experiência com os profissionais.

#PraCegoVer: Nove pessoas da Defesa Civil e Bombeiros estão em pé quando da vinda de coronéis para Caraguatatuba (Foto: Luís Gava/PMC)
Junto com ele seguem o coordenador municipal de Defesa Civil de São José dos Campos, Paulo Henrique Zacarone, o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Júnior, mais três bombeiros, sendo um o coordenador regional da Defesa Civil, capitão Bernardes, um da Escola de Bombeiros, capitão Baruffaldi, e um da Casa Militar, capitão Smario, além de uma tradutora Priscila Orsi.
“Vamos a convite da Fundação Engagement Global, que atua financiando projetos. Eles trouxeram os bombeiros no ano passado e agora estão nos levando, sem qualquer ônus para o município”, explica Campos Júnior.
Com o tema ‘Infraestruturas Críticas e Possíveis Impactos na Sociedade Civil’, o workshop vai debater o cenário de uma hipotética falha de energia generalizada que se estenda por vários dias (apagão).
Segundo Campos Júnior, a expectativa é da elaboração de uma estrutura unificada, um plano de ação (manual de contingência) para as comunidades de Caraguatatuba, de São José dos Campos e do governo estadual, levando em consideração as infraestruturas críticas das cidades e o impacto para a população.
“A ideia é discutir as melhores práticas para agir em questões de segurança, abastecimento de água, esgoto, hospitais, abastecimento de alimentos, remoção e abrigo, enfim, todos os vários segmentos e sistemas da sociedade”.
As palestras serão realizadas entre os dias 21 e 30 de outubro no Quartel do Corpo de Bombeiros de Bremerhaven. Haverá visitas a várias instalações que se referem a esse tema, bem como palestras e debates com vários atores do sistema de contingência desse tipo de risco tecnológico daquela região da Alemanha.
Semelhanças e Diferenças
Bremerhaven é uma cidade litorânea e portuária, no Mar do Norte, na Alemanha, possui cerca de 120 mil habitantes. Lá o Corpo de Bombeiros trabalha muito com o voluntariado. Essa é uma das metas da Defesa Civil, que consta no Plano de Governo: trabalhar junto às comunidades localizadas em área de risco.
“A vinda da comitiva no ano passado foi até em função do que Caraguatatuba já vivenciou, com a Catástrofe de 1967 e a resiliência de seu povo. O brasileiro e o caiçara, em especial, é muito solidário e nossa cidade precisa desenvolver essa cultura de voluntariado e despertar nas pessoas esse sentido de envolvimento e participação organizada”, conclui o secretário.
Veja Também Recentes

XTERRA chega a Caraguatatuba com provas radicais entre praias e trilhas no fim de semana
Caraguatatuba se prepara para receber no próximo fim de semana, a 4ª edição consecutiva do XTERRA, o maior circuito off-road do mundo. A etapa promete transformar a cidade no ponto de encontro de atletas profissionais e amadores que buscam desafios, adrenalina e contato direto com a natureza. O palco das

Última edição do Projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’ é neste sábado na Casa da Democracia
O Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (16/8), às 9h, o quinto e último encontro do projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’, na temporada de 2025. O encontro tem entrada gratuita e é aberto ao público. Com o tema ‘Brincar e Versejar a Cultura

Governo Municipal convoca candidatos aprovados no concurso de 2007
O Governo Municipal, por determinação judicial, convoca candidatos aprovados no Concurso Público Edital 01/2007 para os cargos de Tecnólogo em Turismo, Sociólogo, Secretário Escolar, Salva-Vidas, Motorista, Jornalista, Instrutor de Fanfarra, Fotógrafo, Cientista Social, Bibliotecário, Auxiliar de Biblioteca, Antropólogo, Administrador, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Agropecuária, Contador, Eletricista, Professor

Caraguatatuba retoma vistoria de transportes escolares
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana retomou as vistorias obrigatórias nos veículos que realizam o transporte escolar no município, antes do início das aulas, para melhor adequação e segurança dos alunos. Durante as vistorias, os agentes de Fiscalização de Trânsito e Transporte verificam mais de 50 itens

KSeries Sprint de Triathlon reúne centenas de atletas em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu no domingo (3) uma das etapas mais aguardadas do calendário esportivo nacional: o KSeries Sprint. A prova teve largada na Praça de Eventos, no centro da cidade, e reuniu atletas amadores e experientes de diversas regiões do país, que desafiaram seus limites nas modalidades de natação, ciclismo e