Pesquisar No Site
Caraguatatuba implanta Setor de Fisioterapia Paradesportiva

Caraguatatuba implanta Setor de Fisioterapia Paradesportiva
Com o crescimento do número de atletas com deficiência em Caraguatatuba, o Departamento de Esportes Adaptados da Secretaria de Esportes e Recreação implantou este ano, um setor de fisioterapia paradesportiva, com objetivo de melhorar a condição do paratleta nas competições.

#PraCegoVer: atleta fica em pé com apoio de andador de alumínio, enquanto a fisioterapeuta a auxilia;
No município, a prática esportiva para pessoas com deficiência evoluiu para o esporte de alto rendimento, onde cada vez mais, os atletas alcançam níveis elevados de competição, trazendo para a cidade até Recorde das Américas.
Com treinamentos que exigem mais esforço do atleta, cresce também o número de lesões, colocando o profissional de fisioterapia como indispensável no melhor rendimento do paradesportista.
O trabalho do setor inicia com a avaliação de novos alunos, com acolhimento para conhecer o histórico e o que ele busca no esporte. A partir desta avaliação, o fisioterapeuta analisa sua condição e se a modalidade de interesse é indicada para o caso.

#PraCegoVer: atleta deitada de lado em maca, enquanto a fisioterapeuta prende aparelho no tornozelo;
A fisioterapeuta do setor, Daniela Marazzi, explica que a partir da anamnese, a entrevista individual, é possível indicar qual modalidade o aluno irá se enquadrar. “Aos atletas de competição, nosso objetivo é cuidar; onde em caso de dor ou limitação, nada impeça o seu desenvolvimento na modalidade”, explica.
O principal objetivo é manter a qualidade de vida do atleta com deficiência, oferecendo acolhimento e garantindo sua condição no esporte, dentro do limite de cada um, mas sempre com foco na evolução e superação.
O setor atualmente realiza 64 atendimentos por mês, com seis atletas, onde são atendidos duas vezes na semana.
Além dos atendimentos, também são promovidas palestras dentro das escolas sobre o esporte paralímpico. “A ideia é mostrar que independente da deficiência, podem sim, participar de alguma atividade desportiva. Por meio do esporte, é possível desenvolver diversos benefícios e ter uma vida saudável, contou a fisioterapeuta.
A secretaria oferece treinamento de diversos níveis para pessoas com deficiência, desde iniciação até de alto rendimento, nas seguintes modalidades: arremesso de peso, dardo, disco, salto em altura, salto em distância, corrida, natação, bocha, rollerski sentado e em pé (esqui com rodas), além de condicionamento físico/treino funcional.
Atualmente, o departamento de esportes adaptados conta com 74 atletas, sendo 32 de alto rendimento que recebem o benefício da bolsa atleta. Semanalmente, realiza, em média, nove matrículas novas.
Serviço – Secretaria de Esportes e Recreação (Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia – dentro do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves – telefone: 3885-2200).
Veja Também Recentes

Alunos do Rio do Ouro participam de Blitz Educativa na Avenida da Praia
Diversão e aprendizado marcaram o encerramento do programa Trânsito Legal com os alunos do 4º ano da EMEI/EMEF Professor Bernardo Ferreira Louzada, no bairro Rio do Ouro, na Blitz Educativa, realizada na avenida da praia, nas proximidades da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, Centro de Caraguatatuba, na terça-feira (3).

Fiscalização ambiental no bairro Barranco Alto coíbe irregularidades
A equipe de fiscalização e monitoramento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba realizou, na última sexta-feira (6), uma operação no bairro Barranco Alto, na região sul do município, com foco nas áreas com possíveis intervenções irregulares, como descarte de resíduos e supressão de vegetação. De

Centro de Referência e Banco de Alimentos de Caraguatatuba promovem ação sobre sustentabilidade alimentar no CRAS Jetuba
A programação especial do Mês do Meio Ambiente em Caraguatatuba segue com atividades que promovem conscientização e sustentabilidade. Na última segunda-feira (16), foi a vez do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jetuba receber a iniciativa promovida pelo Banco de Alimentos e o Centro de Referência em Segurança Alimentar

Manifestum Mostra de Danças é atração no Teatro Mario Covas na próxima semana
A Manifestum Escola de Dança realiza no dia 27 de junho (sexta-feira), às 20h, no Teatro Mario Covas, a primeira edição da Manifestum Mostra de Danças. O evento tem como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência artística completa, partindo da concepção coreográfica até a performance no palco. Está prevista a

14° Mostra de Cinema e Direitos Humanos tem exibição na Videoteca Lúcio Braun
Caraguatatuba integra a lista de municípios credenciados para promover a 14° Mostra de Cinema e Direitos Humanos. A exibição será neste sábado (7), no na Videoteca Lúcio Braun. A sessão é gratuita. A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Ministério da Cultura (MinC)