Pesquisar No Site

Caraguatatuba implanta Setor de Fisioterapia Paradesportiva

Destaques
Caraguatatuba implanta Setor de Fisioterapia Paradesportiva
Caraguatatuba implanta Setor de Fisioterapia Paradesportiva

Com o crescimento do número de atletas com deficiência em Caraguatatuba, o Departamento de Esportes Adaptados da Secretaria de Esportes e Recreação implantou este ano, um setor de fisioterapia paradesportiva, com objetivo de melhorar a condição do paratleta nas competições.

#PraCegoVer: atleta fica em pé com apoio de andador de alumínio, enquanto a fisioterapeuta a auxilia;

No município, a prática esportiva para pessoas com deficiência evoluiu para o esporte de alto rendimento, onde cada vez mais, os atletas alcançam níveis elevados de competição, trazendo para a cidade até Recorde das Américas.

Com treinamentos que exigem mais esforço do atleta, cresce também o número de lesões, colocando o profissional de fisioterapia como indispensável no melhor rendimento do paradesportista.

O trabalho do setor inicia com a avaliação de novos alunos, com acolhimento para conhecer o histórico e o que ele busca no esporte. A partir desta avaliação, o fisioterapeuta analisa sua condição e se a modalidade de interesse é indicada para o caso.

#PraCegoVer: atleta deitada de lado em maca, enquanto a fisioterapeuta prende aparelho no tornozelo;

A fisioterapeuta do setor, Daniela Marazzi, explica que a partir da anamnese, a entrevista individual, é possível indicar qual modalidade o aluno irá se enquadrar. “Aos atletas de competição, nosso objetivo é cuidar; onde em caso de dor ou limitação, nada impeça o seu desenvolvimento na modalidade”, explica.

O principal objetivo é manter a qualidade de vida do atleta com deficiência, oferecendo acolhimento e garantindo sua condição no esporte, dentro do limite de cada um, mas sempre com foco na evolução e superação.

O setor atualmente realiza 64 atendimentos por mês, com seis atletas, onde são atendidos duas vezes na semana.

Além dos atendimentos, também são promovidas palestras dentro das escolas sobre o esporte paralímpico. “A ideia é mostrar que independente da deficiência, podem sim, participar de alguma atividade desportiva. Por meio do esporte, é possível desenvolver diversos benefícios e ter uma vida saudável, contou a fisioterapeuta.

A secretaria oferece treinamento de diversos níveis para pessoas com deficiência, desde iniciação até de alto rendimento, nas seguintes modalidades: arremesso de peso, dardo, disco, salto em altura, salto em distância, corrida, natação, bocha, rollerski sentado e em pé (esqui com rodas), além de condicionamento físico/treino funcional.

Atualmente, o departamento de esportes adaptados conta com 74 atletas, sendo 32 de alto rendimento que recebem o benefício da bolsa atleta. Semanalmente, realiza, em média, nove matrículas novas.

Serviço – Secretaria de Esportes e Recreação (Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia – dentro do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves – telefone: 3885-2200).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Censo previdenciário online do CaraguaPrev para servidores da ativa, inativos e pensionistas inicia na quarta-feira
Censo previdenciário online do CaraguaPrev para servidores da ativa, inativos e pensionistas inicia na quarta-feira

O Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024 do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) começa no dia 1º de maio e segue até o dia 5 de julho, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, após o cadastro de login e senha. Funcionários efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu

Caraguatatuba conta neste final de semana com mais um evento esportivo. A 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista será realizada na praia do Massaguaçu, a partir das 8h. A competição é organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento e conta com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. A expectativa

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 139 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 139 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 139 oportunidades de emprego. Destaque para 25 vagas de eletricista, 10 de consultor de vendas, 10 de corretor de imóvel e 10 de operador de telemarketing. O PAT informa que só aceita currículo presencialmente. É importante que o

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 29/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou a pintura da ciclovia paralela a Avenida Emiliano Campidelli, no trecho que liga os bairros Casa Branca e Olaria, região Centro/Norte da cidade. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), que pintou de vermelho o trecho de 700

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/04/2024