Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza Semana do Meio Ambiente

Caraguatatuba realiza Semana do Meio Ambiente
Não dá para falar de Caraguatatuba sem lembrar que a cidade é privilegiada com uma natureza exuberante, abraçada pela Mata Atlântica e abençoada com quilômetros e quilômetros de belas praias.
O Parque Estadual da Serra do Mar e a grande planície litorânea, com mar azul, compõem a vista panorâmica em todo município. O Parque foi o primeiro núcleo a ser criado no Litoral Norte em agosto de 1977. Um marco na história da preservação da Mata Atlântica, que abrange cerca de 90 mil hectares.

Caraguatatuba realiza Semana do Meio Ambiente (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)
E para comemorar tanta beleza e preservação, a Prefeitura de Caraguatatuba programou para a próxima semana várias ações para conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente comemorado em todo mundo, no dia 5 de junho.
Além disso, a cidade se prepara para implantar pela primeira vez na história de forma efetiva, o programa de Coleta Seletiva em todo município.
Para isso, o prefeito Aguilar Junior irá contratar uma empresa para executar os serviços com ações efetivas de recolhimento porta a porta, bem como atividades de educação ambiental junto à população.
Outra medida anunciada pelo prefeito é a pactuação de uma empresa para reforçar a limpeza pública, também com medidas voltadas às questões ambientais.
Audiência Pública
Uma das mais importantes ações da Semana do Meio Ambiente é a realização da audiência pública sobre o Plano de Coleta Seletiva que permitirá a implantação do programa na cidade.
O encontro acontece no próximo dia 6 de junho, às 19h, no auditório do Módulo – Campus Centro. (confira programação)
Durante o encontro será apresentando o panorama atual dos resíduos sólidos gerados no município, a proposta para o cenário da coleta em um horizonte de planejamento para 20 anos, sugestão de programas municipais (capacitação técnica e educação ambiental), além de proposta de adequação na legislação municipal.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, destaca a importância da coleta seletiva para a sociedade.
Segundo ele, além da geração de renda, o custo dos resíduos sólidos do município diminui drasticamente, uma vez que esse material segregado não será mais disponibilizado para o transbordo. Sem contar a questão da sustentabilidade, pois esses materiais que são considerados “lixo” podem ser reutilizados.
“Sem essa separação não é possível reciclar nenhum material que é recolhido pelos serviços comuns das prefeituras”, completou o secretário.
Para o prefeito, além da questão ambiental e de limpeza pública, as medidas irão reforçar os serviços das cooperativas gerando mais emprego e renda ao cidadão.
Aguilar Junior ressalta que a ação vai reduzir em 40% a quantidade de resíduos recicláveis que vai para o aterro particular na cidade de Jambeiro, o que representa menos gasto com destinação.
Confira a programação da Semana de Meio Ambiente
05/06 – segunda
10h – Abertura da Semana com apresentação do Coral Chorus Vocalis – Praça do Caiçara (Centro)
06/06 – terça
14h – Contação de histórias – Centro de Educação Ambiental – Biblioteca Afonso Schmidt (Centro)
19h – 1ª Audiência Pública – Plano de Coleta Seletiva de Caraguatatuba – Auditório do Módulo (Centro)
07/06 – quarta
11h – Dança Circular – Praça do Caiçara (Centro)
08/06 – quinta
9h e 14h – Oficina de artesanato com caixas de leite – Centro de Educação Ambiental – Biblioteca Afonso Schmidt (Centro)
09/06 – sexta
9h – Contação de histórias – Centro de Educação Ambiental – Biblioteca Afonso Schmidt (Centro) – inscrições pessoalmente na FUNDACC.
10/06 – sábado
8h – Alongamento, caminhada ecológica / limpeza da praia e zumba – Praia da Cocanha (Próximo ao rancho dos pescadores)
8h – Limpeza da praia – Camaroeiro
De 5 a 9
Centro de Educação Ambiental/Biblioteca Afonso Schmidt: 9h às 16h – Sessões de vídeo com temática ambiental, exposição de fotos e livros da Mata Atlântica e atividades de alunos da rede municipal de ensino.
Praça do Caiçara: 9h às 13h – Mostra de artesanato sustentável e agricultura orgânica, troca de agasalhos (Campanha do agasalho) e óleo de cozinha usado (Projeto Água sem Óleo) por mudas de árvores nativas, estande com informações de turismo ecológico.
Veja Também Recentes

Quartas de final do Torneio da Cidade de Futebol agitam Caraguatatuba neste domingo
O Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba entra em sua reta decisiva com as quartas de final marcadas para este domingo (15), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes do município, é classificatória para o Campeonato Amador das 1ª, 2ª e 3ª divisões

Neste sábado tem lançamento do documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf” no Cinema Centerplex
Será lançado neste sábado (7/6), às 11h, em uma exibição especial no Cinema Centerplex, no Serramar Shopping, o documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf”, produzido e dirigido pelo surfista Luciano Sant’Anna. O ingresso é solidário e pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível ou agasalho na sede

Guarda Civil de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Morro do Algodão
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba prendeu um homem por tráfico de drogas na tarde da última quarta-feira (4), no bairro Morro do Algodão. Durante patrulhamento de rotina em uma área já conhecida por ser ponto de tráfico, a equipe da GCM avistou um indivíduo em atitude suspeita próximo

Membros do Comitê Orçamentário de Caraguatatuba participam de treinamento sobre PPA 2026-2029
A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Caraguatatuba promoveu um ciclo de treinamentos nos dias 5, 12 e 19 de maio para os membros do Comitê Orçamentário Municipal sobre o desenvolvimento de diagnósticos prévios para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Mais de 30 técnicos do comitê, que reúne

Caraguatatuba mobiliza população em ações de combate ao trabalho infantil
A Secretaria de Assistência Social promoveu duas importantes ações de conscientização contra o trabalho infantil em alusão ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na última quinta-feira (12). As atividades mobilizaram crianças, adolescentes, adultos e comerciantes, e reforçou o compromisso do município na proteção dos direitos da infância e