Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza Semana do Meio Ambiente
Caraguatatuba realiza Semana do Meio Ambiente
Não dá para falar de Caraguatatuba sem lembrar que a cidade é privilegiada com uma natureza exuberante, abraçada pela Mata Atlântica e abençoada com quilômetros e quilômetros de belas praias.
O Parque Estadual da Serra do Mar e a grande planície litorânea, com mar azul, compõem a vista panorâmica em todo município. O Parque foi o primeiro núcleo a ser criado no Litoral Norte em agosto de 1977. Um marco na história da preservação da Mata Atlântica, que abrange cerca de 90 mil hectares.

Caraguatatuba realiza Semana do Meio Ambiente (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)
E para comemorar tanta beleza e preservação, a Prefeitura de Caraguatatuba programou para a próxima semana várias ações para conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente comemorado em todo mundo, no dia 5 de junho.
Além disso, a cidade se prepara para implantar pela primeira vez na história de forma efetiva, o programa de Coleta Seletiva em todo município.
Para isso, o prefeito Aguilar Junior irá contratar uma empresa para executar os serviços com ações efetivas de recolhimento porta a porta, bem como atividades de educação ambiental junto à população.
Outra medida anunciada pelo prefeito é a pactuação de uma empresa para reforçar a limpeza pública, também com medidas voltadas às questões ambientais.
Audiência Pública
Uma das mais importantes ações da Semana do Meio Ambiente é a realização da audiência pública sobre o Plano de Coleta Seletiva que permitirá a implantação do programa na cidade.
O encontro acontece no próximo dia 6 de junho, às 19h, no auditório do Módulo – Campus Centro. (confira programação)
Durante o encontro será apresentando o panorama atual dos resíduos sólidos gerados no município, a proposta para o cenário da coleta em um horizonte de planejamento para 20 anos, sugestão de programas municipais (capacitação técnica e educação ambiental), além de proposta de adequação na legislação municipal.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, destaca a importância da coleta seletiva para a sociedade.
Segundo ele, além da geração de renda, o custo dos resíduos sólidos do município diminui drasticamente, uma vez que esse material segregado não será mais disponibilizado para o transbordo. Sem contar a questão da sustentabilidade, pois esses materiais que são considerados “lixo” podem ser reutilizados.
“Sem essa separação não é possível reciclar nenhum material que é recolhido pelos serviços comuns das prefeituras”, completou o secretário.
Para o prefeito, além da questão ambiental e de limpeza pública, as medidas irão reforçar os serviços das cooperativas gerando mais emprego e renda ao cidadão.
Aguilar Junior ressalta que a ação vai reduzir em 40% a quantidade de resíduos recicláveis que vai para o aterro particular na cidade de Jambeiro, o que representa menos gasto com destinação.
Confira a programação da Semana de Meio Ambiente
05/06 – segunda
10h – Abertura da Semana com apresentação do Coral Chorus Vocalis – Praça do Caiçara (Centro)
06/06 – terça
14h – Contação de histórias – Centro de Educação Ambiental – Biblioteca Afonso Schmidt (Centro)
19h – 1ª Audiência Pública – Plano de Coleta Seletiva de Caraguatatuba – Auditório do Módulo (Centro)
07/06 – quarta
11h – Dança Circular – Praça do Caiçara (Centro)
08/06 – quinta
9h e 14h – Oficina de artesanato com caixas de leite – Centro de Educação Ambiental – Biblioteca Afonso Schmidt (Centro)
09/06 – sexta
9h – Contação de histórias – Centro de Educação Ambiental – Biblioteca Afonso Schmidt (Centro) – inscrições pessoalmente na FUNDACC.
10/06 – sábado
8h – Alongamento, caminhada ecológica / limpeza da praia e zumba – Praia da Cocanha (Próximo ao rancho dos pescadores)
8h – Limpeza da praia – Camaroeiro
De 5 a 9
Centro de Educação Ambiental/Biblioteca Afonso Schmidt: 9h às 16h – Sessões de vídeo com temática ambiental, exposição de fotos e livros da Mata Atlântica e atividades de alunos da rede municipal de ensino.
Praça do Caiçara: 9h às 13h – Mostra de artesanato sustentável e agricultura orgânica, troca de agasalhos (Campanha do agasalho) e óleo de cozinha usado (Projeto Água sem Óleo) por mudas de árvores nativas, estande com informações de turismo ecológico.
Veja Também Recentes
Comitê de Segurança se reúne para mais uma etapa da Operação Caraguá Segura
Caraguatatuba mobilizou as forças de segurança e equipes de fiscalização para uma nova etapa da Operação Caraguá Segura entre a tarde de sexta-feira (10) e madrugada de sábado (11), com ações de fiscalização de trânsito, abordagens, averiguação veicular, combate à criminalidade e vistoria de estabelecimentos. A primeira etapa ocorreu na
Conselho Municipal de Educação aprova currículo da Educação Infantil de Caraguatatuba
O Conselho Municipal de Educação (CME) de Caraguatatuba aprovou, durante reunião ordinária realizada na terça-feira (7), a minuta do Currículo Municipal da Educação Infantil. O documento, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Apoio Pedagógico, passa a orientar as práticas pedagógicas da rede municipal de ensino e reafirma
PAT de Caraguatatuba oferece 106 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (15). Ao todo, estão disponíveis 106 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Conferência de Saúde elege delegados e aprova propostas para o Plano Municipal de Saúde
A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Caraguatatuba, realizada na última sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de junho, aprovou 106 propostas que serão incluídas no Plano Municipal de Saúde para o período de 2026 a 2029. O encontro também definiu as diretrizes que representarão o município na etapa
Dentistas da rede municipal recebem capacitação para atendimento de urgências odontológicas em Caraguatatuba
Cirurgiões-dentistas que atuam na rede municipal de saúde de Caraguatatuba participam de uma capacitação em Endodontia, área da odontologia responsável pelo tratamento da parte interna dos dentes, incluindo a polpa e os canais radiculares, no dia 11 de agosto, às 14h, no auditório da UPA Centro. O treinamento, promovido pela