Pesquisar No Site
Aluna do Jetuba é tricampeã da Matemática Caraguá

Aluna do Jetuba é tricampeã da Matemática Caraguá
Pelo terceiro ano consecutivo, Larissa Nishimura Higa, 13 anos, da EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro, bairro Jetuba, venceu a Matemática Caraguá.

Aluna do Jetuba é tricampeã da Matemática Caraguá (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
A competição reuniu 28 alunos da rede municipal de ensino, entre 9 e 13 anos, nesta quarta-feira (31), no Teatro Mario Covas, no Indaiá. Os estudantes passaram por seletivas em abril para representar suas escolas.
O próximo passo Larissa será defender a cidade no desafio Matemática Vanguarda, em setembro.
Tanto a Matemática Caraguá como a Matemática Vanguarda têm o objetivo de estimular o estudo da Matemática e ampliar o raciocínio lógico.
A prova teve a primeira rodada com cinco questões para cada operação aritmética – subtração, divisão, adição e multiplicação, nesta ordem. A segunda, com cinco questões de multiplicação e a última, de desempate, entre os dois últimos finalistas, com duas de multiplicação.
A menina recebeu como prêmio uma caixa de som com entrada para pen drive e um fone de ouvido. “Este é o quarto ano que participo, então, foi mais tranquilo. Só fiquei ansiosa na hora do desempate. Agora vou me concentrar para a Matemática Vanguarda”, disse.
O professor de Matemática Sérgio Kamiyana é quem treina Larissa. “Como ela já domina o esquema da competição, estamos praticando principalmente as contas de multiplicação para serem concluídas em 20 segundos, pois o regulamento dá 30 segundos. Isso exercita a agilidade da mente”, disse.
Tensos na plateia durante cada etapa, os pais, Edno e Priscila, estavam entusiasmados no final da disputa. “Meu marido este ano não queria vir, pois fica muito nervoso na torcida. Mas a Larissa faz questão da nossa presença. Acabou que deu tudo certo. A presença dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental”, comentou a mãe. A irmã gêmea, Letícia, também marcou presença.
O 2º lugar ficou com o aluno da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues (Indaiá), Gregory de Jesus Frevin, 10 anos, pelo segundo ano consecutivo, e o 3º lugar com Gabriela Aimee da Silva Bustos, 11 anos, da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva). Ambos receberam uma caixa de som com entrada para pen drive.
Veja Também Recentes

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas