Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba se destaca com serviço de acolhimento de idoso totalmente dependente

Prefeitura de Caraguatatuba se destaca com serviço de acolhimento de idoso totalmente dependente
Caraguatatuba mais uma vez é pioneira na região no atendimento à população idosa. Atualmente, o município possui uma instituição de longa permanência que acolhe idosos totalmente dependentes, que viviam em situações de violação de direitos, como vulnerabilidade, abandono, negligência e violência.

#PraCegoVer: foto de uma casa com piscina, com gramado na lateral e aos fundos dormitórios; (Fotos: Luis Gava/PMC)
Este tipo de acolhimento são para idosos com dependência Grau III, aqueles que não possuem condições de conviver no meio familiar e que necessitam de assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo.
Uma conquista alcançada após anos de solicitações da equipe técnica atuante na área e sem sucesso. Nos últimos cinco anos, a maioria deste público ficava em hospitais ou continuavam sendo negligenciados em suas residências.
Com o serviço, o município poderá ofertar aquele idoso que não possui um bom prognóstico, uma finitude com dignidade, ou seja, proporcionará uma melhor qualidade de vida até os últimos dias de sua vida.

#PraCegoVer: espaço de refeição com várias mesas e cadeiras de madeira forradas com toalhas brancas com estampas e pequenos vasos de flor em cima. Ao fundo há um espaço de churrasqueira e forno a lenha de tijolos e decoração na parede; (Fotos: Luis Gava/PMC)
A parceria foi firmada com a Casa de Repouso CLAM, a única instituição que se enquadrava nos critérios estabelecidos para atender este público. Um investimento de R$ 273,5 mil para assistir seis idosos em um ano.
A instituição possui espaço ecumênico ou meditação, sala de reuniões, refeitório, cozinha, lavanderia, dormitórios com banheiros adaptados, área livre para convivência e desenvolvimento de atividades ao ar livre.
O quadro de colaboradores é composto por cuidadores de idoso, profissional para atividades de lazer, limpeza, alimentação, lavanderia e um responsável técnico.
A parceria é fiscalizada pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e Saúde.
Veja Também Recentes

Teatro Mario Covas retoma atividades após modernização
A revitalização do Teatro Mario Covas traz de volta o público, que pode ocupar seu lugar e apreciar produções artísticas, exposições, convenções, ações educacionais e culturais com conforto e dignidade. Inaugurado em 2004, o Teatro que já foi referência e excelência por suas instalações e programação de qualidade, recebeu no dia 20 de abril, o novo

Agentes de trânsito passam por capacitação com instrutores do Detran para uso do bafômetro em blitz de combate à alcoolemia
A equipe de agentes de trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba passou por capacitação sobre como usar o bafômetro homologado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), durante uma blitz para combater a alcoolemia por parte dos condutores de veículos. O treinamento,

Governo atualiza dados de beneficiários do BPC na Casa de Repouso Clam em Caraguatatuba
A equipe do Cadastro Único do Governo Municipal esteve, na manhã desta quinta-feira (29), na Casa de Repouso Clam, no bairro Jardim Britânia, para atualização dos dados dos idosos contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). A visita integrou as ações da Secretaria de Assistência Social voltadas à regularização

Alunos do Rio do Ouro participam de Blitz Educativa na Avenida da Praia
Diversão e aprendizado marcaram o encerramento do programa Trânsito Legal com os alunos do 4º ano da EMEI/EMEF Professor Bernardo Ferreira Louzada, no bairro Rio do Ouro, na Blitz Educativa, realizada na avenida da praia, nas proximidades da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, Centro de Caraguatatuba, na terça-feira (3).

Projeto Guri está com inscrições abertas para coordenador do Polo em Caraguatatuba
Estão abertas as inscrições para pessoas interessadas em participar do processo seletivo para coordenador do Projeto Guri – Polo Caraguatatuba. O projeto de educação musical do Governo do Estado de São Paulo, administrado pela Santa Marcelina Cultura, oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos de