Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba retoma aulas de ginástica laboral na próxima semana

Prefeitura de Caraguatatuba retoma aulas de ginástica laboral na próxima semana
Três professoras de Educação Física da Prefeitura de Caraguatatuba começam a percorrer algumas secretarias municipais a partir da próxima segunda-feira (05/08), para ministrar 15 minutos de ginástica laboral para os servidores dos setores. O projeto foi desenvolvido durante o governo do então prefeito José Pereira de Aguilar (2005/2008) pela Secretaria de Administração, por meio do Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho (DMST), mas foi interrompido em 2009.

#pracegover Servidores municipais fazendo alongamento durante o Dia do Desafio de 2017, a data é celebrada anualmente na última quarta-feira de maio (Fotos: Luís Gava/PMC).
Em 2019, a Secretaria de Administração, em parceria com as Secretarias de Esportes e de Educação (dentro do Programa Boa Medida Servidor), recomeça o projeto de ginástica laboral para os funcionários públicos com dias e horários específicos para cada repartição, sob a coordenação do médico do trabalho e ortopedista, Sérgio Augusto Gonçalves de Souza, da DMST.
O secretário de Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, disse que os exercícios durante o expediente contribuem na prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. “O retorno das aulas de ginástica laboral vai de encontro às políticas de valorização do servidor do prefeito Aguilar Junior, além de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários”, destaca.
A iniciativa será ampliada para outros setores da Prefeitura de Caraguatatuba conforme a demanda.
O Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho fica na Rua Major Ayres, 221 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8153 ou pelo e-mail medicina@caraguatatuba.sp.gov.br.
Ginástica Laboral
A ginástica laboral é uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde.
Com intervenções entre 10 e 15 minutos, a ginástica laboral engloba técnicas de alongamento, respiração, percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos. Entre os diversos benefícios da ginástica laboral destacam-se a melhora do sistema cardíaco, respiratório e esquelético; aumento da consciência corporal, prevenção de doenças ocupacionais; minimiza a fadiga, o esgotamento e a monotonia.
LER e DORT
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são danos decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação. Caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, de aparecimento quase sempre em estágio avançado, que ocorrem geralmente nos membros superiores, tais como dor, sensação de peso e fadiga. Algumas das principais, que acometem os trabalhadores, são as lesões no ombro e as inflamações em articulações e nos tecidos que cobrem os tendões.
Cronograma das aulas de ginástica laboral da Prefeitura de Caraguatatuba*
Professora Evelin Berreta Nepomuceno
Horário | Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira |
8h15 | Paço Municipal | Secretaria de Urbanismo | |||
8h30 | Secretaria de Urbanismo |
Arquivo Público Municipal |
Secretaria de Meio Ambiente | Arquivo Público Municipal | |
9h15 | Secretaria de Meio Ambiente | Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania | |||
16h | Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania |
Horário | Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira |
9h | Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento |
Secretaria de Educação |
Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento |
Secretaria de Educação |
9h30 | Secretaria de Turismo | Secretaria de Turismo | ||
10h | Secretaria de Comunicação | Secretaria de Comunicação | ||
16h | Oficina de Costura/Fundo Social | Oficina de Costura/Fundo Social | ||
16h30 | Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso | Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso |
Professora Amanda Marques
Professora Mara Bertoud
Horário | Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira |
8h | Secretaria de Administração | Secretaria de Administração | ||
8h30 | Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão | Secretaria de Governo/ Departamento Ético Disciplinar | Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão | Secretaria de Governo/ Departamento Ético Disciplinar |
16h30 | Secretaria de Habitação | Secretaria de Habitação |
*O cronograma poderá ser ampliado para conforme a demanda
Veja Também Recentes

Caraguatatuba garante vagas em finais e semifinais da Liga Paulista de Basquete
As equipes de base de Caraguatatuba seguem fazendo história na Liga Paulista de Basquete. No último fim de semana, o time sub-16 brilhou em quadra e garantiu a classificação para a semifinal da Série Ouro após vencer o Instituto Greens por 68 a 48. A vitória contou com atuação consistente

Profissionais de saúde de Caraguatatuba recebem ‘Projeto Nós na Rede’ do Ministério da Saúde e Fiocruz
Trinta profissionais da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba participam do ‘Projeto Nós na Rede’, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília), nesta quinta-feira (7). Trata-se de um curso de atualização com 120 horas de duração, voltado aos trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS),

Governo Municipal participa da Operação Caminho Inverso no combate de furtos de fios de cobre
O governo municipal de Caraguatatuba participou da Operação Caminho Inverso no combate ao furto de fios de cobre e outros metais, deflagrada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), por meio da Delegacia Sede de Caraguatatuba e com apoio da Delegacia Seccional de São Sebastião e do Departamento

XTERRA chega a Caraguatatuba com provas radicais entre praias e trilhas no fim de semana
Caraguatatuba se prepara para receber no próximo fim de semana, a 4ª edição consecutiva do XTERRA, o maior circuito off-road do mundo. A etapa promete transformar a cidade no ponto de encontro de atletas profissionais e amadores que buscam desafios, adrenalina e contato direto com a natureza. O palco das

20º Caraguá a Gosto celebra “Origens”
Em ritmo de contagem regressiva, a 20ª edição do Caraguá a Gosto celebra o tema “Origens”. Este ano, o maior festival gastronômico do Litoral Norte terá a participação de 48 estabelecimentos, divididos entre as categorias À La Carte, Lanches Artesanais, Pizzas, Porções e Sobremesas. De 1º a 31 de agosto,