Pesquisar No Site

Caraguatatuba participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil com alunos da rede municipal

Publicado em: 24/05/2017
DSC_6084
Caraguatatuba participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil com alunos da rede municipal
Caraguatatuba participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil com alunos da rede municipal (Fotos: Luís Gava e Gustavo Grunewald)

Caraguatatuba participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil com alunos da rede municipal (Fotos: Luís Gava e Gustavo Grunewald)

Duas equipes formadas por estudantes da EMEF Luiz Ribeiro Muniz (Martim de Sá) e uma da EMEF Prof. Antônio Freitas Avelar (Estrela D’Alva), de Caraguatatuba, passaram para a terceira fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil.

A disputa tem o objetivo de proporcionar o estudo da História de uma forma inovadora por meio do debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e com professores.

Cada equipe é formada por três estudantes e um professor de História da escola. A competição tem cinco fases online, onde cada grupo responde às perguntas e tarefas na página oficial do evento, num prazo de seis dias.

A equipe Avelar, 9º ano, formada pelo trio Izadora Barros Bomeisel, Nicolas Antônio da Silva Cunha e Guilherme Athagami, orientada pelo professor Emerson Reis de Oliveira, estão empolgados com a experiência. “É um jeito novo de aprender história e bem interessante”, resumiu Nicolas.

A professora Valdirene Godoy da Silva, que coordena as equipes da unidade escolar do bairro Martim de Sá, Historical Power e It’s History afirmou que os educandos estão muito empenhados.

Caraguatatuba participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil com alunos da rede municipal

Caraguatatuba participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil com alunos da rede municipal (Fotos: Luís Gava e Gustavo Grunewald)

“Fazemos análise de documentos históricos, fotos e cada um tem visão diferente do mesmo documento, então, amplia muito o conhecimento para todos. Acredito que esse modo de estudo é muito mais eficaz sai do que o tradicional, com o livro didático”, avaliou.

A terceira fase termina no dia 28. A quarta será entre os dias 29 de maio e 3 de junho. A quinta, entre os dias 5 e 10 de junho. A divulgação do nome das equipes selecionadas para a fase final será no dia 15 de junho.

A final será presencial, no dia 19 de agosto, constituída por questões e desafios diversos, seguida pela premiação, que se realizará no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Departamento de História da Unicamp.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa de workshop sobre cultivo e aproveitamento de algas marinhas
Caraguatatuba participa de workshop sobre cultivo e aproveitamento de algas marinhas

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca participou, nos dias 26 e 27 de setembro, do Workshop Algas Marinhas: Cultivo & Cultura, realizado no Espaço Cultural Batuíra, em São Sebastião. A atividade foi promovida pelo Projeto Mar é Cultura e reuniu produtores, pesquisadores, comunidade, representantes do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 14 - Vida na água ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 01/10/2026
Profissionais do Hospital Regional do Litoral Norte participam de encontro sobre doação de órgãos e tecidos
Profissionais do Hospital Regional do Litoral Norte participam de encontro sobre doação de órgãos e tecidos

A atualização profissional, a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos sobre doação de órgãos e tecidos foram temas do V Encontro das Equipes Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Estado de São Paulo, realizado nos dias 1º e 2 de setembro na capital. Promovido

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 18/09/2026
Prova Nacional Docente será aplicada neste domingo em Caraguatatuba
Prova Nacional Docente será aplicada neste domingo em Caraguatatuba

Professores e estudantes de licenciatura participam neste domingo (20), em Caraguatatuba, da Prova Nacional Docente (PND) 2026. O exame ganha importância para quem pretende ingressar na rede pública, já que a nota poderá ser utilizada por estados e municípios que aderiram à iniciativa em concursos e processos seletivos para contratação

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 18 - Igualdade Étnico-Racial ODS 4 - Educação de qualidade ODS 5 - Igualdade de gênero ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 18/09/2026
Caraguatatuba abre inscrições para entidades casas religiosas e grupos participarem da 42ª Festa de Iemanjá
Caraguatatuba abre inscrições para entidades casas religiosas e grupos participarem da 42ª Festa de Iemanjá

Com mais de duas décadas de tradição, a Festa de Iemanjá chega à 42ª edição em Caraguatatuba no dia 5 de dezembro. A celebração será na Praia do Centro com abertura às 19h. Entidades, casas religiosas e grupos que desejam participar podem se inscrever até às 17h do dia 13

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/09/2026
Caraguatatuba conta com 113 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
Caraguatatuba conta com 127 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 127 vagas de emprego nesta segunda-feira (21), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os

Leia Mais Notícias PAT Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 21/09/2026