Pesquisar No Site

Profissionais lotam teatro em capacitação sobre autismo; familiares ainda podem participar

Profissionais lotam teatro em capacitação sobre autismo; familiares ainda podem participar
Profissionais lotam teatro em capacitação sobre autismo; familiares ainda podem participar

Mais de 450 pessoas de diversas áreas profissionais como professores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, auxiliar de desenvolvimento infantil, entre outros, participaram na manhã desta quarta-feira (03/07), da capacitação sobre “Autismo, diferente é o mundo que queremos”, no Teatro Mario Covas.

#PraCegoVer: foto mostra palestrante em cima do palco de costas e público sentado na frente. (Foto: Augusto Melo/PMC)

A abertura do evento foi realizada pelo prefeito Aguilar Junior, que destacou a importância de promover o encontro. “O assunto não é novo, mas pode e deve sempre ser renovado e atualizado para uma nova conscientização e troca de experiências. Quanto mais cedo diagnosticar e tratar, melhor será para a criança e a família”, acrescentou.

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Léo Macedo, explicou que a capacitação foi realizada com o objetivo de atingir um público extenso de profissionais, utilizando uma linguagem bastante acessível, a fim de atingir todas as áreas.

A capacitação seguiu com a palestra da psicopedagoga Paloma Leal Rocha, especialista em ABA (análise do comportamento aplicada), psicomotricidade e em educação especial e inclusão. ABA é uma ciência que estuda o comportamento humano.

Paloma,  mãe de filho com autismo, reforçou a importância da capacitação tanto para os profissionais como aos pais, como meio de atualização de novos conhecimentos e assim, poder entender mais sobre a vida da criança.

#PraCegoVer: palestrante em pé no palco, segurando microfone; ela veste calça preta, sapato marrom e blusa de alça xadrez; (Foto: Augusto Melo/PMC)

Dados apresentados na palestra mostram que nos últimos 15 anos houve um aumento de doenças mentais; que uma a cada cinco crianças tem problema de saúde mental; foi observado o aumento de 43% no Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); aumento de 37% de adolescentes com depressão e aumento de 200% na taxa de suicídio de crianças de 10 a 12 anos.

“O autismo é o transtorno mais estudado nos últimos 100 anos. Se desde o início tratarmos nossos filhos, alunos ou pacientes de maneiras diferentes poderemos detectar o autismo precocemente e evitar diversas frustrações”, complementou Paloma.

A palestrante ainda acrescentou: “Tudo na vida é um equilíbrio e nós adultos não estamos equilibrando da forma correta. Somos a referência das nossas crianças. Então vamos procurar sempre reforçar o lado positivo delas e não o negativo. Valorize os momentos. Amor não são palavras e sim, atitudes!”, destacou.

O encontro ainda abordou e discutiu questões técnicas do atendimento, abordagens terapêuticas, principalmente a observação, identificação e intervenção precoce na eficácia do tratamento.

Familiares de autistas podem participar da capacitação promovida na quinta-feira (04/07), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), das 10h às 12h. Inscrições ainda podem ser realizadas no link https://tinyurl.com/y36qfpeg.

O encontro é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Operação conjunta combate descarte irregular e flagra crime ambiental no Morro do Algodão
Operação conjunta combate descarte irregular e flagra crime ambiental no Morro do Algodão

Uma operação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Polícia Militar Ambiental resultou na emissão de 12 autos de infração por descarte irregular de resíduos e aterro clandestino, além do flagrante de um crime ambiental por manutenção ilegal de animal silvestre em cativeiro. A ação foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 14 - Vida na água ODS 15 - Vida terrestre ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 6 - Água potável e saneamento Publicado em 24/08/2026
Humorista Marco Luque apresenta show “É disso que eu tô falando” em setembro no Teatro Mario Covas
Humorista Marco Luque apresenta show “É disso que eu tô falando” em setembro no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, abre a programação de setembro com espetáculo de comédia. O humorista Marco Luque apresenta seu novo show “É disso que eu tô falando” no dia 11, sexta-feira, às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/bdpfzwjr ou na livraria Reticências (Av. Anchieta, nº 556, no Centro).

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/08/2026
WhatsApp Image 2026-09-08 at 11.26.05
Caraguatatuba vence Guaratinguetá e mantém invencibilidade no Metropolitano de Basquete

A equipe de Caraguatatuba venceu o time de Guaratinguetá por 65 a 44, no último sábado (5), em mais uma rodada da fase de classificação do Metropolitano de Basquete. Com o resultado, o time caraguatatubense manteve a invencibilidade na competição e garantiu a classificação para a próxima fase. A partida,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 08/09/2026
Governo Municipal apresenta Programa Caraguá Segura a empresários de Caraguatatuba
Governo Municipal apresenta Programa Caraguá Segura a empresários de Caraguatatuba

O programa Caraguá Segura foi apresentado pelo secretário de Assistência Social, Marcelo Paiva de Medeiros, durante o café empresarial da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, realizado na quinta-feira (27), no Hotel Costa Norte. O encontro reuniu mais de 200 pessoas, entre comerciantes, empresários, convidados, equipes das Secretarias de Governo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/08/2026
Dia da Família movimenta escolas municipais de Caraguatatuba neste sábado
Dia da Família movimenta escolas municipais de Caraguatatuba neste sábado

Escolas da rede municipal de ensino de Caraguatatuba abrem as portas neste sábado (12) para um dia diferente ao lado das famílias. Festas culturais, apresentações dos estudantes, oficinas, exposições, atividades esportivas e momentos de integração fazem parte da programação do sábado letivo, com ações distribuídas em unidades de diferentes regiões

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 10/09/2026