Pesquisar No Site

Profissionais lotam teatro em capacitação sobre autismo; familiares ainda podem participar

Profissionais lotam teatro em capacitação sobre autismo; familiares ainda podem participar
Profissionais lotam teatro em capacitação sobre autismo; familiares ainda podem participar

Mais de 450 pessoas de diversas áreas profissionais como professores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, auxiliar de desenvolvimento infantil, entre outros, participaram na manhã desta quarta-feira (03/07), da capacitação sobre “Autismo, diferente é o mundo que queremos”, no Teatro Mario Covas.

#PraCegoVer: foto mostra palestrante em cima do palco de costas e público sentado na frente. (Foto: Augusto Melo/PMC)

A abertura do evento foi realizada pelo prefeito Aguilar Junior, que destacou a importância de promover o encontro. “O assunto não é novo, mas pode e deve sempre ser renovado e atualizado para uma nova conscientização e troca de experiências. Quanto mais cedo diagnosticar e tratar, melhor será para a criança e a família”, acrescentou.

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Léo Macedo, explicou que a capacitação foi realizada com o objetivo de atingir um público extenso de profissionais, utilizando uma linguagem bastante acessível, a fim de atingir todas as áreas.

A capacitação seguiu com a palestra da psicopedagoga Paloma Leal Rocha, especialista em ABA (análise do comportamento aplicada), psicomotricidade e em educação especial e inclusão. ABA é uma ciência que estuda o comportamento humano.

Paloma,  mãe de filho com autismo, reforçou a importância da capacitação tanto para os profissionais como aos pais, como meio de atualização de novos conhecimentos e assim, poder entender mais sobre a vida da criança.

#PraCegoVer: palestrante em pé no palco, segurando microfone; ela veste calça preta, sapato marrom e blusa de alça xadrez; (Foto: Augusto Melo/PMC)

Dados apresentados na palestra mostram que nos últimos 15 anos houve um aumento de doenças mentais; que uma a cada cinco crianças tem problema de saúde mental; foi observado o aumento de 43% no Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); aumento de 37% de adolescentes com depressão e aumento de 200% na taxa de suicídio de crianças de 10 a 12 anos.

“O autismo é o transtorno mais estudado nos últimos 100 anos. Se desde o início tratarmos nossos filhos, alunos ou pacientes de maneiras diferentes poderemos detectar o autismo precocemente e evitar diversas frustrações”, complementou Paloma.

A palestrante ainda acrescentou: “Tudo na vida é um equilíbrio e nós adultos não estamos equilibrando da forma correta. Somos a referência das nossas crianças. Então vamos procurar sempre reforçar o lado positivo delas e não o negativo. Valorize os momentos. Amor não são palavras e sim, atitudes!”, destacou.

O encontro ainda abordou e discutiu questões técnicas do atendimento, abordagens terapêuticas, principalmente a observação, identificação e intervenção precoce na eficácia do tratamento.

Familiares de autistas podem participar da capacitação promovida na quinta-feira (04/07), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), das 10h às 12h. Inscrições ainda podem ser realizadas no link https://tinyurl.com/y36qfpeg.

O encontro é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba adere à campanha Novembro Vermelho e conscientiza contra Câncer de Boca
Caraguatatuba adere à campanha Novembro Vermelho e conscientiza contra Câncer de Boca

Devido à alta incidência da doença entre a população masculina, o poder público aderiu à campanha Novembro Vermelho para reforçar a importância da prevenção e cuidados com a saúde bucal. O trabalho de conscientização já foi intensificado nos consultórios odontológicos de todas as Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 12/11/2025
Palestra sobre prevenção do câncer de próstata marca início da campanha Novembro Azul em Caraguatatuba
Palestra sobre prevenção do câncer de próstata marca início da campanha Novembro Azul em Caraguatatuba

Com intuito de orientar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, os funcionários da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) de Caraguatatuba recebem a palestra “Novembro Azul – Prevenção do Câncer de Próstata” conduzida pelo urologista Dr. Paulo Sérgio Martins de Abreu, na próxima segunda-feira (3), às

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/10/2025
Autoexame e diagnóstico precoce marcam palestra do Outubro Rosa no Paço Municipal de Caraguatatuba
Autoexame e diagnóstico precoce marcam palestra do Outubro Rosa no Paço Municipal de Caraguatatuba

Além de um café da manhã especial para servidores presentes, o Paço Municipal de Caraguatatuba recebeu uma palestra sobre a importância da prevenção ao câncer de mama na manhã de sexta-feira (17). A ação integrou a Campanha Outubro Rosa e reuniu funcionários das Secretarias de Fazenda, Administração, Obras Públicas, Assuntos

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 20/10/2025
Finais do Campeonato Municipal de Futebol serão neste domingo em Caraguatatuba
Finais do Campeonato Municipal de Futebol serão neste domingo em Caraguatatuba

O Campeonato Municipal de Futebol de Caraguatatuba, promovido pela Secretaria de Esportes e Recreação, tem as decisões das 1ª e 2ª Divisões neste domingo (9), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Pela 1ª Divisão, o título será disputado entre E.C. Barranco Alto e E.C. Travessão, às 11h. Antes, às

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 05/11/2025
Palestra Dialogada debate cultura e ações climáticas nesta quarta na Videoteca Lúcio Braun
Palestra Dialogada debate cultura e ações climáticas nesta quarta na Videoteca Lúcio Braun

Segue nesta quarta-feira (19), das 18h às 20h, na Videoteca Lúcio Braun, o ciclo de Palestras Dialogadas: Cultura no Coração da Ação Climática – uma produção do Ponto de Cultura Ali Arte, realizada pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A iniciativa reconhece a cultura como um direito fundamental

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/11/2025