Pesquisar No Site

Profissionais lotam teatro em capacitação sobre autismo; familiares ainda podem participar

Profissionais lotam teatro em capacitação sobre autismo; familiares ainda podem participar
Profissionais lotam teatro em capacitação sobre autismo; familiares ainda podem participar

Mais de 450 pessoas de diversas áreas profissionais como professores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, auxiliar de desenvolvimento infantil, entre outros, participaram na manhã desta quarta-feira (03/07), da capacitação sobre “Autismo, diferente é o mundo que queremos”, no Teatro Mario Covas.

#PraCegoVer: foto mostra palestrante em cima do palco de costas e público sentado na frente. (Foto: Augusto Melo/PMC)

A abertura do evento foi realizada pelo prefeito Aguilar Junior, que destacou a importância de promover o encontro. “O assunto não é novo, mas pode e deve sempre ser renovado e atualizado para uma nova conscientização e troca de experiências. Quanto mais cedo diagnosticar e tratar, melhor será para a criança e a família”, acrescentou.

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Léo Macedo, explicou que a capacitação foi realizada com o objetivo de atingir um público extenso de profissionais, utilizando uma linguagem bastante acessível, a fim de atingir todas as áreas.

A capacitação seguiu com a palestra da psicopedagoga Paloma Leal Rocha, especialista em ABA (análise do comportamento aplicada), psicomotricidade e em educação especial e inclusão. ABA é uma ciência que estuda o comportamento humano.

Paloma,  mãe de filho com autismo, reforçou a importância da capacitação tanto para os profissionais como aos pais, como meio de atualização de novos conhecimentos e assim, poder entender mais sobre a vida da criança.

#PraCegoVer: palestrante em pé no palco, segurando microfone; ela veste calça preta, sapato marrom e blusa de alça xadrez; (Foto: Augusto Melo/PMC)

Dados apresentados na palestra mostram que nos últimos 15 anos houve um aumento de doenças mentais; que uma a cada cinco crianças tem problema de saúde mental; foi observado o aumento de 43% no Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); aumento de 37% de adolescentes com depressão e aumento de 200% na taxa de suicídio de crianças de 10 a 12 anos.

“O autismo é o transtorno mais estudado nos últimos 100 anos. Se desde o início tratarmos nossos filhos, alunos ou pacientes de maneiras diferentes poderemos detectar o autismo precocemente e evitar diversas frustrações”, complementou Paloma.

A palestrante ainda acrescentou: “Tudo na vida é um equilíbrio e nós adultos não estamos equilibrando da forma correta. Somos a referência das nossas crianças. Então vamos procurar sempre reforçar o lado positivo delas e não o negativo. Valorize os momentos. Amor não são palavras e sim, atitudes!”, destacou.

O encontro ainda abordou e discutiu questões técnicas do atendimento, abordagens terapêuticas, principalmente a observação, identificação e intervenção precoce na eficácia do tratamento.

Familiares de autistas podem participar da capacitação promovida na quinta-feira (04/07), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), das 10h às 12h. Inscrições ainda podem ser realizadas no link https://tinyurl.com/y36qfpeg.

O encontro é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Carreta e novo equipamento de exames agilizam atendimentos na UPA Centro
Carreta e novo equipamento de exames agilizam atendimentos na UPA Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba está desde quinta-feira (18) com novas medidas para dar mais agilidade no atendimento da UPA Central. Após a triagem, os pacientes diagnosticados com suspeita de dengue são encaminhados para carreta instalada na frente da UPA, onde passam por atendimento médico. Após passarem em consulta médica são

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos

A Prefeitura de Caraguatatuba, na manhã desta sexta-feira (19), esteve reunida com representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras, responsável pela logística de transporte de petróleo e gás por malha dutoviária. O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil do município, e contou com a presença dos secretários de Obras,

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza a abertura do Concurso de Fotografia a partir desta terça-feira (16), em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, no dia 16 de maio. O evento será comemorado pela primeira vez na cidade, uma vez

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/04/2024