Pesquisar No Site
Instituto Supereco promove reunião para transformar sítio Manacá em lugar de educação ambiental

Instituto Supereco promove reunião para transformar sítio Manacá em lugar de educação ambiental
A manhã de terça feira (18/06) foi marcada pela atividade do Instituto Supereco e equipe da Prefeitura de Caraguatatuba a cerca do planejamento sobre transformar o sítio Manacá, localizado no Pegorelli, região Sul de Caraguatatuba, em um “sítio escola” de educação ambiental. O trabalho faz parte do projeto “Tecendo as Água”, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e coordenado pelo Instituto. A reunião teve início às 9h com visita geral da área e definição de ideias para o roteiro pedagógico. O término aconteceu às 13h com um almoço.

#PraCegoVer: Uma das equipes estão discutindo ideias sobre como melhorar a recepção do sítio. (Foto: Marina Larcher/ PMC)
O sítio Manacá faz referência a uma árvore pioneira da Mata Atlântica e é cuidado pela família de dona Eva que trabalha com a agricultura familiar há muitos anos. A equipe do Instituto Supereco, juntamente com “voluntariados” integrantes do grupo Ciclos Contínuos e a Secretaria de Educação, se reuniram para dar início ao roteiro pedagógico que visa definir como transformar o sítio em um espaço de aprendizagem com diversas atividades dinâmicas e educacionais sobre as diferentes espécies de árvores, plantas e animais.
Os coordenadores do projeto, Anita Pereira Amaral e Pedro Fernando do Rego, dividiram as pessoas em três grupos e os levaram para conhecer todo o sistema e atividades praticadas pelo lugar, como a horta, a estufa e a lavoura. Foram realizadas algumas dinâmicas com o grupo para que eles vivenciassem na prática como seria a experiência dos visitantes ao conhecerem o sítio e fazerem anotações sobre como melhorar o lugar.
Segundo Pedro Fernando, o sítio tem um espaço excelente e potencial para virar um ponto de aprendizagem ambiental. “As pessoas conhecem muito pouco sobre a área rural de Caraguatatuba. Esperamos que através do sítio eles tenham uma noção real sobre o trabalho realizado no campo e qual a importância de cada árvore, planta e animais. É um processo de conscientização que atrai o interesse das pessoas”, explicou.

#PraCegoVer: Caixa com processo de compostagem está aberta para todos verem enquanto o coordenador explica uma das participantes mexe na terra com as mãos. (Foto: Marina Larcher/ PMC)
As atividades terminaram diversas experiências e exploração do sítio. Os três grupos apresentaram propostas e ideias como: criar placas de sinalização sobre as curiosidades do lugar e áreas de risco, definir equipes de monitores, o sistema de receptividade dos visitantes ao chegarem, dinâmicas e brincadeiras de entretenimento em grupo, além de definir a quantidade de pessoas por visita e outras atividades que complementarão a experiência. Segundo Anita Amaral, o projeto deve ficar pronto ainda esse mês para que a partir de agosto o sítio possa começar a receber pequenos grupos de pessoas e principalmente, alunos da rede municipal.
A bióloga Amanda Simonetti, integrante do grupo Ciclos Contínuos, um grupo de liderança comunitária que representa a linha do meio ambiente e dá apoio e auxilio dentro do projeto, afirmou que a ideia de transformar o sítio em um espaço de educação ambiental foi muito bacana e relevante para a cidade. “Vai contemplar turistas, moradores e estudantes e mostrar que podemos ensinar e aprender com a natureza. Será um desafio que valerá a pena.”, destacou.
O projeto Tecendo as Águas tem como proposta criar ações focadas em educação ambiental que abrange todo o litoral norte de São Paulo. O projeto teve a 1ª edição realizada no período de 2013 a 2015 e continuação no final de 2017 a 2019, com o apoio da Petrobrás e Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Veja Também Recentes

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (24), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos