Pesquisar No Site

Instituto Supereco promove reunião para transformar sítio Manacá em lugar de educação ambiental

Instituto Supereco promove reunião para transformar sítio Manacá em lugar de educação ambiental
Instituto Supereco promove reunião para transformar sítio Manacá em lugar de educação ambiental

A manhã de terça feira (18/06) foi marcada pela atividade do Instituto Supereco e equipe da Prefeitura de Caraguatatuba a cerca do planejamento sobre transformar o sítio Manacá, localizado no Pegorelli, região Sul de Caraguatatuba, em um “sítio escola” de educação ambiental. O trabalho faz parte do projeto “Tecendo as Água”, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e coordenado pelo Instituto. A reunião teve início às 9h com visita geral da área e definição de ideias para o roteiro pedagógico. O término aconteceu às 13h com um almoço.

#PraCegoVer: Uma das equipes estão discutindo ideias sobre como melhorar a recepção do sítio. (Foto: Marina Larcher/ PMC)

O sítio Manacá faz referência a uma árvore pioneira da Mata Atlântica e é cuidado pela família de dona Eva que trabalha com a agricultura familiar há muitos anos. A equipe do Instituto Supereco, juntamente com “voluntariados” integrantes do grupo Ciclos Contínuos e a Secretaria de Educação, se reuniram para dar início ao roteiro pedagógico que visa definir como transformar o sítio em um espaço de aprendizagem com diversas atividades dinâmicas e educacionais sobre as diferentes espécies de árvores, plantas e animais.

Os coordenadores do projeto, Anita Pereira Amaral e Pedro Fernando do Rego, dividiram as pessoas em três grupos e os levaram para conhecer todo o sistema e atividades praticadas pelo lugar, como a horta, a estufa e a lavoura. Foram realizadas algumas dinâmicas com o grupo para que eles vivenciassem na prática como seria a experiência dos visitantes ao conhecerem o sítio e fazerem anotações sobre como melhorar o lugar.

Segundo Pedro Fernando, o sítio tem um espaço excelente e potencial para virar um ponto de aprendizagem ambiental. “As pessoas conhecem muito pouco sobre a área rural de Caraguatatuba. Esperamos que através do sítio eles tenham uma noção real sobre o trabalho realizado no campo e qual a importância de cada árvore, planta e animais. É um processo de conscientização que atrai o interesse das pessoas”, explicou.

#PraCegoVer: Caixa com processo de compostagem está aberta para todos verem enquanto o coordenador explica uma das participantes mexe na terra com as mãos. (Foto: Marina Larcher/ PMC)

As atividades terminaram diversas experiências e exploração do sítio. Os três grupos apresentaram propostas e ideias como: criar placas de sinalização sobre as curiosidades do lugar e áreas de risco, definir equipes de monitores, o sistema de receptividade dos visitantes ao chegarem, dinâmicas e brincadeiras de entretenimento em grupo, além de definir a quantidade de pessoas por visita e outras atividades que complementarão a experiência. Segundo Anita Amaral, o projeto deve ficar pronto ainda esse mês para que a partir de agosto o sítio possa começar a receber pequenos grupos de pessoas e principalmente, alunos da rede municipal.

A bióloga Amanda Simonetti, integrante do grupo Ciclos Contínuos, um grupo de liderança comunitária que representa a linha do meio ambiente e dá apoio e auxilio dentro do projeto, afirmou que a ideia de transformar o sítio em um espaço de educação ambiental foi muito bacana e relevante para a cidade. “Vai contemplar turistas, moradores e estudantes e mostrar que podemos ensinar e aprender com a natureza. Será um desafio que valerá a pena.”, destacou.

O projeto Tecendo as Águas tem como proposta criar ações focadas em educação ambiental que abrange todo o litoral norte de São Paulo. O projeto teve a 1ª edição realizada no período de 2013 a 2015 e continuação no final de 2017 a 2019, com o apoio da Petrobrás e Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre

O programa Saúde em Primeiro Lugar, uma parceria entre o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e a Prefeitura de Caraguatatuba tem se destacado como uma iniciativa essencial na promoção da saúde e prevenção de doenças para a população. Nos primeiros três meses deste ano já foram desenvolvidas cerca de 110 atividades

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo chega ao clímax, com as equipes finalistas já definidas e prontas para a grande final que acontecerá no próximo sábado, dia 20. No Futsal, a equipe Tuka Bike garantiu seu lugar na final ao vencer o time Travados/Caiçaras por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado

A ação tem como objetivo fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias A partir das 15h30 deste sábado, 13 de abril, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro, acontece a ação cultural “Na praia com Livros e Histórias”, promovida pelo departamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/04/2024
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, realizou nessa segunda-feira (1/4) a formatura de estudantes no Programa Bombeiro na Escola. Foram 187 formandos do 8º ano, de sete turmas da EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim). O programa

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024

O relatório do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 785 procedimentos formalizados dos 1.449 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de março. Desse total, 664 registros foram de consumidores orientados e encaminhados para outros órgãos. Os balanços de janeiro, fevereiro e março foram marcados por problemas com o envio

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/04/2024