Pesquisar No Site
Cooperativa Maranata recebe alunos do IFSP para aula prática sobre separação de lixos recicláveis
Cooperativa Maranata recebe alunos do IFSP para aula prática sobre separação de lixos recicláveis
A cooperativa Maranata recebeu nessa segunda feira (08/04), 25 estudantes do segundo módulo do curso de Meio Ambiente do Instituto Federal de SP (IFSP) para uma aula prática de preservação ambiental através da separação de lixos recicláveis.

#PraCegoVer: A foto mostra sete estudantes na esteira de lixos separando garrafas plásticas e outros resíduos sólidos. (Foto: Luis Gava/PMC)
Essa cooperativa, localizada no Rio do Ouro, conta com 12 cooperados responsáveis pela separação dos resíduos sólidos. Reinaldo Gomes, gestor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), juntamente com o Instituto Federal, organizaram uma visita e uma aula prática sobre separação de lixos recicláveis para que os alunos conhecessem o lugar, os funcionários e entendessem melhor sobre a destinação final de cada resíduo recolhido na cidade. “Os alunos sabem que não é uma função simples realizar a separação desses lixos, mas a atividade prática vai fazer com que tenham outro olhar sobre isso. É um processo de conscientização, quebra de paradigmas e preconceitos”, explica Reinaldo.
Para que os alunos pudessem se envolver no trabalho, equipamentos como luvas descartáveis foram distribuídos para todos. Afinal, segundo a professora da turma, Priscila Cristini dos Santos, para mexer com resíduos, mesmo os recicláveis, estar protegido é necessário para evitar qualquer risco de contaminação.

#PraCegoVer: A imagem revela uma parte dos estudantes em frente a maquina recicladora, e o ambientalista Reinaldo Gomes explica para a turma como funciona. Ao lado direito da imagem, de frente para a esteira, uma funcionária presta atenção na explicação. Ao redor deles estão algumas pilhas de sacos plásticos e papelão. (Foto: Luis Gava/PMC)
Segundo Fabiana Cassinha de Freitas, aluna do Instituto Federal, a prática é algo muito diferente. Ela diz que todo o trabalho dos funcionários para fazer a separação dos lixos recicláveis dos não recicláveis podia ser mais rápido e simples se toda a sociedade colaborasse. “Ajudando aqui eu posso ver como produzimos muito lixo todos os dias e como é difícil o trabalho de separar um por um. Percebo que todo o trabalho é fundamental e contribui com a natureza e com a sociedade”.
A aluna reforça ainda que as pessoas precisam ter mais sensibilidade com os funcionários que trabalham com isso. “Muitas vezes não paramos para pensar que o nosso descarte incorreto afeta outra pessoa. Não pensamos que jogar cacos de vidro de qualquer jeito dentro do saco plástico pode ferir o funcionário que for separar o resíduo”, completa.
A preservação do meio ambiente começa com a participação ativa da sociedade. A reciclagem, além de economizar recursos naturais reutilizando produtos, gera renda para muitas pessoas que trabalham em cooperativas para fazer a separação de resíduos, ou como catadores de lixo.
No site da Prefeitura de Caraguatatuba você encontra diversas iniciativas de projetos ambientais que são realizados na cidade. Conheça no link: www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/
Veja Também Recentes
4ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima terça-feira (20)
A 4ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser paga na terça-feira (20/10). As duas datas restantes de vencimento dos tributos são 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês on-line estão disponíveis para
Prefeitura de Caraguatatuba anuncia novo banco para pagamento dos servidores com benefícios exclusivos
A partir de novembro, os servidores da Prefeitura de Caraguatatuba passam a receber seus salários pelo Itaú, instituição financeira contratada após a conclusão de processo licitatório. O anúncio ocorre nesta quarta-feira (28/10), Dia do Servidor Público e marca uma nova etapa na gestão da folha de pagamento municipal, com condições
Nota Oficial – Serviço 156 indisponível
A Prefeitura de Caraguatatuba informa por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento que o Serviço 156 está indisponível, por apresentar erros na execução, impossibilitando o registro e o acompanhamento das solicitações dos munícipes. A Administração Municipal cobra providências da empresa responsável para que o serviço retorne funcionando
Praça do Caiçara é palco da 3ª Noite Cubana neste sábado
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza neste sábado (10/10), das 18h às 22h, na Praça do Caiçara, no Centro da cidade, a terceira edição do projeto “Noite Cubana – Vem Bailar”, uma celebração à riqueza cultural de Cuba, que se expressa por meio dos seus ritmos e
Nadadores de Caraguatatuba participam da Seletiva Troféu Kim Mollo 2026
Caraguatatuba esteve representada na Seletiva Troféu Kim Mollo 2026, realizada entre os dias 9 e 11 de outubro, em Mococa, no interior de São Paulo. A competição reuniu cerca de 550 nadadores de todo o estado, selecionados entre os 16 melhores classificados de cada prova, com representantes das oito regiões