Pesquisar No Site
Coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática visita escolas municipais de Caraguatatuba
Coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática visita escolas municipais de Caraguatatuba
O coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), professor doutor Reinaldo Gen Ichiro Arakaki, esteve com alunos do 6º ao 9º anos, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo), EMEF Prof. Euclydes Ferreira (Perequê-Mirim) e EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira (Jardim Gaivotas), em Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Professor Reinaldo está no anfiteatro da EMEF Prof. Euclydes Ferreira. Ele veste calça jeans e blusa polo azul marinho. No palco está uma tela que projeta informações da OBMEP. À frente, na plateia cerca de 100 alunos, entre meninos e meninas, entre 11 e 13 anos, assistem à explicação do docente. (Foto: Luís Gava /PMC)
Nesse encontro, nas respectivas unidades escolares, o coordenador da Obmep para 42 municípios da Serra da Mantiqueira, Vale da Paraíba e Litoral Norte, acompanhado pela professora do Apoio Pedagógico, na disciplina de Matemática, Márcia Oliveira da Cruz, explicou aos estudantes as vantagens em participar desse concurso.
“Serão distribuídas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 45.200 menções honrosas. As escolas cujos alunos se destacam ganham troféu e material didático. Os alunos medalhistas recebem uma bolsa de 100 reais por mês, durante um ano, e frequentam aulas de Matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba, dentro do Programa de Iniciação Científica (PIC), quinzenalmente. No futuro, uma medalha da Omep também garante bolsas para mestrado e doutorado dentro do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME)”, explicou Arakaki.
Os adolescentes também assistiram a um vídeo institucional sobre a Olimpíada com vários depoimentos de alunos de escolas públicas que se destacaram na competição e conseguiram bolsas de estudo para faculdades de outros países como os Estados Unidos e hoje são profissionais bem sucedidos no mercado de trabalho.
O aluno Douglas Vinícius Salazar, 11 anos, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, disse que vai participar pela primeira vez. “Vai trazer muitas oportunidades boas”, avaliou.
Já Nycolas Victor Damasceno, 12 anos, da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, declarou que vai formar um grupo de estudos com amigos. “Assim, fica mais fácil estudar”, afirmou. A colega Rainara Eloá Cardoso da Silva também se interessou: “Achei muito interessante ganhar bolsas de estudo”, destacou.
A primeira fase da Obmep será realizada no dia 21 de maio, nas unidades escolares. A rede municipal participará com 11 escolas de Fundamental II (6º à 9º anos) com mais de quatro mil inscritos. A segunda fase será no dia 28 setembro.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é a maior competição estudantil do mundo, de acordo com os organizadores. Este ano participarão mais de 18 milhões de estudantes de 99,71% dos municípios brasileiros.
Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Veja Também Recentes
Abertura das inscrições para eleição do COMAS 2026/2028 começa nesta quinta-feira (16)
O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) de Caraguatatuba abre, nesta quinta-feira (16), as inscrições para o processo eleitoral que deve definir os representantes da sociedade civil para a gestão 2026/2028. O período de inscrições segue até o dia 31 de julho e é regulamentado pela resolução nº 012/2026, aprovada
Líderes no serviço público de Caraguatatuba concluem treinamento Conexão Liderança
O treinamento “Conexão Liderança”, iniciativa da Secretaria de Governo, Secretaria de Administração, por meio da Escola de Governo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) São José dos Campos, reuniu cerca de 30 servidores públicos em cargos de liderança, em três dias de
Caraguatatuba avança à semifinal do Campeonato Joseense de Futsal Feminino com campanha invicta
A equipe feminina de futsal de Caraguatatuba garantiu neste domingo (21) a classificação para a semifinal do Campeonato Joseense 2026. A vitória por 2 a 1 sobre o Girls United, de São José dos Campos, manteve a invencibilidade das caraguatatubenses e assegurou a presença entre as quatro melhores equipes da
Moradores do Alto do Getuba recebem títulos de regularização fundiária
Em uma noite marcada pela emoção, 22 moradores de um núcleo formado por 42 lotes receberam o título de regularização. Muitos esperavam o documento havia quase 30 anos. A solenidade de entrega foi realizada na segunda-feira (6) no Polo Cultural da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no bairro
Adesão ao benefício do Refis da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser feita até dia 31 de agosto
Contribuintes têm a chance de aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, no Paço Municipal, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) da Secretaria da Fazenda, ou on-line pelo Portal