Pesquisar No Site

Coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática visita escolas municipais de Caraguatatuba

Publicado em: 05/04/2019
Coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática visita escolas municipais de Caraguatatuba
Coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática visita escolas municipais de Caraguatatuba

O coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), professor doutor Reinaldo Gen Ichiro Arakaki, esteve com alunos do 6º ao 9º anos, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo), EMEF Prof. Euclydes Ferreira (Perequê-Mirim) e EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira (Jardim Gaivotas), em Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Professor Reinaldo está no anfiteatro da EMEF Prof. Euclydes Ferreira. Ele veste calça jeans e blusa polo azul marinho. No palco está uma tela que projeta informações da OBMEP. À frente, na plateia cerca de 100 alunos, entre meninos e meninas, entre 11 e 13 anos, assistem à explicação do docente. (Foto: Luís Gava /PMC)

Nesse encontro, nas respectivas unidades escolares, o coordenador da Obmep para 42 municípios da Serra da Mantiqueira, Vale da Paraíba e Litoral Norte,  acompanhado pela professora do Apoio Pedagógico, na disciplina de Matemática, Márcia Oliveira da Cruz, explicou aos estudantes as vantagens em participar desse concurso.

“Serão distribuídas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 45.200 menções honrosas. As escolas cujos alunos se destacam ganham troféu e material didático. Os alunos medalhistas recebem uma bolsa de 100 reais por mês, durante um ano, e frequentam aulas de Matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba, dentro do Programa de Iniciação Científica (PIC), quinzenalmente. No futuro, uma medalha da Omep também garante bolsas para mestrado e doutorado dentro do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME)”, explicou Arakaki.

Os adolescentes também assistiram a um vídeo institucional sobre a Olimpíada com vários depoimentos de alunos de escolas públicas que se destacaram na competição e conseguiram bolsas de estudo para faculdades de outros países como os Estados Unidos e hoje são profissionais bem sucedidos no mercado de trabalho.

O aluno Douglas Vinícius Salazar, 11 anos, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, disse que vai participar pela primeira vez. “Vai trazer muitas oportunidades boas”, avaliou.

Já Nycolas Victor Damasceno, 12 anos, da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, declarou que vai formar um grupo de estudos com amigos. “Assim, fica mais fácil estudar”, afirmou. A colega Rainara Eloá Cardoso da Silva também se interessou: “Achei muito interessante ganhar bolsas de estudo”, destacou.

A primeira fase da Obmep será realizada no dia 21 de maio, nas unidades escolares. A rede municipal participará com 11 escolas de Fundamental II (6º à 9º anos) com mais de quatro mil inscritos. A segunda fase será no dia 28 setembro.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é a maior competição estudantil do mundo, de acordo com os organizadores. Este ano participarão mais de 18 milhões de estudantes de 99,71% dos municípios brasileiros.

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza no próximo sábado (23/3), a partir das 8h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa. O campeonato contará com a presença de pelo menos 160 atletas que

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/03/2024
Fiscalização em Caraguatatuba impede tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente
Fiscalização em Caraguatatuba impede tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em colaboração com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e a polícia ambiental, realizou mais uma ação na quinta-feira (7) para coibir uma tentativa de invasão em uma Área de Preservação Permanente (APP). Os fiscais identificaram a invasão em uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 08/03/2024
“Vida de Crente” com Douglas Di Lima é atração no TMC
“Vida de Crente” com Douglas Di Lima é atração no TMC

O Teatro Mario Covas recebe no dia 29 de março, às 21h, o espetáculo “Vida de Crente” com Douglas Di Lima – Stand Up para cristãos. A classificação é livre e a duração é de 70 minutos. Ingressos entre R$90 e R$45 podem ser adquiridos na Reticências Livraria e Café

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/02/2024
Prefeitura divulga novos resultados do Torneio de Aniversário de futebol de campo e futsal
Prefeitura divulga novos resultados do Torneio de Aniversário de futebol de campo e futsal

O final de semana foi agitado em Caraguatatuba com os jogos do Torneio Aniversário da Cidade Futebol de Campo e Futsal. As foram disputas acirradas nesta rodada. A última sexta-feira (1/03) teve o embate do futsal entre o time Nóis Complica e Tuka Bike. Com um placar final de 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/03/2024
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público

O Champs Open Internacional de Beach Tennis agitou o último final de semana em Caraguatatuba com grandes nomes da modalidade em todo o país e alguns dos principais destaques do mundo. Com a arena completamente lotada na Praia do Indaiá, a cidade se despediu das disputas entre os gigantes do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/03/2024