Pesquisar No Site

FabLab Recife marca presença no Educatech 2019

Publicado em: 30/03/2019
Edgar está no palco do Teatro Mario Covas. Ele veste calça vermelha de brim, blusa de tecido bege de manga curta e sapatos pretos.
FabLab Recife marca presença no Educatech 2019

No segundo dia do Educatech 2019, na sexta-feira (29), o bate-papo foi com o fundador do primeiro FabLab de Recife, Edgar Andrade, que abordou o tema  “O Pensamento Maker pode ajudar a construir a Escola do Futuro?”

Para quem não está familiarizado com o termo, o FabLab é um tipo de empresa que visa a promoção de marcas de uma forma ousada e conectada com o futuro, para o desenvolvimento de novos produtos ou para a realização de eventos que estimulem o empreendedorismo e a inovação. Atualmente existem 1.650 no mundo e 68 no Brasil.

#PraCegoVer: Edgar está no palco do Teatro Mario Covas. Ele veste calça vermelha de brim, blusa de tecido bege de manga curta e sapatos pretos. Ele segura o microfone com a mão esquerda e fala ao público à sua frente. Um pouco atrás do palestrante no palco há um painel com a logomarca do Educatech 2019.

No FabLab Recife há um laboratório focado no desenvolvimento de produtos e ferramentas de inovação e outro direcionado exclusivamente na prototipação de experiências de aprendizagem criativa.

De acordo com Andrade, o movimento maker surgiu desde que o homem descobriu como fazer o fogo e produzir suas ferramentas.

“Foi aí que os seres se tornaram fazedores/makers. Nossa missão no FabLab é convencer as pessoas que elas podem fazer ao invés de comprar. É fazer com que elas reflitam sobre o que realmente, cada um, precisa ter. Ali, também juntarmos gente diferente, por meio do engajamento, empoderamento e autonomia para fazer algo para o bem comum”, disse.

Para ele, o quadro atual do capitalismo, onde 26 pessoas detêm mais de 80% das riquezas do mundo, é um modelo mal sucedido.  “Alguma coisa está muito errada e aos poucos as pessoas estão percebendo isso e promovendo mudanças no seu dia a dia, nos seus hábitos. O exemplo disso é o sistema de bicicletas compartilhadas, bazares para troca de roupas, de serviços e como acontece nos FabLabs. Temos que redefinir as relações na sociedade”, apontou.

O empreendedor acredita que a grande revolução virá com a mudança de atitude das pessoas. “A grande transformação social não será por meio da tecnologia como o mercado quer vender e sim das pessoas. Tecnologia é apenas ferramenta. Como disse Paulo Freire: “A Educação não transforma o mundo. A Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”, avaliou.

No Brasil, ele aponta ainda a escola pública como um espaço de importância fundamental para a alteração de rumos. “Quando a cultura maker tiver penetração na rede pública teremos resultados significativos. Ser maker é errar e compreender o erro e tentar de novo. Errar faz parte do processo de trabalho. Aprendizagem é mão na massa”, destacou.

Afinal, o pensamento maker pode ajudar a construir a escola do futuro? Edgar acredita que sim. “Mas não depende de ter um FabLab. Se tiver um, ótimo, se não tiver, saiam da zona de conforto e gerem alternativas e testem coisas diferentes na sala de aula. Além disso, pesquisas mostram que 57% da mão de obra será substituída por robôs e, atualmente, 87% das demissões nas empresas ocorrem porque as pessoas não sabem interagir e trabalhar em equipe. Então temos que educar os alunos de modo a desenvolver habilidades e competências do futuro (criatividade, resolução de problemas, capacidade de ampliar os modos de pensar (flexibilidade cognitiva), habilidades interpessoais (negociação), ajudar os outros, tomar decisões, inteligência emocional, colaboração com os profissionais no ambiente de trabalho, gestão de pessoas e pensamento crítico)”, ressaltou.

Sobre o questionamento de como o movimento maker pode contribuir para o futuro da escola, ele respondeu que não existe inovação garantida. “Para inovar, tem que correr riscos. Não é fazer de qualquer jeito não. É pactuar com a equipe gestora (diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico) planejar e fazer. Dessa forma vocês estarão dando um passo à frente e não ficarão no mesmo lugar comum”, afirmou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de abril até o dia  30 (terça-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro previdenciário dos servidores efetivos da Prefeitura

Leia Mais CARAGUAPREV Publicado em 01/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais seis bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar nesta quinta, sexta e na próxima segunda-feira (25, 26 e 29/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis

A Prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza para a população quatro Ecopontos em diferentes regiões do município, faz a coleta de lixo e a coleta seletiva de lixo reciclável e ainda retira periodicamente resíduos que são resultado dos serviços de roçada e varrição das ruas. Ainda assim, a Secretaria de Serviços Públicos

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024