Pesquisar No Site

FabLab Recife marca presença no Educatech 2019

Publicado em: 30/03/2019
Edgar está no palco do Teatro Mario Covas. Ele veste calça vermelha de brim, blusa de tecido bege de manga curta e sapatos pretos.
FabLab Recife marca presença no Educatech 2019

No segundo dia do Educatech 2019, na sexta-feira (29), o bate-papo foi com o fundador do primeiro FabLab de Recife, Edgar Andrade, que abordou o tema  “O Pensamento Maker pode ajudar a construir a Escola do Futuro?”

Para quem não está familiarizado com o termo, o FabLab é um tipo de empresa que visa a promoção de marcas de uma forma ousada e conectada com o futuro, para o desenvolvimento de novos produtos ou para a realização de eventos que estimulem o empreendedorismo e a inovação. Atualmente existem 1.650 no mundo e 68 no Brasil.

#PraCegoVer: Edgar está no palco do Teatro Mario Covas. Ele veste calça vermelha de brim, blusa de tecido bege de manga curta e sapatos pretos. Ele segura o microfone com a mão esquerda e fala ao público à sua frente. Um pouco atrás do palestrante no palco há um painel com a logomarca do Educatech 2019.

No FabLab Recife há um laboratório focado no desenvolvimento de produtos e ferramentas de inovação e outro direcionado exclusivamente na prototipação de experiências de aprendizagem criativa.

De acordo com Andrade, o movimento maker surgiu desde que o homem descobriu como fazer o fogo e produzir suas ferramentas.

“Foi aí que os seres se tornaram fazedores/makers. Nossa missão no FabLab é convencer as pessoas que elas podem fazer ao invés de comprar. É fazer com que elas reflitam sobre o que realmente, cada um, precisa ter. Ali, também juntarmos gente diferente, por meio do engajamento, empoderamento e autonomia para fazer algo para o bem comum”, disse.

Para ele, o quadro atual do capitalismo, onde 26 pessoas detêm mais de 80% das riquezas do mundo, é um modelo mal sucedido.  “Alguma coisa está muito errada e aos poucos as pessoas estão percebendo isso e promovendo mudanças no seu dia a dia, nos seus hábitos. O exemplo disso é o sistema de bicicletas compartilhadas, bazares para troca de roupas, de serviços e como acontece nos FabLabs. Temos que redefinir as relações na sociedade”, apontou.

O empreendedor acredita que a grande revolução virá com a mudança de atitude das pessoas. “A grande transformação social não será por meio da tecnologia como o mercado quer vender e sim das pessoas. Tecnologia é apenas ferramenta. Como disse Paulo Freire: “A Educação não transforma o mundo. A Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”, avaliou.

No Brasil, ele aponta ainda a escola pública como um espaço de importância fundamental para a alteração de rumos. “Quando a cultura maker tiver penetração na rede pública teremos resultados significativos. Ser maker é errar e compreender o erro e tentar de novo. Errar faz parte do processo de trabalho. Aprendizagem é mão na massa”, destacou.

Afinal, o pensamento maker pode ajudar a construir a escola do futuro? Edgar acredita que sim. “Mas não depende de ter um FabLab. Se tiver um, ótimo, se não tiver, saiam da zona de conforto e gerem alternativas e testem coisas diferentes na sala de aula. Além disso, pesquisas mostram que 57% da mão de obra será substituída por robôs e, atualmente, 87% das demissões nas empresas ocorrem porque as pessoas não sabem interagir e trabalhar em equipe. Então temos que educar os alunos de modo a desenvolver habilidades e competências do futuro (criatividade, resolução de problemas, capacidade de ampliar os modos de pensar (flexibilidade cognitiva), habilidades interpessoais (negociação), ajudar os outros, tomar decisões, inteligência emocional, colaboração com os profissionais no ambiente de trabalho, gestão de pessoas e pensamento crítico)”, ressaltou.

Sobre o questionamento de como o movimento maker pode contribuir para o futuro da escola, ele respondeu que não existe inovação garantida. “Para inovar, tem que correr riscos. Não é fazer de qualquer jeito não. É pactuar com a equipe gestora (diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico) planejar e fazer. Dessa forma vocês estarão dando um passo à frente e não ficarão no mesmo lugar comum”, afirmou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba
Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba

O final de semana será animado com os jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal 2024, no Ginásio do Poiares. O evento contará com diversas partidas entre as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), estão programados 15

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Esportes e Recreação Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 08/04/2024
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa no último sábado (23), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais de 160 atletas, com idades entre 9 a 70 anos, participaram do evento que destacou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Fundacc abre 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão”
Fundacc abre 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão”

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) por meio da Comissão Setorial de Artesanato abriu na última sexta-feira (15/3), a 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão” no saguão da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba. Dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão, data escolhida por ser dia de São José, santo

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/03/2024