Pesquisar No Site
Caraguatatuba segue com monitoramento de casos de dengue no município e intensifica ações de controle da doença
Caraguatatuba segue com monitoramento de casos de dengue no município e intensifica ações de controle da doença
Entre os dias 27/02 a 01/03, os bairros Ponte Seca e Caputera, em Caraguatatuba, receberam aplicação de inseticida, por meio do nebulizador veicular, carro que transporta equipamento de nebulização. Durante todos os dias da semana, bairros com casos positivos da doença estão sendo vistoriados e passarão a receber o nebulizador veicular para combater o mosquito da dengue, conforme cronograma do Centro de Controle de Zoonoses.

#PraCegoVer: Foto mostra saveiro com nebulizador na caçamba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A diretora da Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Alexandra Fachini, alerta para a importância da colaboração de toda a população. “Cada munícipe deve tomar cuidado com o seu quintal, com o acondicionamento de seu próprio lixo. O poder público tem feito sua parte, intensificando as ações de combate, mas é necessária a força tarefa de todos nesta guerra contra o Aede aegypti”, destacou.
Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Fernandes, o nebulizador veicular tem a capacidade de nebulizar até 40 quarteirões por dia, o que o torna um importante mecanismo no combate ao Aedes aegypti na cidade. Durante a ação, um drone também foi utilizado para facilitar a localização de focos de dengue em terrenos do bairro.
De acordo com o Ministério da Saúde, com o nebulizador costal, o inseticida pode ser aplicado somente no raio de 150 metros da casa de moradores com casos positivos para a dengue. Já o nebulizador veicular pode ser utilizado em toda área do bairro com casos confirmados da doença.
Dados atualizados nesta sexta-feira (01/03) pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba apontam que o município já tem o registro de 30 casos de dengue. Destes, quatro casos positivos são atendidos pela UBS Perequê-Mirim, oito na UBS Porto Novo, seis na UBS Jaraguazinho, seis na UBS Sumaré, três casos passam pela UBS Tinga, um pela UBS Morro do Algodão; um caso é atendido na UBS Casa Branca e um caso vem sendo assistido na UBS Jetuba.
Veja Também Recentes
Basquete Caraguá conquista vitórias importantes na Liga Paulista e no Campeonato Metropolitano
O fim de semana foi de grandes resultados para o Basquete Caraguá. Pela Liga Paulista de Basquete, o time sub-16 de Caraguatatuba dominou a partida em Itaquaquecetuba e superou os donos da casa por 64 a 55, no sábado (18). O destaque ficou por conta de Lucas Rossi, cestinha com
Caraguatatuba disputa final estadual do JOMI 2025 em São João da Boa Vista com seis modalidades
A delegação de Caraguatatuba embarca rumo a São João da Boa Vista para participar da final estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2025, entre os dias 23 e 28 de outubro. O município será representado por cerca de 30 integrantes, entre atletas e equipe técnica, nas modalidades de dança
Palestra sobre boas práticas alimentares marca programação da 9ª Semana de Segurança Alimentar em Caraguatatuba
A Videoteca Lúcio Braun recebeu a palestra “Boas práticas na prevenção de doenças transmitidas por alimentos”, na terça-feira (14). A atividade integra a programação da 9ª Semana de Segurança Alimentar de Caraguatatuba e buscou promover a conscientização da população sobre a importância da nutrição, da alimentação saudável e da prevenção
Defesa Civil realiza trabalho de campo em áreas de risco com alunos de Engenharia Civil do Instituto Federal
Em parceria com a Defesa Civil de Caraguatatuba, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) promoveu na terça-feira (14) uma atividade de campo com estudantes do curso de Engenharia Civil. A ação ocorreu em áreas classificadas como alto risco e envolveu a participação direta dos moradores. A atividade integrou levantamento
Inscrições da seleção das 38 bolsas de estudos para alunos em situação de vulnerabilidade encerram na sexta-feira
As inscrições do processo seletivo de concessão e renovação de 38 bolsas de estudos para alunos de Caraguatatuba em situação de vulnerabilidade no Colégio Módulo terminam na próxima sexta-feira (31), das 9h às 16h, no Protocolo Geral do Paço Municipal, no Centro, ou on-line no Protocolo Eletrônico do site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/.