Pesquisar No Site
Prefeitura intensifica campanha “Não dê esmola, dê futuro” no Carnaval

Prefeitura intensifica campanha “Não dê esmola, dê futuro” no Carnaval
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, intensificará as ações dentro da campanha “Não dê esmola, dê futuro”, cujo objetivo é o atendimento à população de rua.

#PraCegoVer: Arte da campanha escrito “Não dê esmola, dê futuro”
Equipes estarão de plantão nas ruas e também atendendo as pessoas que procuram diretamente o Creas (Centro de Referência de Assistência Social).
Desde o início de 2019, mais de 1.000 pessoas foram atendidas. Boa parte das pessoas foi encaminhada ao município de origem e outras foram acolhidas na Casa Transitória. As abordagens são realizadas de segunda a segunda durante todo o dia. A campanha foi iniciada em outubro 2017 e quase 9 mil pessoas foram atendidas.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, explica que o trabalho tem sido feito diariamente. “Devido à alta temporada, muitas pessoas procuram o município em busca de uma oportunidade, não conseguem e ficam a mercê das ruas”, disse.
“Pedimos total apoio da população ajudando de forma adequada, que é por meio de contato com a Casa Transitória ou com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para que sejam acolhidos corretamente”, destaca.
A maioria dos casos envolve questões de saúde, como problemas psiquiátricos e drogas e também, aqueles que vêm em busca de oportunidades.
Atendimento passo a passo
O primeiro passo é o acolhimento e este momento se dará com o deslocamento de uma equipe especializada da Casa Transitória até o local indicado para acolher estas pessoas.
A partir daí, elas são encaminhadas à Casa para receber todo o suporte, inclusive com as quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).
O próximo passo é proporcionar, além da alimentação, apoio físico e psicológico. Também são fornecidos produtos de higiene pessoal e banho.
Além disso, a equipe técnica responsável busca a reinserção familiar e comunitária dos acolhidos, que são identificados conforme sua origem e encaminhados às suas cidades, quando assim o desejam.
Documentos pessoais dos acolhidos também são renovados ou providenciados conforme cada necessidade.
Serviço:
Casa Transitória Luz do Caminho
Rua Banco Itaú, 202 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887 – 6287
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan
Telefone: (12) 3882 – 5236
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 253 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 253 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Caraguatatuba tem palestras, debates e apresentações culturais
Caraguatatuba realizou, na última sexta-feira (11), a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a abertura do evento ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, no Indaiá,

Caraguatatuba recebe oficina gratuita de mímica ‘O Corpo Cômico’ neste domingo
O Festival Felino 2025 realiza neste domingo (10/8), das 14h às 16h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a oficina de mímica ‘O Corpo Cômico’ com Alejo Linares. A entrada é gratuita e a inscrição deve ser realizada pelo link https://tinyurl.com/4dbkvhfr . A oficina é uma atividade provocadora e

Alunos do curso de Mecânica Automotiva Básica recebem certificado de conclusão
Os 27 alunos das duas primeiras turmas do curso de Mecânica Automotiva Básica, oferecido gratuitamente pela parceria entre a Secretaria Municipal de Governo e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, por meio do programa Qualifica SP, receberam a certificação, na quarta-feira, após cumprirem as 80h/aula. Nessa

Mais de 21 mil alunos voltam às aulas em Caraguatatuba nesta segunda-feira após recesso de julho
Após o recesso escolar do mês de julho, 21.090 estudantes retornaram às salas nesta segunda-feira (21), nas 63 unidades municipais de ensino de Caraguatatuba. O governo municipal conta com 3.571 servidores da Secretaria de Educação, entre professores, agentes administrativos, agentes apoio escolar, ajudante de mecânico, auxiliares de desenvolvimento infantil, inspetores