Pesquisar No Site

Prefeitura intensifica campanha “Não dê esmola, dê futuro” no Carnaval

Destaques
Caraguatatuba dobra equipe de abordagem à população adulta em situação de rua nos dias intensos de frio
Prefeitura intensifica campanha “Não dê esmola, dê futuro” no Carnaval

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, intensificará as ações dentro da campanha “Não dê esmola, dê futuro”, cujo objetivo é o atendimento à população de rua.

#PraCegoVer: Arte da campanha escrito “Não dê esmola, dê futuro”

Equipes estarão de plantão nas ruas e também atendendo as pessoas que procuram diretamente o Creas (Centro de Referência de Assistência Social).

Desde o início de 2019, mais de 1.000 pessoas foram atendidas. Boa parte das pessoas foi encaminhada ao município de origem e outras foram acolhidas na Casa Transitória. As abordagens são realizadas de segunda a segunda durante todo o dia. A campanha foi iniciada em outubro 2017 e quase 9 mil pessoas foram atendidas.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, explica que o trabalho tem sido feito diariamente. “Devido à alta temporada, muitas pessoas procuram o município em busca de uma oportunidade, não conseguem e ficam a mercê das ruas”, disse.

“Pedimos total apoio da população ajudando de forma adequada, que é por meio de contato com a Casa Transitória ou com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para que sejam acolhidos corretamente”, destaca.

A maioria dos casos envolve questões de saúde, como problemas psiquiátricos e drogas e também, aqueles que vêm em busca de oportunidades.

Atendimento passo a passo

O primeiro passo é o acolhimento e este momento se dará com o deslocamento de uma equipe especializada da Casa Transitória até o local indicado para acolher estas pessoas.

A partir daí, elas são encaminhadas à Casa para receber todo o suporte, inclusive com as quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).

O próximo passo é proporcionar, além da alimentação, apoio físico e psicológico. Também são fornecidos produtos de higiene pessoal e banho.

Além disso, a equipe técnica responsável busca a reinserção familiar e comunitária dos acolhidos, que são identificados conforme sua origem e encaminhados às suas cidades, quando assim o desejam.

Documentos pessoais dos acolhidos também são renovados ou providenciados conforme cada necessidade.

Serviço:

Casa Transitória Luz do Caminho

Rua Banco Itaú, 202 – Porto Novo

Telefone: (12) 3887 – 6287

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS

Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan

Telefone: (12) 3882 – 5236

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nos dias 1, 2 e 3 de abril as Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur). As Audiências Públicas são necessárias para ouvir a população, de forma que o PDTur consiga abranger os segmentos turísticos e as

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 22/03/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha nesta sexta-feira
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha nesta sexta-feira

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) realiza nesta sexta-feira (22), das 8h às 12h, a ação ‘Farol do Lixo’. Um evento inovador de Turismo de Base Comunitária, que vai além da conscientização sobre o lixo nos oceanos, iluminando o caminho para um futuro sustentável. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 21/03/2024
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou o prazo de inscrição do concurso público para contratação de professores para o campus Caraguatatuba, em caráter efetivo, até o dia 2 de abril. O edital de retificação foi publicado nesta quarta-feira (27/3).   Com o novo prazo, a solicitação para inscrição em mais de uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba formou no sábado (23/3) a 5ª turma da Guarda Mirim, um projeto que contribui para formação profissional e cidadã de adolescentes. A cerimônia foi realizada no Teatro Mario Covas com a participação de 49 alunos. O curso de formação foi realizado com turmas nos períodos da

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/03/2024