Pesquisar No Site

Equipe Técnica de Caraguatatuba participa da 2ª etapa do Curso de Turismo em Guaratinguetá

Publicado em: 05/05/2017
Foto Divulgação - Capa
Equipe Técnica de Caraguatatuba participa da 2ª etapa do Curso de Turismo em Guaratinguetá

A equipe técnica de Caraguatatuba formada para participar do curso ‘Desenvolvimento de Turismo Estratégico’, promovido pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), esteve nesta quinta-feira (04), em Guaratinguetá,  para a segunda etapa do Curso.

Equipe Técnica de Caraguatatuba participa da 2ª etapa do Curso de Turismo em Guaratinguetá (Fotos: Cláudia Ottini/PMC)

Equipe Técnica de Caraguatatuba participa da 2ª etapa do Curso de Turismo em Guaratinguetá (Fotos: Cláudia Ottini/PMC)

Nesta etapa o tópico: ‘Um Referencial Estratégico para a Próxima Década’ abordou: a tecnologia a serviço do turismo; o reconhecimento de quem é o seu turista; as quatro tribos que o turista pode estar inserido; princípios do turismo sustentável, entre outros.

Durante o  worshop,  foi comunicado que 15% da verba que o DADE (Desenvolvimento e Apoio e Desenvolvimento às Estâncias) e o COC (Conselho de Orientação e Controle) disponibilizam às estâncias turísticas, está liberado ao Comtur (Conselho Municipal de Turismo), de cada cidade, para investirem em suas propostas.

Apresentaram o curso Ana Lívia Reis, professora do Senac,  e o gerente executivo da Aprecesp, professor Carlos Fernando Zuppo. O terceiro workshop será dia 08 de junho.

A equipe de Caraguatatuba estava constituída por: Renato Lambiasi (presidente da Associação dos Quiosqueiros de Caraguatatuba) e vice-presidente do Contur (Conselho de Turismo de Caraguatatuba); Maria Fernanda Galter (Secretaria do Turismo); Cláudia Ottini (Secretaria da Comunicação Social); Gabriela Cristina da Silva Coelho, Paula Ávila, Danielle de Fátima Santos e Cleonice dos Santos Pacola (Secretaria do Planejamento).

Participam do curso,  representantes de 70 estâncias turísticas do Estado de São Paulo. Estas cidades foram divididas em polos (Guaratinguetá, Brotas, Atibaia e Itanhaém).

No pólo de Guaratingueta,  além de Caraguatatuba e a anfitriã do evento estão: São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Taubaté, Tremembé, Cunha, Bananal, São José do Barreiro, Campos do Jordão, São Luiz do Paraitinga e Aparecida.  A cidade de Cruzeiro, por ser um MIT (Município com Interesse Turístico), participa como convidada.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Palestra com Dr. Álvaro Gonzaga integra programação da 10ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba
Palestra com Dr. Álvaro Gonzaga integra programação da 10ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba

O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros, em Caraguatatuba, promove nesta quinta-feira (11/6), às 13h30, no Auditório Maristela de Oliveira, a palestra “A importância dos arquivos públicos para a democracia e a justiça social”, com o Prof. Dr. Álvaro Gonzaga. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Sem categoria Publicado em 10/06/2026
Fundo Social de Caraguatatuba abre inscrições para o curso gratuito de Mix de Salgados
Fundo Social de Caraguatatuba abre inscrições para o curso gratuito de Mix de Salgados

Estão abertas até o dia 19 de junho, as inscrições para o curso de Mix de Salgados, uma parceria do Fundo Social de Caraguatatuba com o Instituto Gourmet. Estão disponíveis 20 vagas e a inscrição deve ser efetuada, pessoalmente, na sede do Fundo Social, na Rua São Sebastião, 19, bairro

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/06/2026
gincana (2)
Gincana mobiliza estudantes e arrecada recicláveis em escolas de Caraguatatuba

A conscientização ambiental e o descarte correto de resíduos foram os temas centrais da gincana “Descarte Certo”, que mobilizou estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba entre os dias 18 de maio e 1º de junho. A iniciativa foi desenvolvida em parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 03/06/2026
Basquete feminino sub-15 de Caraguatatuba estreia com duas vitórias no torneio Região III da Federação Paulista
Basquete feminino sub-15 de Caraguatatuba estreia com duas vitórias no torneio Região III da Federação Paulista

A equipe sub-15 do Projeto Socioeducativo Massaguaçu Basketball Feminino começou sua participação no torneio da Região III da Federação Paulista de Basketball com duas vitórias e assumiu a liderança da competição. As partidas foram disputadas no Ginásio do CTI, em Taubaté, no último sábado (30). Representando Caraguatatuba, o time venceu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/06/2026
SAMU e Defesa Civil de Caraguatatuba participam de simulado de acidente com múltiplas vítimas no Contorno Norte
SAMU e Defesa Civil de Caraguatatuba participam de simulado de acidente com múltiplas vítimas no Contorno Norte

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram, na quinta-feira (28), do 9º Simulado de Acidente com Múltiplas Vítimas promovido pela Concessionária Tamoios, no interior do Túnel 101, no Contorno Norte. A ação reuniu diversas instituições e órgãos de emergência com o

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/05/2026