Pesquisar No Site
Aguilar Junior reivindica contratação de mão de obra local em obras da Tamoios

Aguilar Junior reivindica contratação de mão de obra local em obras da Tamoios
Em encontro com diretores da Construtora Queiroz Galvão nesta manhã, o prefeito Aguilar Junior apresentou três demandas para a construtora: contratação imediata de mão de obra local; drenagem no entorno dos Depósitos de Materiais Excedentes (DMEs); e a manutenção/recuperação das Avenidas José da Costa Pinheiro Junior e Avelino Alves dos Santos, localizadas na região do Pegorelli.

Aguilar Junior reivindica contratação de mão de obra local em obras da Tamoios (Fotos: Luis Gava e Claudio Gomes/PMC)
Segundo os dados apresentados pela Construtora Queiroz Galvão na reunião, hoje trabalham nas obras administradas pela empresa 617 pessoas de Caraguatatuba, sendo 368 no Trecho Serra e 249 nos lotes 3 e 4 do Contorno Sul (São Sebastião).
“É mais caro você trazer de fora a mão de obra e esta não será a política da empresa. Porém, todos precisam entender que, mesmo que se empregarmos 5 mil pessoas, 15 mil que estejam desempregadas na região vão reclamar. Estamos fazendo parceria com o PAT de Caraguatatuba e vamos privilegiar o trabalhador local”, explicou o diretor operacional da construtora, José Henrique de Ávila.
A obra do Trecho Serra conta atualmente com 700 trabalhadores. “Vamos contratar mais 250 pessoas somente de Caraguatatuba ainda este ano. No pico da obra, deveremos chegar a 2,2 mil trabalhadores, mas isso somente para o final de 2018 e 2019”, disse.
Aguilar Junior informou que vai acompanhar de perto todo o processo de seleção e contratação. “É um compromisso que assumo, inclusive participando das reuniões entre empresa e o PAT. Vamos fazer isso também com a Serveng e a com o Consórcio responsável pelas obras do Hospital Regional”.
Além disso, ele falou da importância da qualificação da mão de obra local. “Se não houver a mão de obra qualificada, cursos serão dados na cidade aos trabalhadores. Hoje a grande demanda na cidade é o emprego e não vamos fugir desta responsabilidade”, comenta.
DMEs

Aguilar Junior reivindica contratação de mão de obra local em obras da Tamoios (Fotos: Luis Gava e Claudio Gomes/PMC)
O prefeito Aguilar Junior também cobrou da empresa uma solução aos Depósitos de Materiais Excedentes (DMEs) licenciados. Os DMEs são áreas que recebem os materiais descartados durante a obra.
O apontamento é de que haja um cuidado por parte da empresa para que esses materiais sejam depositados de forma adequada, de forma a não causar erosões ou alagamento na região.
Uma reunião foi agendada com representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Queiroz Galvão e Dersa para apresentar planos de drenagem mais eficazes.
Caminhos de serviço
O terceiro e último item da pauta de reivindicações do prefeito foi a manutenção e recuperação dos chamados caminhos de serviço, que são as vias implantadas para o tráfego de equipamentos e veículos em operação, enquanto durar o empreendimento.
Entre as vias com maior demanda no trecho coberto pela Queiroz Galvão estão as Avenidas José da Costa Pinheiro Junior e Avelino Alves dos Santos, localizadas na região do Pegorelli.
“É importante manter as vias de grande fluxo de veículos sempre limpas e em bom estado de conservação para evitar transtorno aos moradores e demais usuários”, explica o prefeito.
As ruas e avenidas de outras regiões da cidade, por onde passam caminhões das obras do Contorno, já foram debatidas com a empresa Serveng.
Veja Também Recentes

Alunos do Rio do Ouro participam de Blitz Educativa na Avenida da Praia
Diversão e aprendizado marcaram o encerramento do programa Trânsito Legal com os alunos do 4º ano da EMEI/EMEF Professor Bernardo Ferreira Louzada, no bairro Rio do Ouro, na Blitz Educativa, realizada na avenida da praia, nas proximidades da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, Centro de Caraguatatuba, na terça-feira (3).

Defesa Civil participa de simulado de acidente em túnel na Tamoios
Simulado na Tamoios testa resposta a acidentes com gás segunda (26) Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participou do 7º Simulado de Acidente com Produtos Perigosos promovido pela Concessionária Tamoios, na segunda-feira (26), 23h, no interior do maior túnel rodoviário do Brasil (Túnel ¾ – Antônio de Queiroz Galvão), na

Feira Agroecológica reúne produtores locais para comercialização de produtos sustentáveis em Caraguatatuba
Na última quinta-feira (15), produtores rurais de Caraguatatuba participaram da Feira Agroecológica organizada pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) da Petrobras, no bairro Pontal de Santamarina. O evento foi realizado nas dependências da unidade e teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Foi

Neste sábado tem Projeto Hip Hop na Praça do Travessão
Neste sábado (31/5), às 19h, será realizada a segunda edição do projeto “Hip Hop nas Praças”, o encontro de cultura urbana de Caraguatatuba. Desta vez o evento é na Praça Jorge de Castro, na Avenida José da Costa Pinheiro Júnior, no bairro Travessão, em frente ao Polo Cultural. O evento

Copa Caiçara de Jiu-Jítsu reúne amantes da modalidade em Caraguatatuba
A cidade de Caraguatatuba foi palco da 20ª Copa Caiçara de Jiu-Jítsu no último domingo (25), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição reuniu mais de 30 equipes de diversas cidades e delegações da capital paulista, de outros estados, além de representantes do Litoral Norte e do Vale