Pesquisar No Site

Aguilar Junior reivindica contratação de mão de obra local em obras da Tamoios

Publicado em: 04/05/2017
Aguilar Junior reivindica contratação de mão de obra local em obras da Tamoios (1)
Aguilar Junior reivindica contratação de mão de obra local em obras da Tamoios

Em encontro com diretores da Construtora Queiroz Galvão nesta manhã, o prefeito Aguilar Junior apresentou três demandas para a construtora: contratação imediata de mão de obra local; drenagem no entorno dos Depósitos de Materiais Excedentes (DMEs); e a manutenção/recuperação das Avenidas José da Costa Pinheiro Junior e Avelino Alves dos Santos, localizadas na região do Pegorelli.

Aguilar Junior reivindica contratação de mão de obra local em obras da Tamoios

Aguilar Junior reivindica contratação de mão de obra local em obras da Tamoios (Fotos: Luis Gava e Claudio Gomes/PMC)

Segundo os dados apresentados pela Construtora Queiroz Galvão na reunião, hoje trabalham nas obras administradas pela empresa 617 pessoas de Caraguatatuba, sendo 368 no Trecho Serra e 249 nos lotes 3 e 4 do Contorno Sul (São Sebastião).

“É mais caro você trazer de fora a mão de obra e esta não será a política da empresa. Porém, todos precisam entender que, mesmo que se empregarmos 5 mil pessoas, 15 mil que estejam desempregadas na região vão reclamar. Estamos fazendo parceria com o PAT de Caraguatatuba e vamos privilegiar o trabalhador local”, explicou o diretor operacional da construtora, José Henrique de Ávila.

A obra do Trecho Serra conta atualmente com 700 trabalhadores. “Vamos contratar mais 250 pessoas somente de Caraguatatuba ainda este ano. No pico da obra, deveremos chegar a 2,2 mil trabalhadores, mas isso somente para o final de 2018 e 2019”, disse.

Aguilar Junior informou que vai acompanhar de perto todo o processo de seleção e contratação. “É um compromisso que assumo, inclusive participando das reuniões entre empresa e o PAT. Vamos fazer isso também com a Serveng e a com o Consórcio responsável pelas obras do Hospital Regional”.

Além disso, ele falou da importância da qualificação da mão de obra local. “Se não houver a mão de obra qualificada, cursos serão dados na cidade aos trabalhadores. Hoje a grande demanda na cidade é o emprego e não vamos fugir desta responsabilidade”, comenta.

DMEs

Aguilar Junior reivindica contratação de mão de obra local em obras da Tamoios

Aguilar Junior reivindica contratação de mão de obra local em obras da Tamoios (Fotos: Luis Gava e Claudio Gomes/PMC)

O prefeito Aguilar Junior também cobrou da empresa uma solução aos Depósitos de Materiais Excedentes (DMEs) licenciados. Os DMEs são áreas que recebem os materiais descartados durante a obra.

O apontamento é de que haja um cuidado por parte da empresa para que esses materiais sejam depositados de forma adequada, de forma a não causar erosões ou alagamento na região.

Uma reunião foi agendada com representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Queiroz Galvão e Dersa para apresentar planos de drenagem mais eficazes.

Caminhos de serviço

O terceiro e último item da pauta de reivindicações do prefeito foi a manutenção e recuperação dos chamados caminhos de serviço, que são as vias implantadas para o tráfego de equipamentos e veículos em operação, enquanto durar o empreendimento.

Entre as vias com maior demanda no trecho coberto pela Queiroz Galvão estão as Avenidas José da Costa Pinheiro Junior e Avelino Alves dos Santos, localizadas na região do Pegorelli.

“É importante manter as vias de grande fluxo de veículos sempre limpas e em bom estado de conservação para evitar transtorno aos moradores e demais usuários”, explica o prefeito.

As ruas e avenidas de outras regiões da cidade, por onde passam caminhões das obras do Contorno, já foram debatidas com a empresa Serveng.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba conquista 28 medalhas no Meeting Paralímpico promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em São Paulo
Caraguatatuba conquista 28 medalhas no Meeting Paralímpico promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em São Paulo

Os atletas com deficiência de Caraguatatuba, participantes do Programa Inclusão em Movimento, brilharam no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 6 e 9 de agosto. O Meeting é um evento esportivo nacional criado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 11/08/2026
Treino Especial de Krav Maga aguarda 300 praticantes em Caraguatatuba
Treino Especial de Krav Maga aguarda 300 praticantes em Caraguatatuba

O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebe, entre os dias 14 e 16 de agosto, o Treino Especial Lehikaness da escola Bukan de Krav Maga, ministrado pelo Grão Mestre Yaron Lichtenstein e Rotem Lichtenstein. O encontro deve reunir aproximadamente 300 alunos de diversos estados brasileiros e promete fortalecer a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 05/08/2026
Caraguatatuba promove VIII Fórum de Apoio à Amamentação em comemoração ao Agosto Dourado
Caraguatatuba promove VIII Fórum de Apoio à Amamentação em comemoração ao Agosto Dourado

Em apoio à campanha Agosto Dourado e à Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Prefeitura de Caraguatatuba e a Universidade de Taubaté (Unitau) realizam, no dia 19 de agosto, o VIII Fórum de Apoio à Amamentação das 13h às 17h, no Auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) – campus Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 06/08/2026
Prefeitura e EDP alinham ações preventivas para períodos de ventos fortes
Prefeitura e EDP alinham ações preventivas para períodos de ventos fortes

A Prefeitura de Caraguatatuba e a EDP, concessionária de energia elétrica no município, alinharam medidas para reduzir os impactos provocados por ventos fortes e outros eventos climáticos na cidade. A reunião foi realizada na segunda-feira (10), no gabinete do prefeito Mateus Silva, com a participação de representantes da concessionária de

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 11/08/2026
NiAn realiza show de lançamento do álbum “Esphera” no Teatro Mario Covas
NiAn realiza show de lançamento do álbum“Esphera” no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 27 de setembro (domingo), às 19h, o show de lançamento do álbum “Esphera”, do artista independente NiAn. A apresentação tem entrada gratuita e também contará com outras canções do repertório do cantor. Segundo o artista, “Esphera” é uma experiência contínua e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/08/2026