Pesquisar No Site
Saúde de Caraguatatuba terá reforço de 125 profissionais para o atendimento à população
Saúde de Caraguatatuba terá reforço de 125 profissionais para o atendimento à população
A Prefeitura de Caraguatatuba vai ampliar suas equipes do programa – Estratégia de Saúde da Família (ESF) – responsável pelo atendimento da comunidade nos bairros da cidade.
Por determinação do prefeito Aguilar Junior, a Secretaria de Saúde contratou 7 médicos, 7 enfermeiros, 14 auxiliares de enfermagem e 7 agentes administrativos. Ampliando de 24 para 29 as equipes, em menos de quatro meses de administração.

Saúde de Caraguatatuba terá reforço de 125 profissionais para o atendimento à população (Fotos: Luís Gava/PMC)
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) que receberão as novas equipes são: Perequê-Mirim, Porto Novo, Tinga, Jaraguazinho e Centro. Além disso, as equipes do Perequê-Mirim e do Morro do Algodão serão complementadas com mais profissionais.
Cada equipe do ESF é composta por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e um agente administrativo.
Outra medida adotada pelo prefeito para melhorar o atendimento à população é a reorganização da Rede Básica. Enfermeiros gerentes e agentes administrativos, concursados da Prefeitura, atuarão dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No início do ano, as unidades contavam apenas com funcionários da empresa terceirizada.
E-SUS
Já o sistema E-SUS, programa que alimenta todos os dados dos pacientes do município, já começou a ser implantado nas Unidades.
De acordo com o secretário de Saúde, Amauri Toledo, os dados dos pacientes ficavam armazenados apenas na secretaria e muitas vezes não eram atualizados, ocasionando perdas de verbas do Ministério da Saúde.
“Nossa proposta é que tudo isso seja feito na UBS, que já tem o contato direto com o paciente. Todo esse trabalho será feito pelo Agente Comunitário de Saúde, que vai para a rua com um tablet e preenche os dados”, destacou Toledo.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, nos próximos dias será publicado o edital para contratação, via processo seletivo, de 80 Agentes Comunitários de Saúde.
“Já chamamos diversos profissionais do concurso público e agora teremos o processo seletivo dos ACSs. Queremos proporcionar um bom atendimento à nossa população. Em Saúde, o dinheiro não é gasto e sim investido”, ressaltou.
Veja Também Recentes
CAPS II promove roda de conversa a partir de livro escrito por paciente em Caraguatatuba
O Grupo de Biblioterapia do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) de Caraguatatuba promoveu, na última sexta-feira (26), uma roda de conversa sobre o livro “O Caminho do Meio”, escrito por Leopoldo Luiz Rodrigues Pontes, de 68 anos, paciente atendido pela unidade. A atividade reuniu usuários do serviço para discutir
Prefeitura de Caraguatatuba convoca 14 aprovados de oito funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 14 aprovados de oito cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (24, 25 e 26/6), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de
Expediente da Prefeitura de Caraguatatuba encerra meio-dia nesta segunda-feira
A Seleção Brasileira de Futebol enfrenta o Japão, 2º colocado do Grupo F, na próxima segunda-feira (29/6), às 14h, no Estádio de Houston (Texas/EUA), pela 2ª fase do mundial (1/16 avos de final – eliminatórias). A disputa vale uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo dos Estados
Basquete de Caraguatatuba avança às finais e mantém bom desempenho em diferentes categorias
As equipes de basquete de Caraguatatuba tiveram mais um fim de semana movimentado, com jogos válidos pela Liga Paulista de Basketball e pela Copa Metropolitana de Basketball. O município garantiu classificações para finais e segue na disputa por títulos em diferentes categorias. Pela Liga Paulista, a equipe sub-16 venceu São
PAT de Caraguatatuba oferece 102 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (10). Ao todo, estão disponíveis 102 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem